Litoral paranaense

943
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
943
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Litoral paranaense

  1. 1. LITORAL PARANAENSE Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. O termo é um adjetivo usado para referir aquilo que diz respeito à beira-mar, é utilizada ainda muitas vezes em contraponto à palavra interior.
  2. 2. O litoral pode ser composto das mais diferentes paisagens. Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região. No litoral encontram-se praias, costões e mangues: MANGUE COSTÃO
  3. 3. O Paraná, tem um dos menores litorais de todos os estados brasileiros, com cerca de 90 km de extensão. São mais de 600 mil hectares de um espaço muito especial, de ambientes terrestres e marinhos, onde estão algumas das áreas naturais mais ricas de todo o planeta. No litoral norte, as águas dos rios e do mar se misturam e se combinam em 50 mil hectares de área submersa, envolvidos pelos 300 mil hectares de floresta que representam a maior área contínua de mata atlântica em bom estado de preservação da costa brasileira.
  4. 4. Margeando as baías, mais de 24.000 hectares de mangues ainda protegem a qualidade das águas e asseguram a manutenção da vida marinha.  O litoral do Paraná abrange sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Abriga as baías de Paranaguá, de Antonina, de Guaraqueçaba e de Guaratuba entre outras.
  5. 5. A costa recortada pelas baías abriga nada menos do que 200 ilhas, a maioria delas de pequena extensão, pouso de pássaros e de pescadores, entre as quais destacam-se: Ilha do Mel, Ilha das Peças, Ilha do Superagüi, Ilha das Palmas, Ilha da Galheta, Ilha das Cobras e Ilhas dos Currais. Divide-se, geograficamente em: Litoral Norte (Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba) e Litoral Sul (Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba).
  6. 6. PARANAGUÁ
  7. 7. PARANAGUÁ
  8. 8. PARANAGUÁ
  9. 9. ANTONINA
  10. 10. ANTONINA
  11. 11. MORRETES
  12. 12. CAIOBÁ
  13. 13. CAIOBÁ
  14. 14. CAIOBÁ
  15. 15. CAIOBÁ
  16. 16. GUARATUBA
  17. 17. GUARATUBA
  18. 18. GUARAQUEÇABA
  19. 19. GUARAQUEÇABA
  20. 20. REFERÊNCIAS http://www.praiasdoparana.com.br/mapa-do-litoral/ http://www.guiageo-parana.com/litoral.htm http://www.ilhadomelpreserve.com.br/litoraldoparana.htm http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56?conteudo=7 MATERIAL ELABORADO POR : RAQUEL VAZ MACHADO

×