Tecnologias modernas utilizadas pela cartografia

28,335 views
27,918 views

Published on

2 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
28,335
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,920
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
2
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tecnologias modernas utilizadas pela cartografia

  1. 1. ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MARIA NEUSA ARAÚJO MOURADisciplina: GeografiaProfessora: Renata RodriguesEmail: rena7hynh@hotmail.comBlog: geo-educacao.blogspot.com.br 1° ano B  SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL  SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
  2. 2. GPS – Sistema de Posicionamento GlobalDefinição GPS, ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de rádio-navegação de alcance mundial formado por uma constelação de 24 satélites e por estações de controle na Terra. O sistema é utilizado para calcular posições com precisão métrica. Receptores GPS são relativamente baratos o que torna esta tecnologia acessível a muitas pessoas. GPS fornece posicionamento tridimensional contínuo, 24 horas por dia, para uso civil e militar. É crescentemente utilizado para posicionamento preciso de dados geoespaciais e coleta de dados em campo.
  3. 3. SegmentosSegmento ESPACIAL Composto por 24 satélites em uso mais 4 sobressalentes prontos para entrar em operação. Também há satélites no solo para serem lançados. Os satélites encontram-se em 6 planos de órbitas circulares com pontos de cruzamento nas longitudes 0, 60, 120, 180, 240 e 300, numa altitude de aproximadamente 20.200 Km, em períodos de 12 horas e inclinação e 55°.
  4. 4. Segmento CONTROLE É constituído por estações terrestres, sob controle do Departamento de Defesa americano, com objetivo de monitorar, corrigir e garantir o funcionamento do Sistema. O segmento possui um centro de controle e vários centros de monitoração de sinais dos satélites. Como base nestes dados, modifica parâmetros orbitais, caso seja necessário.
  5. 5. Segmento USUÁRIO O segmento Usuário é constituído pelos receptores, que podem varia de tamanho, modelo e fabricante, mas principalmente em qualidade de recepção. As altas frequências preservam a qualidade do sinal, mas se o receptor não possuir uma boa antena e o sistema eletrônico não foi bem projetado, de nada adianta uma boa portadora.
  6. 6. Exemplos de receptores GPS
  7. 7. Funcionamento GPS emprega equipamento complexo e de alta tecnologia, porém os princípios básicos de funcionamento são bastante simples. O sistema tem como base a triangulação dos satélites, cujos sinais o utilizador recebe através de receptores.
  8. 8. Processo de aquisição de posição com GPS O aparelho receptor O cálculo de cada interpreta o sinal Cada satélite emite um posição é obtido com a enviado e calcula a sinal codificado que o intersecção das distância do receptor identifica; medições realizadas até o satélite que pelos satélites. emitiu o sinal;http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf
  9. 9. Breve histórico O GPS foi criado pelos EUA para fins militaresO GPS surgiu com objetivos de guerra e navegação de alta precisão, para transportemilitar e mísseis. Seu uso oi testado na guerra do Golfo, facilitando a locomoção dastropas no deserto. Os mísseis passaram a atingir seus alvos com erros mínimos. A partir de 1960A Força Aérea e a Marinha americana têm trabalhado no desenvolvimento de um sofisticadosistema de navegação por satélites. A marinha patrocinou dois programas, o Transit eTimation. Ambos operavam em modo 2D, pois usavam latitude e longitude. No mesmoperíodo a Força Aérea estudou o uso 3D, através da latitude, longitude e altitude, com oprograma 612B.
  10. 10. Breve histórico (cont.) 1973-1979Em 1973 surgiu o programa NAVSTAR GPS, por meio da fusão dos programa Timatione 612B. Em dezembro deste ano foi autorizado o início da primeira fase doprograma, que durou até 1979. Foram feitos estudos sobre a performance e relaviabilidade do sistema. 1980-1985Teve início a segunda fase, com desenvolvimento e teste dos equipamentos GPS, que durouaté 1985.Em 1980 o então presidente Ronald Reagan autorizou o uso civil do sistema. Na época, oDepartamento de Defesa americano implantou um erro artificial no sistema chamado“Disponibilidade Seletiva”, para resguardar a segurança interna do país.
  11. 11. Breve histórico (cont.) A partir de 1985Na terceira fase foram produzidos os aparelhos GPS e finalizada a rede de 24satélites. O sistema passou a proporcionar cobertura completa, conhecida comoFOC (Full Operational Capability) graças a operação simultânea dos satélites. 2000A disponibilidade seletiva foi cancelada por um decreto do Presidente Clinton em maio de2000, pois o contínuo desenvolvimento tecnológico permitiu ao Departamento de Defesaobstruir a precisão do Sistema onde e quando os interesses americanos exigissem. Com odecreto, o erro médio de 100 metros na localização do receptor ficou dez vezes menor.

×