Personas da Geração Y
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Personas da Geração Y

  • 2,679 views
Uploaded on

Trabalho realizado pela RED através da seleção de características da geração Y encontradas em outras pesquisas. Essas informações foram traduzidas em 5 personas para melhor compreensão desta......

Trabalho realizado pela RED através da seleção de características da geração Y encontradas em outras pesquisas. Essas informações foram traduzidas em 5 personas para melhor compreensão desta importante geração.

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,679
On Slideshare
2,337
From Embeds
342
Number of Embeds
7

Actions

Shares
Downloads
55
Comments
0
Likes
4

Embeds 342

http://www.red.blog.br 249
http://www.anossageracaoy.com.br 78
http://www.designdeexperiencia.com.br 9
http://static.slidesharecdn.com 2
http://webcache.googleusercontent.com 2
http://feeds.feedburner.com 1
http://www.netvibes.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. red.blog.com.brGERAÇÃOYPERSONAS DA COM QUEM VOCÊ ESTÁ LIDANDO?
  • 2. A gente leu muitos reports sobre geração Ye aprendeu muito com eles. Mas a gente queria deixaressas informações mais fáceis de se entender emais realistas para aplicações em projetos...
  • 3. SOBRE O TRABALHOPor isso, a RED reuniu as principais características de 7 pesquisassobre essa nova geração. Construimos 5 identidades, através da Técnica de Personas RAFAEL DA ROSA, SAMANTA MOREIRA, ALINE COSTA, PEDRO YOSHIDA, MARIANA LOPES
  • 4. CONTEXTO Como os conceitos de online e offline não existem para esta geração, iniciamos a nossa história explorando as redes de relacionamento.INICIAL / As redes sociais na web tendem a replicar os laços fortes e fracos das pessoas em suas vidas “reais”.INTEGRAÇÃO Além disso, são um dos principais ambientes para conquista de novos relacionamentos. Por isso, vamos partir da análise de grafos da redeE INTERAÇÃO do RAFAEL DA ROSA para entendermos melhor sua conexão com os outros 4 personagens.
  • 5. GRAFO DEUMA REDE MarianaNOS GRAFOS TEMOS A REPRESENTAÇÃO VISUALDAS CONEXÕES DOS USUÁRIOS EM UMA RafaelDETERMINADA REDE. SamantaNesta imagem, consideramos a rede do Facebook do PedroRafael e seus relacionamentos de primeiro e segundo Alineníveis. Percebemos que Rafael é o nó central dasconexões, e que Aline, está ligada indiretamente a ele.
  • 6. Era uma vez o Rafael, que era amigo da Samanta,que era amiga da Aline, que estava afim do Rafa...
  • 7. RAFAELDA ROSA
  • 8. Rafael é engenheiro formado, trabalha em um escritório há 6 meses.Já trocou de emprego 5 vezes, pois acredita que o bem-estar dentro do ambiente de trabalho é o maisimportante - e como existiram problemas nos últimos empregos, como a ausência de trabalho em equipe,não pensou 2 vezes em ir em busca de novas oportunidades.Rafael pensa como a maioria de seus amigos: a carreira não é mais importante do que sua vida pessoal.As atividades do dia-a-dia devem ser feitas com prazer. Por isso, além do emprego no escritório deengenharia, ele tem uma banda de rock, que leva muito a sério. Ensaia 3 vezes por semana e fazapresentações em bares e boates em média 2 vezes por mês.
  • 9. Foi por isso que começou a usar o Facebook em fevereiro do ano passado. Sua amiga Samanta, que“entende muito de internet” explicou as vantagens de criar uma página para sua banda.Desde então, ele usa ativamente o Facebook - tanto a página da sua banda, quanto seu perfil. Como elenão tem acesso liberado no escritório onde trabalha, entra nas redes sociais pelo seu celular. Várias vezespor dia. “Preciso conferir as atualizações e responder recados logo, não dá pra esperar até a noite”.Além do bem-estar que o trabalho e a música proporcionam, o Rafa também acredita que a fé é muitoimportante para o equilíbrio da sua vida. Quando é questionado sobre isso, explica: “tenho fé em algomaior do que eu, sem uma única religião... na verdade, é mais uma filosofia de vida que eu sigo, compostapor diversas crenças”.
  • 10. SAMANTAMORERA
  • 11. Samanta é amiga de Rafael desde o colégio.Hoje eles assumem que têm personalidades bem diferentes, mas justamente por isso, não querem deixarde ser amigos: acreditam que suas diferenças de preferências só fortalecem a amizade. Um incentiva ooutro a experimentar coisas novas no menor tempo possível, sem se prender à crenças ou estilos, “issoé bobagem” - diz ela.Samanta cresceu com uma visão global das coisas, acredita que a coletividade é importante para ofuturo do planeta e das pessoas. Como tem acesso à internet desde seus 12 anos, é acostumada apesquisar sobre diferentes culturas e ler as notícias do mundo inteiro. Além disso, também publica todassuas opiniões e filosofias na rede. Foi a primeira do grupo a entrar no Twitter.
  • 12. Quando o grupo se encontra, é ela quem explica e contextualiza tudo que é discutido. Ela consegueexplicar por que a crise da Espanha afeta o emprego da Aline e contar em primeira mão que a tendênciade produtos cosméticos 100% naturais deve chegar ao Brasil através da loja X.Ela vive repetindo que é uma “cidadã global”, por isso adora viajar pelo mundo. Por causa deste objetivo,tem consciência de que deve juntar dinheiro durante o ano. E consegue. “Está muito barato viajar agora,temos que aproveitar”, diz ela ao justificar os gastos da poupança para seus pais.
  • 13. ALINECOSTA
  • 14. Aline não conhece o Rafael ainda. Ouviu falar dele através da Samanta e já ficou interessada: “entrei noFace dele e vi as fotos do show, muito fofo!”. Samanta já disse pra ela adicionar ele como amigo e reforçou“Vocês têm tudo a ver, vou mandar teu link pra ele ver também”.Por que Aline tem a ver com o Rafael?Deve ser porque ela também valoriza o bem-estar no seu cotidiano. Há algum tempo ela prometeu queencontraria tempo na sua agenda para fazer exercícios frequentemente, pois tem certeza de que ajuda atrazer equilíbrio entre corpo e mente.
  • 15. Aline trabalha no marketing de uma empresa e está sempre propondo ações que incentivem asustentabilidade. Recentemente, participou da criação de um produto ecológico para uma famosa rede decalçados. Foi simples: se inscreveu no site da marca, que estava divulgando o projeto colaborativo.Com toda essa boa vontade, sua rotina precisa ser bastante controlada, tendo horário pra tudo nasemana: trabalho, saúde e diversão. Esquecemos de algo?Sim, seu papel de voluntária em causas sociais. “Eu realmente posso fazer diferença no mundo”, afirma.Ela é apenas uma dentre tantas pessoas da sua idade que colabora para seu planeta: “faz bem pra gentesaber que cumpriu nosso papel”, comenta com certo alívio.
  • 16. PEDROYOSHIDA
  • 17. O Pedro é publicitário. Conheceu o Rafa através da página da banda dele no Facebook. Isso porque eleadora vasculhar as novidades musicais - entra em todos sites e baixa pelo menos uma música de cadabanda pra ver se o som é bom. No caso da banda do Rafa, ele adorou, e inclusive já foi em 3 shows.Não é só música que busca na internet, mas tecnologia, design e suas marcas de roupas preferidas. Nãotem blog, mas em seu Twitter, fala tudo que pensa sobre produtos e marcas. Toda vez que encontra seusamigos, tem um novo caso pessoal pra contar envolvendo comunicação com as marcas que consome:“Reclamei do lanche deles no Twitter e eles na hora me deram um vale, muito foda”.É claro que não é qualquer promoção que chama a atenção do Pedro. Ele vive repetindo que apublicidade deve se reinventar - “as maneiras antigas de publicidade não valem mais”.
  • 18. Tem um processo bastante comum de compra: pesquisa na web antes. Mas reforça que prefere comprarnas lojas: “Assim poupo o tempo de pesquisa. Mas só vendo e tocando certas coisas é que tenhocerteza de que vale a pena comprar”. E há algum tempo chegou à conclusão de que o período antes dacompra é o mais interessante dela: “a expectativa que a gente tem do produto é a parte mais legal”.O Pedro mora com sua namorada há 3 anos. Se pensa em casamento? “já me considero casado”.Filhos? “minha namorada diz que não tem pressa, hoje em dia existem tratamentos de fertilização muitobons, então dá pra esperar mais um tempo... temos outras prioridades por enquanto”.
  • 19. MARIANALOPES
  • 20. A Mari é amiga do Rafael e do Pedro há 1 ano. Ela cursou publicidade com o Pedro, mas há pouco tempodescobriu que esta não é sua praia. Não se preocupou muito com isso: já possuia outras estratégias emvista e, além disso, ainda pode contar com a ajuda financeira de seus pais.Afirma que foi fácil lidar com essa mudança, pois costuma se adaptar facilmente. “Minha vida já é bemturbulenta, estou acostumada a ter um plano B, caso meu planejamento principal não dê certo”.Além disso, o fato de ser imediatista em relação as coisas que quer também contribuiu para tomar adecisão de largar emprego e faculdade - ela não poderia perder nem mais um dia em algo que nãoacreditava mais.
  • 21. Neste momento está estudando novos assuntos, então consome materiais sobre várias áreas deconhecimento. Para isso, conta com a ajuda de seus amigos - aqueles que são especialistas em cadaassunto de seu interesse. Eles lêem sobre tudo,“filtram” as informações e publicam em suas redes sociaissomente o mais importante. Com isso, ela se sente um pouco menos insegura em relação à atualizaçãode tudo que está acontecendo no mundo.Tem certeza de que conseguirá um futuro melhor que o de seus pais, pois tem a base que precisa pradecidir o melhor caminho. “Minha prioridade é a auto-realização, já que as coisas mais básicas sãosupridas pelos meus pais, que batalharam muito para conquistar isso pra mim”.
  • 22. Fim (desta história) !
  • 23. ESTA É A REDEDO RAFAEL MarianaATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DESTAS 5 PESSOAS, A GENTE CONSEGUIU RafaelENTENDER MELHOR O PERFIL DA GERAÇÃO Y. SamantaA MAIORIA DAS CARACTERÍSTICAS COLOCADAS EM CADA PERSONA FOI PedroRETIRADA DE REPORTS DE PESQUISA SOBRE ESSA GERAÇÃO. Aline
  • 24. E O QUE A SUA MARCAPODE FAZER COM TODASESTAS INFORMAÇÕES?
  • 25. COM BASE #compartilhamento Conteúdos, espaços, poderes, bens. Compartilhe tudo que puder ser compartilhado.NELAS, #integração As pessoas não são às vezes on, às vezes off. Sua marca deve ter unidade na sua comunicação. #influenciadores Os jovens buscam referências em suasCONCLUÍMOS próprias redes. Sua audiência, tem uma audiência também. #instantaneidade Aqui e agora, mais do que nunca.ALGUMAS O feedback é em tempo real e com conteúdo consistente. #expressão O que é bom é falado. O que é ruim é falado mais ainda. Sua marca deve saber o que estão falando dela.COISAS #co-criação Ideias de produtos, serviços, modelos de negócios. Seu público gosta de (e vai) lhe mostrar o caminho.
  • 26. REFERÊNCIAShttp://www.nytimes.com/2010/08/22/magazine/22Adulthood-t.html?pagewanted=1&_r=2http://pewresearch.org/millennials/http://www.tendenciasdigitales.com/739/los-nativos-digitales-y-el-uso-de-internet/http://www.slideshare.net/skullnu/trends-gen-y-2010-cubocc-resultsonhttp://www.slideshare.net/milreu/o-impacto-das-novas-mdias-digitais-no-comportamento-do-consumidor-grupo-rpc-presentationhttp://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/671.pdfhttp://www.mediapost.com/publications/?fa=Articles.showArticle&art_aid=139447&nid=120827
  • 27. @redfelicidadered.blog.com.brwww.redder.com.br