Your SlideShare is downloading. ×
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Trabalho snmp   the dude
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Trabalho snmp the dude

5,191

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
5,191
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
102
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1. Introdução2. The Dude Versão 3.4 A ferramenta The Dude é uma das muitas existentes no mercado paramonitoramento de redes utilizando o protocolo SNMP. Este trabalho irá mostrar commais detalhes os recursos que ela oferece. Já na instalação, o software apresenta as seguintes opções: Escanear sub-redes onde podem ser encontrados equipamentos a serem monitorados (Figura 1). É possível setar redes para serem incluídos na blacklist, onde o sw não irá buscar equipamentos para monitorar (Figura 1). Pode apresentar um layout da rede após o escaneamento completo (Figura 1). Lista os serviços que se deseja monitorar (Figura 2). É possível determinar quais os tipos de equipamentos que se deseja monitorar (Figura 3).
  • 2. Figura 1 – Opção de scan e blacklist na instalaçãoFigura 2 – Lista de serviços a monitorar na instalação
  • 3. Figura 3 – Tipos de equipamentos a monitorar na instalação Feita a instalação, a depender dos parâmetros escolhidos, o sistema já começa amonitorar os equipamentos da rede. Basta definir algumas das opções descritas acima eo gerente SNMP The Dude estará operando. No The Dude, é possível fazer o monitoramento de links e serviços através degráficos (Figura 4).
  • 4. Figura 4 - Opção para geração de gráficos de links e serviços Em Settings, está toda a gama de configurações do gerente SNMP The Dude. Sãoelas: 1. A sincronização com outros gerentes pode ser feita nesta opção, utilizando-se de autenticação com os outros servers, facilitando o monitoramento de equipamentos distantes e/ou fisicamente não conectados (Figura 5). 2. Políticas de acesso remoto ao serviço do The Dude podem ser configuradas, permitindo que apenas determinados IP (internamente na rede e também externos) se conectem, inclusive com a opção da utilização de certificados (Figura 6).
  • 5. 3. Syslog, onde todo o log de eventos fica armazenado. Ainda é possível escolher qual a forma de aviso que se deseja receber em determinadas circunstancias: aviso sonoro, aviso luminoso, popup na tela, email (Figuras 7 e 8).4. Personalização dos avisos, onde pode-se definir cores, formato das mensagem de aviso, tipo das fontes das mensagens, etc.
  • 6. Figura 5 - Sincronização entre gerentes DudeFigura 6 – Liberação do acesso remoto ao Server Dude
  • 7. Figura 7 - Syslog e modos de notificação Figura 8 - Notificação por email
  • 8. Na janela principal do The Dude, em Admins, pode-se criar perfis de acesso aogerente, definindo o nível de acesso (read, write ou full), senhas de acesso e número desessões simultâneas (Figura 9). Figura 9 - Criação de perfis de acesso Em Devices, pode-se adicionar equipamentos manualmente e, na inclusão, definirsenhas de acesso via telnet, para configuração rápida através do gerente SNMP (Figura10). Figura 10 - Adicionando equipamentos e acesso via Telnet
  • 9. Em MIB Nodes, pode-se visualizar a imensa lista de MIB padrão do gerente noformato de árvore, o que facilita a identificação delas, e com a descrição de cada uma etambém é possível adicionar novas MIB manualmente (Figura 11). Figura 11 - Visualização das MIB em árvore 3. Conclusão O The Dude é uma ferramenta muito fácil de configurar. A depender do caso emque seja utilizado, não é preciso setar absolutamente nenhuma configuraçãomanualmente, ele pode fazer tudo sozinho. Em uma estrutura de rede mais robusta, eleexige um pouco mais de dedicação em seu uso, mas nada que faça o administrador derede passar dias e dias configurando-o. Portanto, o The Dude é de fácil instalação, proporciona facilidade nomonitoramento com a visualização de gráficos, variadas formas de notificação deeventos, que é de extrema importância , é um software freeware e entre outrosbenefícios. Entretanto, alguns pontos necessitam de precaução. A ferramenta exige um grandeconsumo de CPU, portanto seria interessante instalá-la em micro de boa performance.
  • 10. Além disso, a depender da robustez da rede e da profundidade desejada nomonitoramento, o The Dude pode consumir uma considerável largura de banda. O custo-benefício dessa ferramenta certamente é grande, se bem configurada elapode se tornar peça imprescindível na infra estrutura de uma rede e de grande auxílio namelhora da performance e na rápida resolução dos possíveis incidentes ocorridos.

×