PaaS, SaaS, IaaS

  • 2,145 views
Uploaded on

O serviço Cloud Computing se divide em três categorias: SaaS ou software como serviço, PaaS (plataforma como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço).

O serviço Cloud Computing se divide em três categorias: SaaS ou software como serviço, PaaS (plataforma como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço).

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,145
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
61
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SaaS, PaaS e IaaSEntenda as divisões da computação em nuvem.
  • 2. Sobre Cloud ComputingCloud Computing (ou computação em nuvem) éum termo amplo para dar nome a variadosserviços relacionados à TI. A forma comoabrange uma vasta gama de serviços, seassemelha ao termo “web”, que desde 1996 éusado como sinônimo de Internet no Brasil.
  • 3. Sobre Cloud ComputingA Cloud Computing vem chegando e seestabelecendo para mudar em vários aspectos osserviços de TI. A capacidade de armazenamento100% online, segurança como uma palavra-chavee diminuição de custos está fazendo com que as empresas deixem cada vez mais de lado os modos de armazenamento offline para aderirem a esse tipo de serviço.
  • 4. Sobre Cloud ComputingA capacidade de edição por vários funcionáriosao mesmo tempo, reuniõesonline e o fato de nãohaver necessidade deuma estrutura físicatraz ao mundo daTecnologia umanova era, rumoà funcionalidade.
  • 5. Não.Cloud Computing é umserviço que pode serprestado de diferentesformas, que tem comobase três estruturasdiferentes.Para ler o texto completo, clique aqui.
  • 6. Mas Cloud Computing é só isso? Um bloco único que pode ser compreendido apenas como um serviço prestado a empresas?
  • 7. Software como serviço (SaaS):Do inglês, “software as a service”. É o tipo dearmazenamento online mais conhecido, utilizado, porexemplo, por servidores de e-mail. Entre as principaiscaracterísticas, estão o acesso aosdados via web, gerenciamentocentralizado, aplicações seguindoo modelo “um para muitos”,além de APIs (ApplicationProgramming Interfaces)para permitir integraçõesexternas.
  • 8. Quando utilizá-lo:Sua utilização é aconselhada quando as aplicaçõestêm necessitam acesso remoto ou móvel, como porexemplo, os softwares de CRM (gestão derelacionamento com o cliente) e gestão de redessociais, marketing e pessoas.Sua utilização também é ideal parautilizar a curto prazo ou de formasazonal, como os softwares decolaboração de projeto.
  • 9. Quando não utilizá-lo:O SaaS não é aconselhável quando asaplicações precisam de processamento dedados rápido ou em tempo real, seguem umalegislação que não permite a hospedagem dedados fora da empresa ou osrequisitos de segurança e SLAsão críticos.
  • 10. Plataforma como um serviço (PaaS):Do inglês, “platform as a service”.Este é semelhante ao SaaS. A diferença está no fatode que o primeiro trata-se de um software entreguepela web e este segundo, trata-se de um ambiente, uma plataforma, como diz o próprio nome, para criar, hospedar e gerir um software.
  • 11. Quando utilizá-lo:Quando há necessidade de trabalhos emequipe, integração e triagem de serviços eintegração de banco de dados. O Serviço é útilno momento da implementação, quando há necessidade de um ambiente complexo para a aplicação. Também é importante quando diversos desenvolvedores estão trabalhando mutuamente e em partes e há necessidade de interação externa.
  • 12. Quando não utilizá-lo:Quando a linguagem proprietária possadificultar no caso de necessidade de mudançapara outro fornecedor no futuro ou se utilizalinguagens proprietárias ou abordagens queinfluenciem no processo de
  • 13. Infraestrutura como um serviço (IaaS):Apresenta três subcategorias:a) Nuvem pública: Quando a infraestrutura estáem recursos compartilhados, padronizados e oautoatendimento acontece pela Internet; b) Nuvem privada: Infraestrutura que segue a virtualização da computação em nuvem, mas de forma privada;
  • 14. Infraestrutura como um serviço (IaaS):c) Nuvem híbrida: Combina as duasprimeiras, utilizando as características de umaou de outra quando é mais conveniente.
  • 15. Infraestrutura como um serviço (IaaS):O serviço contratado são os recursos, o monitoramento é avançado, há alta escabilidade e o custo é variável.
  • 16. Quando utilizá-lo:Quando a demanda é volátil, como por exemplo,nas lojas virtuais. Também é aconselhável paraempresas que crescem rapidamente e não hácapital para infraestrutura.desenvolvimento. Também nãoé aconselhável nos casos depersonalização, em que odesempenho do aplicativoexige hardwares ou softwaresespecíficos.
  • 17. Quando não utilizá-lo:Neste, também deve-se ter cuidado com alegislação. às vezes, não é permitida aterceirização ou o armazenamento de dados forada empresa. Não é aconselhável quando os níveis de desempenho necessários para as aplicações tenham limites de acesso ao provedor.
  • 18. Arquitetos de redeDesenvolvedores de aplicaçõesUsuários finais
  • 19. SaaS, PaaS e IaaS É importante que cada serviço prestado atenda exatamente às necessidades de cada empresa, que podem variar conforme tamanho, número de funcionários, área de atuação e outros fatores,como a legislação que a empresa segue. Os serviços Cloud são aprimorados constantemente, caminhando para um único objetivo: Praticidade e segurança em baixo custo para sua empresa.Para ler o texto completo, clique aqui.