Your SlideShare is downloading. ×
Questões   manuela
Questões   manuela
Questões   manuela
Questões   manuela
Questões   manuela
Questões   manuela
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Questões manuela

348

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
348
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. GEOGRAFIA EM FOCOMinistrantes: Manuela Ribeiro e Patrícia BarrosTema: Desigualdades e contradições no espaço: uma realidade histórica Questões de vestibular /ENEM(ENEM/2011) Questão o1. Subindo morros, margeando córregos ou penduradasem palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios dopaís, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamentoterritorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido:A) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias paraatender as necessidades básicas dos moradores.B) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaçourbano e financiadas pelo poder público.C) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequentepreservação dos espaços naturais circundantes.D) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos comconsequentes perdas materiais e humanas.E) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com aresultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.(ENEM/98) Questão 02. O Brasil, por suas características de crescimentoeconômico, e apesar da crise e do retrocesso das últimas décadas, é classificadocomo um país moderno. Tal conceito pode ser, na verdade, questionado selevarmos em conta os indicadores sociais: o grande número de desempregados, oíndice de analfabetismo, o déficit de moradia, o sucateamento saúde, enfim, aavalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidasmigrações (...).
  • 2. Analisando os indicadores citados no texto, pode-se afirmar que:A) o grande número de desempregados no Brasil está exclusivamente ligado aogrande aumento da população.B) existe uma "exclusão social" que é resultado da grande concorrência existenteentre a mão-de-obra qualificada.C) o déficit da moradia está intimamente ligado à falta de espaços nas cidadesgrandes.D) os trabalhadores brasileiros não-qualificados engrossam as fileiras dos"excluídos".E) por conta do crescimento econômico do país, os trabalhadores pertencem àcategoria de mão-de-obra qualificada.(UEG/2007) Questão 03. As desigualdades sociais materializam-se na paisagemurbana. Quanto maiores forem as disparidades entre os diferentes grupos e asclasses sociais, maiores serão as disparidades de moradia, acesso aos serviçospúblicos e qualidade de vida. Um bairro habitado por população pobre pode ofereceroportunidades de melhoria da qualidade de vida caso os serviços públicos deeducação, saúde, transporte coletivo, entre outros, funcionem de forma adequada.De acordo com o texto e com os seus conhecimentos, julgue as afirmações a seguir:I. A sociedade precisa organizar-se para melhorar o seu cotidiano e reivindicar osseus direitos, visando diminuir as desigualdades sociais e a exclusão social.II. Para a melhoria do cotidiano, a sociedade deve organizar-se com vistas àtransformação da cidade em um condomínio fechado, com infra-estrutura desegurança, lazer e saúde.III. As políticas públicas ligadas a construção de moradias populares nem sempre sepreocupam com a implantação da rede de infraestrutura e serviços.Marque a alternativa CORRETA:a) Apenas a afirmação I é verdadeira.b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.d) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.
  • 3. (UEM/2008) Questão 04. Ao longo da história, várias sociedades foram marcadaspor profundas desigualdades sociais e políticas, motivando diferentes interpretaçõessobre elas. Assinale o que for correto.a) O pensamento liberal interpreta as diferenças sociais como o resultado dadesigual apropriação dos meios de produção, do capital e da força de trabalho econsidera que essa situação leva à dominação entre os indivíduos.b) Nas décadas de 1950 e 1960, o Brasil passou por um processo deindustrialização, mas sem sair do subdesenvolvimento devido às características deseu modelo de crescimento industrial, que gerou uma acumulação altamenteconcentrada da riqueza.c) A partir de 1970, o governo brasileiro conseguiu diminuir as desigualdades nopaís mediante um desenvolvimento com custo social reduzido, a desconcentraçãoda renda, a absorção da mão-de-obra economicamente ativa e o fim da inflação.d) Segundo Karl Marx, na sociedade capitalista, o operário cria as mercadorias eapropria-se de uma parcela da sua produção, eliminando as desigualdades sociais.(UFUB/2011) Questão 05. Sobre as relações sociais estabelecidas entre os homensno processo de produção capitalista, podemos afirmar que:I – se caracteriza por serem relações de exploração, antagonismo e oposição.II – as relações estabelecidas entre as classes sociais são complementares, pois sóexiste em relação à outra.III – dividem os homens entre proprietários e não-proprietários dos meios deprodução.IV – as desigualdades não constituem a base de formação das classes sociais.V – entre o capitalista e o trabalhador há uma relação de igualdade, pois ambos sãovendedores de sua força de trabalho.Selecione a alternativa correta:A) I, II e III estão corretas.B) III, IV e V estão corretas.C) II, III e IV estão corretas.D) I, III e IV estão corretas.
  • 4. (UFUB/2011) Questão 06. De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade socialse explica:A) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um nodesempenho de seu trabalho.B) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entreproprietários e não-proprietários dos meios de produção.C) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadasbiologicamente.D) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes emcontextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.(ENEM/2009) Questão 07. O movimento migratório no Brasil é significativo,principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região comdestino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quandomuitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil.Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no períodoseguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmofluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre osnordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais nãoqualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%,embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigemformação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantespossuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seusconterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que:a) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar aprodução industrial no Sudeste.b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obramigrante.c) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecidocomo inchaço urbano.d) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual,sobretudo na década de 80.e) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, poissignifica maior versatilidade profissional.Com base na letra da música A novidade responda as questões 8, 9 e 10.
  • 5. A novidade João Barone, Herbert Viana e Gilberto Gil (1994) A novidade veio dar à praia Na qualidade rara de sereia Metade o busto duma deusa Maia Metade um grande rabo de baleia... A novidade era o máximo Do paradoxo estendido na areia Alguns a desejar seus beijos de deusa Outros a desejar seu rabo pra ceia... Oh! Mundo tão desigual Tudo é tão desigual Oh! De um lado esse carnaval De outro a fome total E a novidade que seria um sonho O milagre risonho da sereia Virava um pesadelo tão medonho Ali naquela praia, ali na areia... A novidade era a guerra Entre o feliz poeta e o esfomeado Estraçalhando uma sereia bonita Despedaçando o sonho pra cada lado.... Oh! Mundo tão desigual Tudo é tão desigual Oh! De um lado esse carnaval De outro a fome totalQuestão 8: É possível estabelecer um paralelo entre a figura da sereia e umaspecto da sociedade brasileira. Que aspecto seria esse?a) Miséria.b) Violência.c) Contradição.d) Alegria.e) Fome.Questão 9: Qual dos fragmentos abaixo melhor representa o tema da desigualdadesocial apresentado na canção?a) "Metade o busto duma deusa Maia / Metade um grande rabo de baleia...".b) "Alguns a desejar seus beijos de deusa / Outros a desejar seu rabo pra ceia...".c) "Estraçalhando uma sereia bonita / Despedaçando o sonho pra cada lado....".d) "O milagre risonho da sereia / Virava um pesadelo tão medonho".e) "A novidade era o máximo / Do paradoxo estendido na areia".
  • 6. Questão 10: No quarto trecho da canção, diz-se que a novidade, que deveria serum sonho, vira um pesadelo medonho. Pode-se dizer que isso ocorre em virtude:a) do desejo do esfomeado.b) do absurdo da imagem da sereia.c) da guerra do feliz poeta.d) da desordem do carnaval.e) do acontecimento de um milagreGabarito1 D2 D3 D4 B5 A6 B7 C8 C9 B10 A

×