Voluntariado empresarial x ODM - ICC

409
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
409
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Voluntariado empresarial x ODM - ICC

  1. 1. Algumas Contribuições doVoluntariado Empresarial para atingirmos os Objetivos do Milênio da ONU “Case Instituto Camargo Corrêa”
  2. 2. Experiência ICC
  3. 3. Trajetória1º Obter legitimidade internamente com os diretores das empresas;2º Criar política corporativa de voluntariado empresarial para definir conceito, forma deatuação e influenciar e proteger os atores envolvidos com a chancela dos diretores dasempresas;3º Criar um plano de localidades e de empresas onde o programa de voluntariado seráimplantado e aprovar com diretoria;4º Estabelecer um comitê com gerentes de RH, Sustentabilidade, Responsabilidade Social eáreas afins nas unidades das empresas com a atribuição de interagir com a comunidade eincentivar o voluntariado;5º Apoiar o comitê para que ganhe espaço e consiga mobilizar pessoas;6º Este comitê deve criar grupos de voluntários para trabalhar com as causas do InstitutoCamargo Corrêa, na comunidade;
  4. 4. Trajetória7º Estes grupos de voluntários, após formados e capacitados devem pensar em um plano deatuação para os próximos meses e quais metas ou objetivos querem perseguir;8º Caso o plano seja aprovado e esteja dentro dos critérios de profissionalismo e seriedadee comprometimento um valor de recurso é destinado para que o plano seja realizado;9º O comitê de gerentes da unidade deve realizar uma ação anual de voluntariado paraincentivar o trabalho voluntário em sua unidade, assim como eventos de reconhecimento,tudo com apoio do ICC.ResultadosMesmo com esta extensa trajetória atualmente contamos com um número médio de 67grupos de voluntários em 30 localidades, em parceria com 5 empresas do Grupo CamargoCorrêa. Estes grupos desenvolvem planos de ação durante todo o ano.Além disso, o Dia do Bem Fazer, evento anual de solidariedade, na 3º edição de 2011aconteceu em 18 empresas do Grupo Camargo Corrêa, com cerca de 11 mil voluntárioscadastrados e 135 ações realizadas em 2011. (dados nacionais + internacionais).
  5. 5. Algumas açõesEmpresa: HM Engenharia e ConstruçãoMunicípio: Campinas (SP)Voluntários envolvidos no planejamento: 16Grupo de voluntários “Ações para um Futuro Bom”Duração do plano: 6 mesesPúblico: Adolescentes grávidasObjetivo: Melhorar a qualidade de vida, oferecer oficinas de saúde e também de empreendedorismo egeração de renda.
  6. 6. Algumas açõesEmpresa: Construtora Camargo Corrêa(consórcio e parceria com Promon/ cliente: Petrobrás)Município: Araucária – ParanáVoluntários envolvidos no planejamento: 12Grupo de voluntários “Zé Coque em Ação”Duração do plano: 1 anoPúblico: Pias com filhos na escola e toda a comunidadeObjetivo: Atuar alinhado com política pública do MEC – Plano de Mobilização Social pela EducaçãoSerá replicado em mais 6 municípios em 2012.
  7. 7. Dia do Bem Fazer
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×