Alimentação saudável-geci

5,872 views
5,680 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,872
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
100
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alimentação saudável-geci

  1. 1. Escola de Educação Básica Seara. Professora Responsável: Geci Bortocello. Turma – 3º Ano. Período – Mês de Setembro. Duração – 15 dias. JUSTIFICATIVA: Sabemos que uma alimentação saudável promove saúde e bem estar em qualquer estágio da vida, para que as crianças cresçam saudáveis é indispensável que a mesma tenha uma alimentação saudável onde favoreça todos os nutrientes necessários ao seu crescimento potencializando no processo do desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, influenciando diretamente na saúde, estudo e lazer. O projeto visa apresentar a Pirâmide Alimentar como um importante instrumento da educação, onde o mesmo possibilita o entendimento dos diferentes tipos e quantidades de alimentos necessários e recomendados para uma dieta equilibrada, portanto promovendo a saúde. Ao mesmo tempo alerta-se para as necessidades alimentares especiais como; o mau hábito alimentar substancia que fazem mal á saúde, transtornos alimentares (incluindo exageros de produtos industrializados) analisando os rótulos dos alimentos como tabelas nutricionais e validade dos mesmos.
  2. 2. OBJETIVOS GERAIS: Analisar os hábitos alimentares e a qualidade dos alimentos que os alunos juntamente com seus familiares consomem, aproveitando o momento para estabelecer hábitos de alimentação saudável. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instigar o aluno a valorizar uma boa alimentação; Demonstrar a maneira adequada na preparação de uma receita; Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções; Analisar o Sistema monetário; Organizar e classificar a origem dos alimentos; Identificar os alimentos suas fontes e funções; Criar um livro por; Distinguir adequadamente os alimentos as suas necessidades; Comparar nutrição x desenvolvimento; Instigar o aluno a entender a classificação dos alimentos com a pirâmide; Relacionar os alimentos adequado - os ao tempo de conservação; Analisar a extração do DNA de um morango.
  3. 3. CONTEÚDOS: Lendas – Contos; Cruzadas; Adivinhas; Leitura-escrita e produção de texto; Música; Dobraduras; Culinária; Dramatização; Pesquisa de preços; Confecção de Livros; Validade dos alimentos; Slides.
  4. 4. AÇÕES: 1ª etapa – Distribuir o roteiro para a realização de uma pesquisa sobre a alimentação. 2ª etapa – Produção de texto. 3ª etapa – Receita – Culinária. 4ª etapa – Palavras cruzadas. 5ª etapa – Validade dos alimentos. 6º etapa - Leitura engarrafada com fábulas. 7º etapa – Poesias. 8º etapa - Apresentação de slides da história do Camilão o Comilão. 9º etapa – Realizar o jogo “Naturalista dos tempos modernos”. As etapas acima acontecerão em sala de aula, seguindo roteiro de pesquisas, textos, leituras, receitas, dobraduras e palestra com nutricionista, entre outros. Também serão realizadas pesquisas de preços nas fruteiras para na sequencia fazer um gráfico das frutas que mais gostam depois fazer a produção de acrostico.
  5. 5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Consultar os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis mostrar com as diversas atividades realizadas no decorrer do projeto que uma alimentação, quando variada e adequada, possui nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo prevenindo e protegendo contra doenças infecciosas. Incentivar e promover situações em que os alunos tenham contato com alimentos saudáveis, para que os mesmos possam identificar conhecer e por fim degustar diferentes alimentos. MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO: Cartolina, canetão, papel pardo, imagens de alimentos, ilustração de a pirâmide alimentar, livros didáticos, tesoura, cola.
  6. 6. PRODUTO FINAL Será produzido um relatório coletivo da turma, constando o que aprenderam com o desenvolvimento do projeto para exposição na sala e divulgação para as famílias.
  7. 7. AVALIAÇÃO: Avaliar por meio de diagnósticos proporcionando momentos em que os alunos valorizem o ato de observar os alimentos, distinguindo os mesmos, estimulando e identificando seus valores nutricionais que os educandos percebam a importância da alimentação correta e sem exageros para uma vida mais saudável.
  8. 8. ANEXOS: Atividades realizadas:
  9. 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Alencar de Senti, Maria. Segurança Alimentar – Sua saúde dia – dia. São José: Alvart Editorial, 2009. Pinto R,Gerusa. O dia a dia do Professor. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA.

×