SlideShare a Scribd company logo
1 of 20
1- O aborto mata uma vida humana O que o aborto mata é uma vida humana? Célia nasceu com 21 semanas O útero  tornou-se zona de fogo livre Com apenas 12 semanas de gestação o bebê é bem desenvolvido. Com 11 semanas já está formado. Só cresce e se aperfeiçoa. Já respira e urina, tem até impressões digitais.
O aborto mata uma vida humana Com 11 semanas, quando a mãe dorme, ele dorme, mas quando desce uma escada, ouve um ruído bem forte, ele acorda. O bebê pode sentir dor e é muito sensível à luz, ao calor e ao barulho. Sua personalidade está em formação. Com oito semanas é capaz de segurar objetos com a mão. Com seis semanas, pode-se ver com um microscópio que tem 46 cromossomos em cada célula de seu corpo, logo é um ser humano...
O aborto mata uma vida humana Cada um de nós foi um óvulo fertilizado, um embrião, uma simples célula. Tudo o que somos já estava contido nesta simples célula: cor dos olhos, do cabelo, tamanho do pé, o biótipo, etc. Nada foi acrescentado ao óvulo fertilizado que um dia fomos, exceto a nutrição. Então, quando começa a vida humana?
2- A vida humana começa na concepção Para o geneticista francês JéromeLejeune, descobridor da causa da Síndrome de Down, e muitos outros pesquisadores, a vida humana começa no momento da fecundação do óvulo, uma vez que a célula já contém todas as características da pessoa. Não se trata de uma coisa, mas de um ser humano, fruto da fecundação de um óvulo humano com um espermatozóide  humano. A “coisa” não tem vida, não se reproduz e nem cresce por conta própria. Com a união das duas células germinais (concepção), começa o desenvolvimento de um novo indivíduo, uma nova criação não existente até o momento.
3- A criança abortada morre de maneira dolorosa Como o feto já sente dor após algumas semanas, a criança abortada morre de maneira dolorosa. O Dr. Bernard Nathanson chefiou a maior clínica abortiva do mundo, praticando pessoalmente mais de 5.000 abortos nos EUA. Depois converteu-se ao catolicismo.
A criança abortada morre de maneira dolorosa O Dr. Bernard Nathanson fez um filme chamado “SilentScream (grito silencioso)”, onde mostra uma criança sendo abortada, fugindo do instrumento que a mataria. Ele viu pelo ultrassom que o feto tentou desviar-se do aparelho e os batimentos cardíacos aumentaram quando foi encontrado. Assim que seus membros foram arrancados, sua boca abriu-se, o que deu origem ao título do filme: Grito Silencioso.
A criança abortada morre de maneira dolorosa Sucção: O bebê é aspirado do útero por um aparelho (com sucção 29 vezes mais forte que a de um aspirador de pó) e destruída como se fosse uma fruta no liquidificador. O corpo do bebê é dilacerado e aspirado.
A criança abortada morre de maneira dolorosa Envenenamento: Insere-se uma agulha no abdômen até a bolsa d’água do bebê e injeta-se a solução de veneno. Os bebês levam mais de uma hora para morrer e, algumas vezes ainda nascem vivos. O efeito corrosivo do veneno queima e esfolia toda a pela, deixando à mostra a carne viva.
4- São graves as consequências espirituais para a mulher que aborta O instinto materno é um dos mais fortes na mulher. Sua consciência jamais calará diante de um aborto. O pecado de abortar é tão grave que a Igreja aplica a pena de ex-comunhão à mulher católica que o pratica. Muitas mulheres que abortaram deram testemunho que só encontraram a paz depois que se converteram e receberam o perdão de Deus.
5- Não é preciso abortar o filho para salvar a mãe A vida da criança é tão sagrada quanto a vida da mãe. Nunca é lícito fazer o mal para obter o bem. Se é impossível salvar duas vidas, devemos salvar uma delas. Na impossibilidade de salvar mãe e filho, o médico pode e deve salvar um deles, mas nunca por meio da morte do outro. A morte pode ser tolerada como efeito, mas nunca como fim ou meio.
Não é preciso abortar o filho para salvar a mãe Declarações da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (28/07/94) e da Academia de Medicina do Paraguai (04/07/96) declaram que os casos de aborto “necessários” são inexistentes. Esta última chega a dizer que em casos extremos o aborto é um agravante e não uma solução ao problema. É difícil imaginar o caso em que a morte do bebê por si só seja a salvação da vida da gestante. A medicina moderna tem tecnologia para preservar a vida da mãe e do feto. Infelizmente o Ministério da Saúde estimula o aborto “terapêutico”.
6- Só Deus pode decidir sobre a vida e a morte A vida é algo que o homem não cria, nem dá a sim mesmo, pois não tem poder para isto; mas a recebe do Criador... E a vida lhe escapa sem que possa impedir. Ninguém pode decidir sobre a própria vida como senhor da mesma, e muito menos decidir quem poderá viver e quem deverá morrer. Os critérios de “vida feliz” são ilusórios e pessoais.  Não é correto dizer: “Tal vida é infeliz e não merece ser vivida”.
Só Deus pode decidir sobre a vida e a morte Em uma faculdade de medicina um professor propôs a seguinte situação à classe: -Baseado na situação que contarei, que conselhos dariam a certa senhora, grávida do quinto filho? O marido sofre de sífilis e tuberculose. Seu primeiro filho nasceu cego; o segundo morreu; o terceiro nasceu surdo; o quarto é tuberculoso e ela está pensando em abortar a quinta gravidez. Que conselhos vocês dariam a essa mãe? A maioria dos alunos concordou que o aborto seria a melhor alternativa. - Os que disseram SIM à ideia do aborto, saibam que acabaram de matar o grande compositor, Ludwig Van Beethoven. Mas graças a Deus, a mãe de Beethoven não o abortou.
7- As leis do Brasil que proíbem o aborto A Constituição Federal estabelece no caput do art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a inviolabilidade do direito à vida...” O Código Penal, no capítulo relativo a crimes contra a vida, coloca o aborto (art. 124 a 127) e estabelece duas hipóteses em que ele não é punido; mas isso não o torna lícito e nem é um direito: I- Se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II- Se a gravidez resultar de estupro e o aborto é precedido do consentimento da gestante.  É preciso lembrar que a Medicina avançou muito e que os médicos devem estar a serviço da vida e não da morte. “Admitir a morte pelo aborto é matar seres inocentes e indefesos, e direcionar verbas públicas para tal é desrespeitar a Constituição Federal e abrir caminhos para as mais variadas formas de violência” (Associação dos Juristas Católicos, 27 de fevereiro de 1997).
8- A Igreja sempre foi contra o aborto O primeiro catecismo cristão, a Didaqué (90-100) dizia: “...Não matarás criança por aborto nem criança já nascida.” (2,2) Vários Concílios reforçaram a proibição do aborto. Cânon 1398: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em ex-comunhãolataesententiae. O Papa afirma: “O ser humano deve ser respeitado e tratado como uma pessoa desde sua concepção e, por isso, desde esse momento, devem-lhe ser reconhecidos os direitos da pessoa, entre os quais e primeiro de todos, o direito inviolável de cada ser humano inocente à vida.”
9- O embrião é um de nós O Comitê de Bioética da Itália publicou um documento chamado “Identidade e Estatuto do Embrião Humano”, onde a conclusão do texto é: “O embrião é um de nós”, é uma pessoa, é gente. O Comitê declarou ilícitas: Produção de embriões para experimentação médica, fins comerciais ou industriais. Produção de seres humanos geneticamente idênticos mediante clonagem. Criação de “quimeras”- indivíduos com células de origens genéticas diversas. Transferência de embriões humanos para úteros de animais irracionais e vice-versa. É permitido, porém, intervenções terapêuticas em embriões, desde que para proteger a vida e a saúde dos mesmos.
Leitura Bíblica: Mc 10, 13-16 13 Então lhe traziam algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos o repreenderam. 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os proíbam, porque deles é o Reino de Deus. 15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. 16 E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.
Uma oração pelas vítimas de aborto Santa Mãe de Deus e da Igreja, Nossa Senhora de Guadalupe, fostes escolhida pelo Pai e pelo Filho através do Espírito Santo. Sois a mulher vestida de Sol que dá à luz a Cristo enquanto Satanás, o Dragão Vermelho, espera para devorar Vosso Filho. Assim também, Herodes procurou destruir vosso Filho, Nosso Salvador Jesus Cristo, massacrando para isso tantas crianças inocentes. O mesmo se faz hoje, matando tantas crianças inocentes não-nascidas, explorando tantas mães. Ó Cheia de Graça, Auxílio dos Cristãos, pedimos-vos, protegei todas as mães e os filhos que estão em seus ventres. Para que termine o holocausto do aborto. Desejamos que as crianças inocentes não nascidas, que morreram sem o Batismo, sejam salvas. Pedimos o perdão de Deus a seus pais e assassinos e que se arrependam desse crime. Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, ouvi nossas súplicas e aceitai o brando de nossos corações! Nossa Senhora de Guadalupe, Protetora dos Nascituros, rogai por nós!
Aborto nunca!!!

More Related Content

What's hot

Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocado
Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocadoConsiderações a respeito do aborto espontâneo e provocado
Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocadoCleiton Ribeiro Alves
 
Ng7-Aborto
Ng7-AbortoNg7-Aborto
Ng7-AbortoAT
 
Aborto: questões éticas
Aborto: questões éticasAborto: questões éticas
Aborto: questões éticasSamuel Benjamin
 
Aborto: questões éticas e legais
Aborto: questões éticas e legaisAborto: questões éticas e legais
Aborto: questões éticas e legaisMaria Stella
 
Aborto - História, religião, politica e ética.
Aborto - História, religião, politica e ética.Aborto - História, religião, politica e ética.
Aborto - História, religião, politica e ética.Ana Santos
 
Apresentação aborto
Apresentação abortoApresentação aborto
Apresentação abortoluciana
 
Gestação e Aborto
Gestação e AbortoGestação e Aborto
Gestação e Abortoirmanzinha
 
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4marleneves
 
Diga sim a vida e nao ao aborto 2
Diga sim a vida e nao ao aborto 2Diga sim a vida e nao ao aborto 2
Diga sim a vida e nao ao aborto 2guest843f1b
 
o Aborto
o Abortoo Aborto
o Abortohugo87
 

What's hot (20)

Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocado
Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocadoConsiderações a respeito do aborto espontâneo e provocado
Considerações a respeito do aborto espontâneo e provocado
 
Aborto
   Aborto   Aborto
Aborto
 
Ng7-Aborto
Ng7-AbortoNg7-Aborto
Ng7-Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
ABORTO
ABORTOABORTO
ABORTO
 
Aborto: questões éticas
Aborto: questões éticasAborto: questões éticas
Aborto: questões éticas
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto slide
Aborto slideAborto slide
Aborto slide
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto: questões éticas e legais
Aborto: questões éticas e legaisAborto: questões éticas e legais
Aborto: questões éticas e legais
 
Aborto - História, religião, politica e ética.
Aborto - História, religião, politica e ética.Aborto - História, religião, politica e ética.
Aborto - História, religião, politica e ética.
 
Apresentação aborto
Apresentação abortoApresentação aborto
Apresentação aborto
 
Gestação e Aborto
Gestação e AbortoGestação e Aborto
Gestação e Aborto
 
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
Direitos Humanos - O Aborto - Grupo4
 
Ensaio
EnsaioEnsaio
Ensaio
 
Diga sim a vida e nao ao aborto 2
Diga sim a vida e nao ao aborto 2Diga sim a vida e nao ao aborto 2
Diga sim a vida e nao ao aborto 2
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
o Aborto
o Abortoo Aborto
o Aborto
 

Viewers also liked

0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende
0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende
0816-L - Aborto - Conversando a gente se entendebibliotecasaude
 
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...Wemerson Bernardo
 
O estudo da redação dissertativa
O estudo da redação dissertativaO estudo da redação dissertativa
O estudo da redação dissertativaKatcavenum
 
Happy New Year 2011 - Reflection
Happy New Year 2011 - ReflectionHappy New Year 2011 - Reflection
Happy New Year 2011 - ReflectionhOw Global
 
preguntas del III corte
preguntas del III cortepreguntas del III corte
preguntas del III corteVilmaBracho
 
Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014José Ripardo
 
Vwindows live hotmail
Vwindows live hotmailVwindows live hotmail
Vwindows live hotmailyarysaravia
 
MAMUTE MÍDIA - histórico
MAMUTE MÍDIA - históricoMAMUTE MÍDIA - histórico
MAMUTE MÍDIA - históricoMamute Mídia
 
Como crear una cuenta en yahoo !
Como crear una cuenta en yahoo !Como crear una cuenta en yahoo !
Como crear una cuenta en yahoo !krnrch
 
Ambev - Relatório 20F (inglês)
Ambev - Relatório 20F (inglês)Ambev - Relatório 20F (inglês)
Ambev - Relatório 20F (inglês)ambev
 
Certificate in HR Skills I & II
Certificate in HR Skills I & IICertificate in HR Skills I & II
Certificate in HR Skills I & IIIIR Middle East
 

Viewers also liked (20)

0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende
0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende
0816-L - Aborto - Conversando a gente se entende
 
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...
2015 05-03 - Licao 05 - 2 Trimestre 2015 - juvenis - Aborto, a Morte de Inoce...
 
O estudo da redação dissertativa
O estudo da redação dissertativaO estudo da redação dissertativa
O estudo da redação dissertativa
 
ÉTica cristã aula 02
ÉTica cristã aula 02ÉTica cristã aula 02
ÉTica cristã aula 02
 
Estudo das Religiões
Estudo das ReligiõesEstudo das Religiões
Estudo das Religiões
 
Happy New Year 2011 - Reflection
Happy New Year 2011 - ReflectionHappy New Year 2011 - Reflection
Happy New Year 2011 - Reflection
 
preguntas del III corte
preguntas del III cortepreguntas del III corte
preguntas del III corte
 
Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014Informe técnico campanha influenza- 2014
Informe técnico campanha influenza- 2014
 
Servicios MandA Ad
Servicios MandA AdServicios MandA Ad
Servicios MandA Ad
 
Vwindows live hotmail
Vwindows live hotmailVwindows live hotmail
Vwindows live hotmail
 
Modulo 1 introdução
Modulo 1   introduçãoModulo 1   introdução
Modulo 1 introdução
 
Resume
ResumeResume
Resume
 
Ejpractico1excel
Ejpractico1excelEjpractico1excel
Ejpractico1excel
 
Revista Plural UnP
Revista Plural UnPRevista Plural UnP
Revista Plural UnP
 
MAMUTE MÍDIA - histórico
MAMUTE MÍDIA - históricoMAMUTE MÍDIA - histórico
MAMUTE MÍDIA - histórico
 
Como crear una cuenta en yahoo !
Como crear una cuenta en yahoo !Como crear una cuenta en yahoo !
Como crear una cuenta en yahoo !
 
Posgrado en Brasil
Posgrado en BrasilPosgrado en Brasil
Posgrado en Brasil
 
PPT Padrão
PPT PadrãoPPT Padrão
PPT Padrão
 
Ambev - Relatório 20F (inglês)
Ambev - Relatório 20F (inglês)Ambev - Relatório 20F (inglês)
Ambev - Relatório 20F (inglês)
 
Certificate in HR Skills I & II
Certificate in HR Skills I & IICertificate in HR Skills I & II
Certificate in HR Skills I & II
 

Similar to Aborto nunca!!!

Palestra sobre aborto
Palestra sobre abortoPalestra sobre aborto
Palestra sobre abortoCaio Marcus
 
Aborto: INRI CRISTO responde
Aborto: INRI CRISTO respondeAborto: INRI CRISTO responde
Aborto: INRI CRISTO respondeAssinoê Oliveira
 
O aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaO aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaVal Ruas
 
Respeitemos a vida. aborto não!
Respeitemos a vida. aborto não!Respeitemos a vida. aborto não!
Respeitemos a vida. aborto não!Helio Cruz
 
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTOLBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTONatalino das Neves Neves
 
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptx
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptxAssistência de enf nos ciclos da vida.pptx
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptxTamiresTeixeira25
 
Lição 4 - Ética Cristã e o Aborto
Lição 4 - Ética Cristã e o AbortoLição 4 - Ética Cristã e o Aborto
Lição 4 - Ética Cristã e o AbortoÉder Tomé
 
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Robertha Furlan
 
Factos sobre a questão do Aborto
Factos sobre a questão do AbortoFactos sobre a questão do Aborto
Factos sobre a questão do Abortolourencoalmeida
 
Anna trab aborto
Anna trab abortoAnna trab aborto
Anna trab abortospynight
 
Cláudio Anaia-Factos Sobre o Aborto
Cláudio Anaia-Factos Sobre o AbortoCláudio Anaia-Factos Sobre o Aborto
Cláudio Anaia-Factos Sobre o AbortoChuck Gary
 

Similar to Aborto nunca!!! (20)

Aborto - Uma Visão Ética Cristã
Aborto - Uma Visão Ética CristãAborto - Uma Visão Ética Cristã
Aborto - Uma Visão Ética Cristã
 
Aborto
Aborto Aborto
Aborto
 
Aborto na visão Espírita
Aborto na visão EspíritaAborto na visão Espírita
Aborto na visão Espírita
 
Palestra sobre aborto
Palestra sobre abortoPalestra sobre aborto
Palestra sobre aborto
 
Aborto - da dor á uma vida de amor
Aborto - da dor á uma vida de amorAborto - da dor á uma vida de amor
Aborto - da dor á uma vida de amor
 
Aborto: INRI CRISTO responde
Aborto: INRI CRISTO respondeAborto: INRI CRISTO responde
Aborto: INRI CRISTO responde
 
O aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espíritaO aborto sob a ótica espírita
O aborto sob a ótica espírita
 
Aborto e Espiritimo
Aborto e EspiritimoAborto e Espiritimo
Aborto e Espiritimo
 
Respeitemos a vida. aborto não!
Respeitemos a vida. aborto não!Respeitemos a vida. aborto não!
Respeitemos a vida. aborto não!
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
Aborto
AbortoAborto
Aborto
 
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTOLBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO
LBA LIÇÃO 4 - A ÉTICA CRISTÃ E O ABORTO
 
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptx
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptxAssistência de enf nos ciclos da vida.pptx
Assistência de enf nos ciclos da vida.pptx
 
Lição 4 - Ética Cristã e o Aborto
Lição 4 - Ética Cristã e o AbortoLição 4 - Ética Cristã e o Aborto
Lição 4 - Ética Cristã e o Aborto
 
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
Manual de-bioetica-para-jovens-jmj-2013
 
Aborto: Uma Visão Espírita
Aborto: Uma Visão EspíritaAborto: Uma Visão Espírita
Aborto: Uma Visão Espírita
 
Espiritismo - Edição n. 16 do CH Noticias - Outubro/2016
Espiritismo - Edição n. 16 do CH Noticias - Outubro/2016Espiritismo - Edição n. 16 do CH Noticias - Outubro/2016
Espiritismo - Edição n. 16 do CH Noticias - Outubro/2016
 
Factos sobre a questão do Aborto
Factos sobre a questão do AbortoFactos sobre a questão do Aborto
Factos sobre a questão do Aborto
 
Anna trab aborto
Anna trab abortoAnna trab aborto
Anna trab aborto
 
Cláudio Anaia-Factos Sobre o Aborto
Cláudio Anaia-Factos Sobre o AbortoCláudio Anaia-Factos Sobre o Aborto
Cláudio Anaia-Factos Sobre o Aborto
 

Aborto nunca!!!

  • 1.
  • 2. 1- O aborto mata uma vida humana O que o aborto mata é uma vida humana? Célia nasceu com 21 semanas O útero tornou-se zona de fogo livre Com apenas 12 semanas de gestação o bebê é bem desenvolvido. Com 11 semanas já está formado. Só cresce e se aperfeiçoa. Já respira e urina, tem até impressões digitais.
  • 3. O aborto mata uma vida humana Com 11 semanas, quando a mãe dorme, ele dorme, mas quando desce uma escada, ouve um ruído bem forte, ele acorda. O bebê pode sentir dor e é muito sensível à luz, ao calor e ao barulho. Sua personalidade está em formação. Com oito semanas é capaz de segurar objetos com a mão. Com seis semanas, pode-se ver com um microscópio que tem 46 cromossomos em cada célula de seu corpo, logo é um ser humano...
  • 4. O aborto mata uma vida humana Cada um de nós foi um óvulo fertilizado, um embrião, uma simples célula. Tudo o que somos já estava contido nesta simples célula: cor dos olhos, do cabelo, tamanho do pé, o biótipo, etc. Nada foi acrescentado ao óvulo fertilizado que um dia fomos, exceto a nutrição. Então, quando começa a vida humana?
  • 5. 2- A vida humana começa na concepção Para o geneticista francês JéromeLejeune, descobridor da causa da Síndrome de Down, e muitos outros pesquisadores, a vida humana começa no momento da fecundação do óvulo, uma vez que a célula já contém todas as características da pessoa. Não se trata de uma coisa, mas de um ser humano, fruto da fecundação de um óvulo humano com um espermatozóide humano. A “coisa” não tem vida, não se reproduz e nem cresce por conta própria. Com a união das duas células germinais (concepção), começa o desenvolvimento de um novo indivíduo, uma nova criação não existente até o momento.
  • 6. 3- A criança abortada morre de maneira dolorosa Como o feto já sente dor após algumas semanas, a criança abortada morre de maneira dolorosa. O Dr. Bernard Nathanson chefiou a maior clínica abortiva do mundo, praticando pessoalmente mais de 5.000 abortos nos EUA. Depois converteu-se ao catolicismo.
  • 7. A criança abortada morre de maneira dolorosa O Dr. Bernard Nathanson fez um filme chamado “SilentScream (grito silencioso)”, onde mostra uma criança sendo abortada, fugindo do instrumento que a mataria. Ele viu pelo ultrassom que o feto tentou desviar-se do aparelho e os batimentos cardíacos aumentaram quando foi encontrado. Assim que seus membros foram arrancados, sua boca abriu-se, o que deu origem ao título do filme: Grito Silencioso.
  • 8. A criança abortada morre de maneira dolorosa Sucção: O bebê é aspirado do útero por um aparelho (com sucção 29 vezes mais forte que a de um aspirador de pó) e destruída como se fosse uma fruta no liquidificador. O corpo do bebê é dilacerado e aspirado.
  • 9. A criança abortada morre de maneira dolorosa Envenenamento: Insere-se uma agulha no abdômen até a bolsa d’água do bebê e injeta-se a solução de veneno. Os bebês levam mais de uma hora para morrer e, algumas vezes ainda nascem vivos. O efeito corrosivo do veneno queima e esfolia toda a pela, deixando à mostra a carne viva.
  • 10. 4- São graves as consequências espirituais para a mulher que aborta O instinto materno é um dos mais fortes na mulher. Sua consciência jamais calará diante de um aborto. O pecado de abortar é tão grave que a Igreja aplica a pena de ex-comunhão à mulher católica que o pratica. Muitas mulheres que abortaram deram testemunho que só encontraram a paz depois que se converteram e receberam o perdão de Deus.
  • 11. 5- Não é preciso abortar o filho para salvar a mãe A vida da criança é tão sagrada quanto a vida da mãe. Nunca é lícito fazer o mal para obter o bem. Se é impossível salvar duas vidas, devemos salvar uma delas. Na impossibilidade de salvar mãe e filho, o médico pode e deve salvar um deles, mas nunca por meio da morte do outro. A morte pode ser tolerada como efeito, mas nunca como fim ou meio.
  • 12. Não é preciso abortar o filho para salvar a mãe Declarações da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (28/07/94) e da Academia de Medicina do Paraguai (04/07/96) declaram que os casos de aborto “necessários” são inexistentes. Esta última chega a dizer que em casos extremos o aborto é um agravante e não uma solução ao problema. É difícil imaginar o caso em que a morte do bebê por si só seja a salvação da vida da gestante. A medicina moderna tem tecnologia para preservar a vida da mãe e do feto. Infelizmente o Ministério da Saúde estimula o aborto “terapêutico”.
  • 13. 6- Só Deus pode decidir sobre a vida e a morte A vida é algo que o homem não cria, nem dá a sim mesmo, pois não tem poder para isto; mas a recebe do Criador... E a vida lhe escapa sem que possa impedir. Ninguém pode decidir sobre a própria vida como senhor da mesma, e muito menos decidir quem poderá viver e quem deverá morrer. Os critérios de “vida feliz” são ilusórios e pessoais. Não é correto dizer: “Tal vida é infeliz e não merece ser vivida”.
  • 14. Só Deus pode decidir sobre a vida e a morte Em uma faculdade de medicina um professor propôs a seguinte situação à classe: -Baseado na situação que contarei, que conselhos dariam a certa senhora, grávida do quinto filho? O marido sofre de sífilis e tuberculose. Seu primeiro filho nasceu cego; o segundo morreu; o terceiro nasceu surdo; o quarto é tuberculoso e ela está pensando em abortar a quinta gravidez. Que conselhos vocês dariam a essa mãe? A maioria dos alunos concordou que o aborto seria a melhor alternativa. - Os que disseram SIM à ideia do aborto, saibam que acabaram de matar o grande compositor, Ludwig Van Beethoven. Mas graças a Deus, a mãe de Beethoven não o abortou.
  • 15. 7- As leis do Brasil que proíbem o aborto A Constituição Federal estabelece no caput do art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo a inviolabilidade do direito à vida...” O Código Penal, no capítulo relativo a crimes contra a vida, coloca o aborto (art. 124 a 127) e estabelece duas hipóteses em que ele não é punido; mas isso não o torna lícito e nem é um direito: I- Se não há outro meio de salvar a vida da gestante; II- Se a gravidez resultar de estupro e o aborto é precedido do consentimento da gestante. É preciso lembrar que a Medicina avançou muito e que os médicos devem estar a serviço da vida e não da morte. “Admitir a morte pelo aborto é matar seres inocentes e indefesos, e direcionar verbas públicas para tal é desrespeitar a Constituição Federal e abrir caminhos para as mais variadas formas de violência” (Associação dos Juristas Católicos, 27 de fevereiro de 1997).
  • 16. 8- A Igreja sempre foi contra o aborto O primeiro catecismo cristão, a Didaqué (90-100) dizia: “...Não matarás criança por aborto nem criança já nascida.” (2,2) Vários Concílios reforçaram a proibição do aborto. Cânon 1398: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em ex-comunhãolataesententiae. O Papa afirma: “O ser humano deve ser respeitado e tratado como uma pessoa desde sua concepção e, por isso, desde esse momento, devem-lhe ser reconhecidos os direitos da pessoa, entre os quais e primeiro de todos, o direito inviolável de cada ser humano inocente à vida.”
  • 17. 9- O embrião é um de nós O Comitê de Bioética da Itália publicou um documento chamado “Identidade e Estatuto do Embrião Humano”, onde a conclusão do texto é: “O embrião é um de nós”, é uma pessoa, é gente. O Comitê declarou ilícitas: Produção de embriões para experimentação médica, fins comerciais ou industriais. Produção de seres humanos geneticamente idênticos mediante clonagem. Criação de “quimeras”- indivíduos com células de origens genéticas diversas. Transferência de embriões humanos para úteros de animais irracionais e vice-versa. É permitido, porém, intervenções terapêuticas em embriões, desde que para proteger a vida e a saúde dos mesmos.
  • 18. Leitura Bíblica: Mc 10, 13-16 13 Então lhe traziam algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos o repreenderam. 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os proíbam, porque deles é o Reino de Deus. 15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. 16 E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.
  • 19. Uma oração pelas vítimas de aborto Santa Mãe de Deus e da Igreja, Nossa Senhora de Guadalupe, fostes escolhida pelo Pai e pelo Filho através do Espírito Santo. Sois a mulher vestida de Sol que dá à luz a Cristo enquanto Satanás, o Dragão Vermelho, espera para devorar Vosso Filho. Assim também, Herodes procurou destruir vosso Filho, Nosso Salvador Jesus Cristo, massacrando para isso tantas crianças inocentes. O mesmo se faz hoje, matando tantas crianças inocentes não-nascidas, explorando tantas mães. Ó Cheia de Graça, Auxílio dos Cristãos, pedimos-vos, protegei todas as mães e os filhos que estão em seus ventres. Para que termine o holocausto do aborto. Desejamos que as crianças inocentes não nascidas, que morreram sem o Batismo, sejam salvas. Pedimos o perdão de Deus a seus pais e assassinos e que se arrependam desse crime. Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, ouvi nossas súplicas e aceitai o brando de nossos corações! Nossa Senhora de Guadalupe, Protetora dos Nascituros, rogai por nós!