Tutorial Mendeley - Parte 3: Conhecendo o Mendeley Desktop

5,201 views
4,961 views

Published on

Adaptado do Tutorial Mendeley, elaborado pela equipe da Biblioteca Virginie Buff D´Ápice da FMVZ/USP.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,201
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
917
Actions
Shares
0
Downloads
159
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tutorial Mendeley - Parte 3: Conhecendo o Mendeley Desktop

  1. 1. TUTORIAL PARTE 3CONHECENDO O MENDELEY DESKTOP SÃO PAULO 2013
  2. 2. MENDELEYO QUE É MENDELEY ?• É um gerenciador gratuito de citações e referências• Possui duas versões: web e desktop• Funciona como uma rede social (podem ser criados grupos de pesquisa)• Funciona nos sistemas operacionais: windows, mac e linux• Possui versões para iphone e ipad
  3. 3. MENDELEYCONHECENDO O MENDELEY DESKTOP
  4. 4. ACESSO AO MENDELEY DESKTOP Para acessar a versão Mendeley Desktop, clique no ícone na área de trabalho. Atenção: O ícone será criado após a instalação da versão Mendeley Desktop. Veja o Tutorial Mendeley Criação de Conta.
  5. 5. MENDELEY DESKTOP Aparecerá uma janela para acessar a conta no Mendeley. Selecione a opção Log in to an existing account e clique em Continue.
  6. 6. MENDELEY DESKTOP Insira o e-mail cadastrado e a senha e clique em Continue.
  7. 7. MENDELEY DESKTOPAo realizar o Login, seu perfil será Barra de ferramentasaberto. Lista de registros
  8. 8. ADICIONANDO ARQUIVOS DE UMA PASTA LOCAL 1. Para importar um arquivo de uma pasta local, clique em Add documents > Add files. Importante: Para sincronizar as duas versões do Mendeley (Web e Desktop), clique em Sync Library.2. Abrirá uma janela doExplorer. Selecione oarquivo que desejaadicionar ao Mendeleye clique em Abrir.
  9. 9. ADICIONANDO ARQUIVOS DE UMA PASTA LOCALO arquivo importado aparecerá nas listas All Documents e Recently Added. Ao importar um arquivo para o Mendeley, uma ferramenta irá extrair automaticamente dados do documento, como titulo, autores, volume, fascículo, entre outros. Confira os dados, pois o Mendeley irá utilizá-los nas citações e referências. Conforme a correção dos dados, clique em Details are correct ou se estiverem incorretos/incompletos, clique em Search by title.
  10. 10. PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DE UM REGISTROOs campos de um registropodem ser preenchidos:• Manualmente, ou• Automaticamente (via inserção do DOI, PMID ou ArXiv ID.Para preencher os dadosmanualmente, basta clicarno campo desejado edigitar o texto.Para preenchimentoautomático, preencha um doscampos com um dosidentificadores numéricos: DOI.PMID, ArXivID. Ao inserir óidentificador, clique na lupa paraatualização dos dados.Importante: Confira osdados, pode ocorrer incorreçõesno preenchimento.
  11. 11. USO DE TAGS O Mendeley permite a atribuição de TAGS (Etiquetas) aos registros. Este recurso permite ao usuário atribuir uma identificação personalizada em cada documento.
  12. 12. USO DE TAGSPara realizar as buscas pelasTAGS, na coluna àesquerda, clique em Filter by mytags e selecione a TAG desejada.
  13. 13. PARA VISUALIZAR O ARQUIVOS NO MENDELEYCaso tenha inserido o arquivodo documento no Mendeley(pdf, doc, etc.), para visualizá-lo,clique no ícone correspondente.
  14. 14. VISUALIZANDO ARQUIVOS NO MENDELEY Ao clicar no arquivo do documento desejado, aparecerá uma barra de ferramentas com funcionalidades específicas.As ferramentas permitemmarcar o texto e realizar Para arquivos em PDF, caso oanotações. arquivo não seja protegido, é possível também copiar o texto.
  15. 15. INSTALANDO O PLUG-IN MS WORD 1. Para utilizar as funcionalidades do Mendeley no Word, é necessário instalar o Plug-in MS Word. 2. Para instalar o plug-in, clique em Tools e, em seguida, em Install MS Word Plugin. IMPORTANTE: O Word deve estar fechado no momento da instalação.3. O Mendeley Desktop exibirá umamensagem confirmando a instalação.Clique em OK.
  16. 16. REALIZANDO O LOGOUT NO MENDELEY DESKTOP Para realizar o Logout no Mendeley Desktop, clique em Help e, em seguida, em Reset Mendeley Desktop.
  17. 17. REALIZANDO O LOGOUT NO MENDELEY DESKTOP Digite no campo indicado a frase I want to delete all my data e, em seguida, clique no botão Delete My Data. Importante: Essa operação é recomendada para acesso do Mendeley Desktop em computadores públicos.
  18. 18. VEJA TAMBÉM OS OUTROS TUTORIAIS DO MENDELEY DISPONÍVEIS EM: BLOG DA BIBLIOTECA CYRO DE ANDRADE bibliotecaeefe.blogspot.com.br BLOG DA RBEFE rbefe.blogspot.com.br
  19. 19. Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e EsporteBiblioteca Cyro de Andrade | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte Para mais informações sobre o Mendeley, contate a equipe da Biblioteca Cyro de Andrade. Estamos à disposição! bibeefe@usp.br | reveefe@usp.br São Paulo 2013
  20. 20. Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e EsporteBiblioteca Cyro de Andrade | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte Adaptado do Tutorial Mendeley, elaborado pela equipe da Biblioteca Virginie Buff D Ápice da FMVZ/USP. Créditos: Elaboração Elza M. R. B. Faquim Solange A. Santana Revisão Solange A. Santana Rosa M. F. Zani Colaboração Neusa K. Habe Adaptação para a Biblioteca Cyro de Andrade | RBEFE Solange A. Santana São Paulo 2013 Este material foi licenciado sob uma Licença Creative Commons

×