Horta escolar maristela

345 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
345
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Horta escolar maristela

  1. 1. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CACIQUE PIRÃ Professora: Maristela Fatima Moreira Fernandes
  2. 2. HORTA ESCOLAR
  3. 3. OBJETIVO GERAL  Este projeto tem por objetivo trabalhar com a horta em geral, desde o manuseio do solo, plantio de verduras, temperos e chás. Isto tudo será trabalhado na prática, ou seja, estaremos envolvidos diretamente com a terra e as plantas. A horta em si também vem a ser um estudo mais aprofundado dentro da sala de aula.
  4. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Limpar e organizar da horta escolar;  Arar do solo;  Adubar o terreno;  Levar as crianças na horta para prática;  Organizar os canteiros;  Plantar mudas e realizar semeadura;
  5. 5.  Irrigar a horta;  Identificar através de placas;  Promover palestra com profissional da área;  Levar os alunos a perceber sobre a importância do consumo de hortaliças para uma vida saudável.
  6. 6. DESENVOLVIMENTO  O Projeto iniciou com a limpeza do local, preparação dos canteiros, adubação, com a ajuda de alguns pais;  A partir disso realizamos o plantio de mudas e sementes;  Foram confeccionadas as placas de identificação de cada hortaliça;  Foram desenvolvidos trabalhos interdisciplinar sobre o assunto.
  7. 7. AÇÕES POR DISCIPLINA  Língua Portuguesa:  1.Produção, leitura e interpretação de textos;  2. Acrósticos, palavras e frases,  Matemática:  Elaboração de problemas  Tabelas e gráficos;  Medidas.
  8. 8.  Ciências:  Importância das hortaliças na saúde;  Vitaminas, minerais;  Manejo do solo;  Geografia:  Calendário;  Épocas de plantio;
  9. 9. Produto Final  Será elaborado em livro coletivo com o nome de algumas hortaliças, seus nutrientes, época de plantio e curiosidades.  O livro será levado para casa para leitura pelos familiares.
  10. 10. PREPARAÇÃO DO TERRENO
  11. 11. PLANTIO E SEMEADURA
  12. 12. IRRIGAÇÃO DAS HORTALIÇAS
  13. 13. Atividades em sala de aula.
  14. 14. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
  15. 15. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS  NOSSA ESSÊNCIA ENCONTRA-SE NAS PEQUENAS COISAS.  NOSSO DEVER É TRANSFORMÁ-LAS.
  16. 16. CONSIDERAÇÃO FINAIS:  Através deste projeto, pudemos perceber a grande importância das verduras, no consumo diário, seus nutrientes, vitaminas e sais minerais, como função essencial ao organismo humano.  A leitura e a escrita devem ser priorizadas na sala de aula, tanto nas disciplina de Língua Portuguesa como nas demais. Deve-se garantir o uso de diferentes gêneros textuais como: carta, história em quadrinhos, narrativas, poemas, poesias, receitas, bulas, quadrinhas, crônicas, artigos de opinião, contos, regras de jogos, etc...
  17. 17.  Cabe ao professor o papel de incentivar seus alunos, proporcionando o desenvolvimento intelectual destes através de aprendizagens diversificadas, incentivo à leitura, pesquisa, socialização, reflexão, mediação e produção elaborada.  O Planejamento e a avaliação são fundamentais para o sucesso do trabalho. O envolvimento dos alunos e da comunidade fazem valer a pena o esforço e dão a certeza de que as sementes plantadas vão germinar no futuro, trazendo benefícios tanto na escola como na vida de cada um.
  18. 18. Referencial http://cultivehortaorgânica.blogspot.com.br/2011/. Acessado em 13/10/2013. http://cultivehortaorgânica.blogspot.com.br/2011. Acessado em 19/10/2013. http:revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC13 73708-. Acessado em 27/09/2013. www.infoescola.com/plantas/rabanete. Acessado em 20/10/2013. MATHIAS, João. Como plantar pepino. ........................ NANNETI, Dulcimara Carvalho. Hortaliças. SENARServiço Nacional de Aprendizagem Rural,2010.

×