Gabarito 8º ano - ii parcial - gramática - 1ª etapa - manhã e tarde

11,131 views
10,873 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,131
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
127
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gabarito 8º ano - ii parcial - gramática - 1ª etapa - manhã e tarde

  1. 1. II AVALIAÇÃO PARCIAL DE PORTUGUÊS – 1ª ETAPA – 2011 Nome: GABARITO OFICIAL Nº: TE: 26 EO: NOTA: Série: 8º Turma: Turno: Data: ___/___/___ Prof: Rebeca  CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO: Vozes do verbo; Predicativo do objeto; Predicado verbo- nominal.  OBSERVAÇÕES SOBRE A PROVA: A prova é um documento de sua vida estudantil, portanto, NÃO a amasse ou rasure. Leia ATENTAMENTE os enunciados antes de passar sua resposta para caneta, lembramos que só serão corrigidas as provas respondidas à caneta de tinta AZUL ou PRETA tradicionais, não sendo aceitas tintas de outras cores. As questões de múltipla escolha que estiverem rasuradas NÃO serão corrigidas, nessas questões, o uso do corretivo NÃO é aceito.Leia, atentamente, o texto abaixo para responder às questões que o seguem:O Malandro Mas os ianques/Com seus tanquesO malandro/Na dureza Têm bem mais o/Que fazerSenta à mesa/Do café E proíbem/Os soldadosBebe um gole/De cachaça Aliados/De beberAcha graça/E dá no pé A cachaça/Tá paradaO garçom/No prejuízo Rejeitada/No barrilSem sorriso/Sem freguês O alambique/Tem chiliqueDe passagem/Pelo caixa Contra o Banco/Do BrasilDá uma baixa/No português O usineiro/Faz barulhoO galego/Acha estranho Com orgulho/De produtorQue o seu ganho/Tá um horror Mas a sua/Raiva cegaPega o lápis/Soma os canos Descarrega/No carregadorPassa os danos/Pro distribuidor Este chega/Pro galegoMas o frete/Vê que ao todo Nega arrego/Cobra maisHá engodo/Nos papéis A cachaça/Tá de graçaE pra cima/Do alambique Mas o frete/Como é que faz?Dá um trambique/De cem mil réis O galego/Tá apertadoO usineiro/Nessa luta Pro seu lado/Não tá bomGrita(ponte que partiu) Então deixa/CongeladaNão é idiota/Trunca a nota A mesada/Do garçomLesa o Banco/Do Brasil O garçom vê/Um malandroNosso banco/Tá cotado Sai gritando/Pega ladrãoNo mercado/Exterior E o malandro/AutuadoEntão taxa/A cachaça É julgado e condenado culpadoA um preço/Assutador Pela situação BUARQUE, Chico. In: A Ópera do Malandro.
  2. 2. VOCABULÁRIO:Ianques: americanosUsineiro: fabricante de bebida destilada.Galego: apelido dado aos homens de olhos e cabelos claros.01 O texto lido é a letra de uma música escrita durante a ditadura para criticar asaltas taxas de inflação. Segundo ela, qual o motivo de, no penúltimo parágrafo, ogarçom não receber o seu salário (mesada)? (02 esc)Porque o dono do bar ficou sem dinheiro devido ao aumento no preço do frete.02 E por que o malandro, no último parágrafo, foi “julgado e condenado culpado/Pelasituação?” (02 esc)Porque a situação ficou difícil porque ele bebeu cachaça sem pagar.03 Qual o possível significado da expressão “dar uma baixa” em “Dá uma baixa/Noportuguês”? (02 esc)Pode ser “roubar”, ou “fechar o caixa”.04 Passe a oração “[o malandro] Bebe um gole/De cachaça” para a voz ativa, se elaestiver na voz passiva OU para a voz passiva se estiver na voz ativa. Antes, informe emque voz ela se encontra, copiando-a no espaço referente. (02 esc)VOZ ATIVA O malandro bebe um gole de cachaça.VOZ PASSIVA Um gole de cachaça é bebido pelo malandro. / Bebe-se um gole decachaça.05 A oração a seguir encontra-se na voz ativa, passe-a para a voz passiva analítica: “Ousineiro taxa a cachaça a um preço assustador”. (02 esc)A um preço assustador, a cachaça é taxada pelo usineiro.06 Assinale a opção em que o pronome SE for pronome apassivador: (05 esc)a. Vendeu-se toda a cachaça para os ianques.b. O português zangou-se com o garçom.c. Precisa-se de justiça no Brasil.d. Se o malandro fugir, o prejuízo vai para quem?e. O malandro deixa-se levar pelo sistema.07 Assinale a opção em que o termo destacado tenha a mesma função sintática de “Issodeixa o seu projeto mais bonito”. (05 esc)a. O malandro e o garçom nunca foram amigos.b. A população sofre com os juros altos.c. Injustiçado, ou não, o malandro foi preso.d. O Rio é coisa de cinema.e. O malandro foi tido como culpado.Leia a tirinha a seguir para responder às questões 08, 09 e 10.
  3. 3. 08 Que palavra, na fala do primeiro quadrinho, assume o papel de predicativo doobjeto? (01 esc) “nova”09 Há, ainda, no terceiro quadrinho, uma palavra que assume papel de predicativo dosujeito. Qual é essa palavra? (01 esc) “legal”10 Classifique, corretamente, o predicado das orações que serviram de referência paraas questões 08 e 09. (04 esc)QUESTÃO 08 Predicado Verbo-NominalQUESTÃO 09 Predicado nominal Boa Sorte!!!

×