Your SlideShare is downloading. ×
Amazonia venezuelana   terras tepuyes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Amazonia venezuelana terras tepuyes

173
views

Published on

Description of water falls and amazing rainforest pictures

Description of water falls and amazing rainforest pictures

Published in: Environment

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Gostei muito deste PPS. Estou em Portugal. Um Amigo meu Brasileiro, perguntou-me se eu podia convertê-lo em vídeo. Vejo-o agora em sua página, embora sem quaisquer créditos. Respeitando os direitos autorais, venho pedir sua colaboração e autorização para fazer essa conversão. Meus contactos: endereço electrónico: erolef@gmail. com; no Youtube: https://www.youtube.com/my_videos?o=U http://www.youtube.com/user/frespinho
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
173
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TERRAS TEPUYES MONTANHAS ACHATADAS Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², maior do que a Bélgica, o sexto maior parque do mundo, com dois bilhões de anos de existência. L I G U E O S O M
  • 2. Os tepuyes vistos de longe.Os tepuyes vistos de longe. Verdadeiras mesas de pedraVerdadeiras mesas de pedra Para quem nunca ouviu falar dessas montanhas achatadasPara quem nunca ouviu falar dessas montanhas achatadas que se erguem no meio da floresta tropical, os tepuyes da Venezuelaque se erguem no meio da floresta tropical, os tepuyes da Venezuela são formações únicas, mais antigas do que os dinossauros!são formações únicas, mais antigas do que os dinossauros! Essas mesas de pedra são áreas intocadas,Essas mesas de pedra são áreas intocadas, com paredes de mais de 700m de altura e que as mantiveram longecom paredes de mais de 700m de altura e que as mantiveram longe do alcance das pessoas, animais e vegetação,do alcance das pessoas, animais e vegetação, formando um lugar extremamente preservado.formando um lugar extremamente preservado.
  • 3. Existem cerca de 14 grandes tepuyes no mundo,Existem cerca de 14 grandes tepuyes no mundo, e todos estão em território venezuelano, exceto o Roraima,e todos estão em território venezuelano, exceto o Roraima, que faz divisa com Brasil, Guiana e - de novo - Venezuela.que faz divisa com Brasil, Guiana e - de novo - Venezuela.
  • 4. Alguns tepuyes, como o RoraimaAlguns tepuyes, como o Roraima ou o Auyan, chegam a ter mais de 20 km de largura, de uma ponta a outra.ou o Auyan, chegam a ter mais de 20 km de largura, de uma ponta a outra. No Auyan, está o famoso Salto Angel, Cataratas Angel,No Auyan, está o famoso Salto Angel, Cataratas Angel, nome nativo Parekupa-meru,nome nativo Parekupa-meru, gerado pela queda do rio Churún,gerado pela queda do rio Churún, no sudeste da Venezuela,no sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana.próximo da fronteira Brasil-Guiana. É o mais alto do mundo,É o mais alto do mundo, com 979m de alturacom 979m de altura (807m de queda sem interrupção),(807m de queda sem interrupção), Seu nome é alusivo ao aviador americanoSeu nome é alusivo ao aviador americano James Crawford Angel, primeira pessoaJames Crawford Angel, primeira pessoa a avistá-lo (18.11.1933).a avistá-lo (18.11.1933).
  • 5. E, se você tiver a oportunidade de um dia ir a um tepuye,E, se você tiver a oportunidade de um dia ir a um tepuye, não pense duas vezes.não pense duas vezes. O lugar é a lua na terra.O lugar é a lua na terra. Falar desses lugares daria um livro,Falar desses lugares daria um livro, portanto vamos às imagens.portanto vamos às imagens.