De volta ao primeiro amor.

  • 7,478 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
7,478
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
92
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A igreja em sua casa!Série: Reacendendo sua paixão espiritual Guia de Estudo 01Este Guia de Estudo refere-se ao primeiro Estudo da série Reacendendo sua paixãoespiritual, elaborado pelo pastor Josenilton Pinheiro com o objetivo de facilitar oensino bíblico nas células ou pequenos grupos. RHEMA MINISTÉRIO APOSTÓLICO
  • 2. Guia de Estudo 01 Reacendendo sua paixão espiritual De volta ao primeiro amor.Base Bíblica: Apocalipse 2.1-4Versículo para memorizar: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2.4Estudo preliminar: “Éfeso foi uma das grandes cidades do mundo antigo e consideravelmente amaior na Ásia Menor. Estava orgulhosa de seu título “Guardiã do Templo” que originalmente sereferia ao templo de Ártemis (Diana).O templo de Ártemis era um famoso lugar de refugio para os fugitivos, mas sua vaidosa “salvação”era objeto de muito abuso. Ao seu redor havia os criminosos do santuário que estavam além doalcance da lei. Tornou-se sede do crime organizado. O interesse da população na magia esuperstição é ilustrado em Atos 19.13-20.Paulo fundou a igreja em Éfeso e a fez o centro de evangelização da província”.iObjetivo: Mostrar a necessidade que todo cristão tem de manter acesa a chama do primeiro amor aDeus e à sua obra.Quebra-gelo: A bíblia afirma que “nos últimos tempos o amor de muitos esfriará” (Mateus 24.12).A que você atribui esse esfriamento do amor?Transição para o estudo: “Abandonaste o teu primeiro amor”. Quais as implicâncias dessaafirmação? O que Jesus estava transmitindo à Igreja em Éfeso e que ensinos Ele quer nostransmitir?1. Houve o abandono do amor por Cristo e pela sua família (Igreja).2. Houve o abandono do amor original.3. Houve o abandono do amor puro.4. Houve o abandono do amor fervoroso.5. Houve o abandono do amor alegre.O chamado do Senhor é que se volte ao primeiro amor. Eu creio que a letra da música Primeiroamor descreva exatamente o sentido dessa volta ao amor.Primeiro amor Eu me arrependo, Senhor Me arrependo, Senhor Me arrependo, SenhorQuero voltar ao início de tudoEncontrar-me Contigo, Senhor Eu quero voltar ao primeiro amorQuero rever meus conceitos e valores Ao primeiro amor, ao primeiro amorEu quero reconstruir Eu quero voltar a DeusVou regressar ao caminhoVolver às primeiras obras, SenhorINTRODUÇÃO:
  • 3. Guia de Estudo 01 Reacendendo sua paixão espiritualO amor a Deus é a essência de uma vida cristã saudável e vitoriosa. Este estudo é um chamado daparte de Deus para refletirmos a nossa vida à luz da sua Eterna Palavra. Um convite a não deixarque nosso amor por Deus e Sua obra se esfrie. Bem como uma palavra de RECOMEÇO paraaqueles que deixaram o primeiro amor se esfriar.1. O ABANDONO DO PRIMEIRO AMOR SIGNIFICA UMA QUEDA ESPIRITUALAs palavras do Senhor “lembra-te, pois, de onde caíste” indicam o estado em que se encontrava aigreja em Éfeso por ter abandonado o primeiro amor.Todos aqueles que abandonaram o primeiro amor se esfriam espiritualmente.a) Perdem o sabor e a alegria de estar em comunhão com Deus. “Só existe comunhão com Deus através do amor”.b) Perdem o sabor e a alegria de estar em comunhão com a igreja. A igreja é a sede do amor que cura. Mesmo quando há desavenças e problemas de ordem relacional a Palavra de Deus nos Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12.15) exorta a superá-las pelo poder do amor. “suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também”. (Colossenses 3.13).c) Perdem o sabor e a alegria de servir com amor. “Todas as vossas coisas sejam feitas com amor”.(1 Coríntios 16.14). “A perda do amor implica na perda do valor do nosso serviço para Deus”.ii2. O QUE LEVA UMA PESSOA A ABANDONAR O PRIMEIRO AMORMuitas são as razões que levam uma pessoa a abandonar o primeiro amor. Todas elas são frutos deum esfriamento espiritual que vai se instalando na vida de uma pessoa até torná-la presa fácil dosenganos de Satanás.a) O pecado. O pecado enrijece o sentimento espiritual. Pecado não confessado, pecado não abandonado vai se tornando habitual e com isso vem o esfriamento do amor espiritual.“Quem esconde suas faltas jamais tem sucesso, mas quem as confessa e abandona obtémcompaixão” (Provérbios 28.13). iiib) A falta de perdão. Não perdoar pode levar o cristão a perder o primeiro amor. Aqueles que não perdoam estão permitindo que uma raiz de amargura tome conta de seus sentimentos. “Jesus nos perdoou uma dívida muito maior e, por isto, devemos também, perdoar nossos devedores”.iv (Mateus 18.23-35 ). A falta de perdão é uma das causas de enfermidades.c) O descuido. A Palavra Eterna do nosso Deus sempre nos convida ao cuidado. Quando da falta de cuidado o cristão vai abandonando aos poucos o primeiro amor.
  • 4. Guia de Estudo 01 Reacendendo sua paixão espiritual • O cuidado para não ser enganado. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. (Colossenses 2.8). • O cuidado com os domésticos da fé. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1 Timóteo 5.8). • O cuidado para não cair. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.( ! Coríntios 10.12)d) O desprezo das coisas essenciais da fé cristã. • Muitos esfriam espiritualmente porque abandonam a Palavra de Deus. • Muitos esfriam espiritualmente porque abandonam a oração. • Muitos esfriam espiritualmente porque abandonam a comunhão com a igreja. • Muitos esfriam espiritualmente porque abandonam seus ministérios.3. VOLTE O QUANTO ANTES AO PRIMEIRO AMORDo mesmo modo como o Senhor exortou a igreja em Éfeso a voltar à prática das primeiras obrasEle exorta a todos aqueles que perderam a chama do primeiro amor a que voltem e reacendam oamor que é o elo da perfeição, em seus corações.1. Volte ao primeiro amor em oração. Perseverai em oração, velando nela com ação de graças. (Colossenses 4.2).2. Volte ao primeiro amor em arrependimento. Arrepende-te, e pratica as primeiras obras. (Apocalipse 2.5).3. Volte ao primeiro amor em dependência de Deus. É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. (Salmo 118.8).4. Volte ao primeiro amor na leitura e meditação da Palavra. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1.8).5. Volte ao primeiro amor em comunhão com a igreja. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10.25).CONCLUSÃO:Reaprenda o poder de estar juntos. Desde que Deus criou o homem há algo chamadorelacionamento. Para Este relacionamento é tão importante que Ele disse: “Não é bom que o homemesteja só”. Deus se relacionava com Adão diariamente e fez com que esse relacionamento fosseestendido dando Eva como companheira.Todos nós precisamos reaprender a está com Ele a cada dia. De forma espontânea, prazerosa,despretensiosa. Estar com Ele só por Ele. Um relacionamento que tenha o prazer de meditar na leido Senhor, “e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl. 1.2).Fico deslumbrado com as palavras do Apóstolo Pedro quando Jesus perguntou se seus discípulostambém queriam se retirar como fizeram muitos outros discípulos. Pedro respondeu: “Senhor, paraquem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6.68).Ah! Quem dera! Se todo cristão chegasse a esse nível de relacionamento com o Mestre!Ele te convida a desenvolver esse relacionamento! Josenilton PinheiroNotas:
  • 5. Guia de Estudo 01 Reacendendo sua paixão espirituali Nuevo comentario biblico siglo veintiuno-nuevo testamento- G.J. Wenham, J.A. Motyer, D.A. Carson, R.T. Franceii Eurico Bergsten; LB 1989, Cpad.iii A Bíblia de Jerusalém.iv Eurico Bergsten; LB 1989, Cpad.