Geografia EconôMica Setores Da Economia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Geografia EconôMica Setores Da Economia

on

  • 53,334 views

 

Statistics

Views

Total Views
53,334
Views on SlideShare
53,068
Embed Views
266

Actions

Likes
3
Downloads
372
Comments
0

4 Embeds 266

http://www.slideshare.net 187
http://rp.bicudo.zip.net 66
http://sergiovila2008.blogspot.com 7
http://sergiovila2008.blogspot.com.br 6

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Geografia EconôMica Setores Da Economia Geografia EconôMica Setores Da Economia Presentation Transcript

  • GEOGRAFIA ECONÔMICA As atividades econômicas ou setores da economia
  • ATIVIDADE ECONÔMICA PRIMÁRIA OU SETOR PRIMÁRIO DA ECONOMIA
    • Denomina-se como Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral. É um grande setor em países subdesenvolvidos: na África , a maioria dos países tem suas populações vivendo de agricultura de subsistência. Em países desenvolvidos, a agricultura tornou-se mais desenvolvida tecnologicamente, mecanizando suas fazendas, ao contrário de técnicas rudimentares manuseadas manualmente. Por exemplo, nos Estados Unidos, o milho é plantado com tratores, que também
    • espalham os defensivos, cortam-no e o embalam, sem contato com a mão humana. Isso prova que, quanto mais uma economia desenvolvida é, maior é o investimento em novas tecnologias para sua expansão. Estes avanços em investimentos e novas tecnologias permitem ao setor primário cada vez menos contar com menos mão-de-obra, permitindo a estes países contarem com percentuais cada vez menores de pessoas empregadas neste setor, tendo um grande percentual nos setores secundário e terciário.
    • No Brasil, o Setor Primário começa a desenvolver nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: nas plantações de soja, milho e cana-de-açúcar são usadas muitas maquinas, e a especialização tem que ser grande para operá-las. Nas regiões Norte e Nordeste (principalmente), ainda há o predomínio de agricultura de subsistência, para baixos índices de produção e, muitas vezes, com altos níveis de desperdício d e alimentos na hora da comercialização.
  • ATIVIDADE ECONÔMICA SECUNDÁRIA OU SETOR SECUNDÁRIO DA ECONOMIA
    • O Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do Setor Primário e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos. É dividido em indústria leve ou pesada. Muitas destas indústrias consomem enormes quantidades de energia, pois requerem maquinaria pesada para converterem materiais brutos em produtos acabados. Também produzem muito resíduos, que podem ser tóxicos e causar danos ao meio ambiente.
    • Muitos economistas dizem que o bem estar da produção é a ligação entre este e o setor de serviços, que tem que estar bem também para consumir os produtos fabricados. O setor Secundário é também muito importante para promover o acréscimo da economia em paises em desenvolvimento. Em paises desenvolvidos, é fundamental pro ser uma fonte de bons empregos , e também por facilitar grande mobilidade social para sucessivas gerações. Suas principais divisões são: - Fábricas aeroespaciais; - Fábricas automobilísticas; - Indústria cervejeira; - Indústria química; - Fábricas de confecções; - Indústria de eletrônicos; - Indústria de maquinaria; - Indústria de energia, como petróleo, gás e energia elétrica; - Indústria de aço; - Desenvolvimento de softwares; - Indústria de telecomunicações; - Indústria de cigarros.
    • No Brasil, o Setor Secundário foi iniciado tardiamente. Somente após a Segunda Guerra é que foram feitos os primeiros esforços para a substituição das importações. Na época da Ditadura, o Brasil passa pelo ” Milagre econômico ” (1968-1974), no qual foram feitos grandes investimentos em infra-estrutura. A partir da década de 80, por causa de sucessivas recessões, o Setor Secundário perde força e perde participação no PIB para o Setor de serviços.
  • ATIVIDADE ECONÔMICA TERCIÁRIA OU SETOR TERCIÁRIO DA ECONOMIA
    • Setor terciário (também conhecido como setor de serviços ) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia , os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”. O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais. Estes podem estar envolvidos como transportes, vendas e distribuição de bens dos produtores aos
    • consumidores; podem ser também de outros serviços não-ligados diretamente ao produto final, como controle de pragas e entretenimento. Os bens podem ser transformados também, como acontece em um restaurante ou em uma eletrônica. Assim, o foco esta na interação entre pessoas, proporcionando um produto ou serviço que satisfaça os anseios de quem o(s) demandou. Como componentes do Setor Terciário, podemos citar: - Comércio de compra e venda de produtos e/ou mercadorias
    • - Turismo; - Serviços bancários; - Restaurantes; - Hospitais;
    • Serviços de consultoria; - Corretagem de imóveis; - Serviços públicos. Estes últimos são considerados parte do Setor Terciário enquanto providenciam serviços básicos à sociedade, como educação, saúde , etc.; quando cuidam da construção da infra-estrura de um país, com a construção de estradas, pontes, etc., podem ser considerados como parte do Setor Secundário.