Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,717
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Cordilheira dos Andes
  • 2. Introdução
    Este trabalho foi-nos proposto pelo professor de Biologia/Geologia ,Carlos Filipe, no âmbito de estudo dos limites de placas.
    Optamos pela Cordilheira dos Andes, pois despertou-nos um certo interesse pela razão de ser a maior Cordilheira do planeta.
  • 3. Cordilheira dos Andes
    A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul.
  • 4. Formação da Cordilheira
    A Cordilheira é resultante de um choque ocorrido no interior da Terra entre duas placas tectónicas. Estas flutuam no magma, uma solução incandescente de rocha fundida com temperatura até 1560ºC, que de vez ou outra é lançada na superfície terrestre através de fendas e crateras vulcânicas. Como acontece com todo os líquidos quentes, o magma gira; e ao girar empurra as placas num certo sentido, fazendo com que estas choquem. Há milhões de anos, a do Pacífico moveu-se, encontrando a placa Sul-Americana, e como é das mais pesadas entrou por baixo da outra fazendo-a subir e dando origem, assim, ao longo encadeamento das elevações que hoje formam a Cordilheira dos Andes.
  • 5. Cordilheira dos Andes
    É a maior cadeia de montanhas do mundo, em extensão, no lado ocidental eleva-se abruptamente formando uma vasta muralha, enquanto no lado oriental apresenta um declive mais suave. A sua secção sul consiste em elevações não muito altas, mas do centro do Chile e Argentina para o norte e até à Colômbia forma um alto e largo planalto coroado por várias Cordilheira com elevados picos vulcânicos alguns activos e outros extintos.
    Entre eles o Ojos Del Salgado, com 6893 metros de altitude, considerado o vulcão mais alto do mundo situado na fronteira entre a Argentina e o Chile; o Catopaxi, no Equador com 5879 metros; o Licacabur com 5930 metros na fronteira do Chile com o extremo sul da Bolívia e o El Misti com 5825 metros no Sudeste do Peru.
  • 6. Localização Geográfica
    Os Andes estendem-se pela Venezuela até à Patagónia atravessando todo o continente Sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia.
  • 7. Placas Intervenientes
    As placas intervenientes são:
    Placa de Nazca
    Placa Sul-Americana
  • 8. Tipos de Limite
    A Cordilheira dos Andes tem limites convergentes destrutivos.
    Legenda
    Placa Tectónica 1-Nazca
    Placa Tectónica 2-Placa Sul-Americana
  • 9. Consequências
    O choque entre placas levou à formação de vulcões e à ocorrência de sismos.
    O tipo de vulcanismo é explosivo.
  • 10. Vulcões e Picos existentes nos AndesBolívia
    Por exemplo:
    Licancabur é um vulcão localizado nas proximidades de San Pedro do Atacama. É possível avistá-lo praticamente o tempo todo.
    A ascensão ao vulcão pode ser realizada, chegando no topo dos seus 5916 metros de altitude.
    É um vulcão considerado semi-ativo e não há data oficial da sua última erupção.
  • 11. Montanhas e VulcõesBolívia
    Ancohuma - 6,427 m Cabaray - 5,860 m Chacaltaya - 5,421 m Huayna Potosí - 6,088 m Illampu - 6,368 m Illimani - 6,438 m Macizo de Larancagua - 5,520 m Macizo de Pacuni - 5,400 m Nevado Anallajsi - 5,750 m Nevado Sajama - 6,542 m Patilla Pata - 5,300 m Tata Sabaya - 5,430 m
  • 12. ….Peru
    O Misti é um vulcão no formato de cone localizado no sudoeste do Peru, próximo de Arequipa. Tem 5822 m de altitude, é um dos símbolos da cidade que é a segunda maior do Peru.Estudos geológicos indicam que o Misti teve pelo menos 5 pequenas erupções no século XX, mas a última grande erupção ocorreu em 1870.
  • 13. Montanhas e VulcõesPeru
    Alpamayo - 5,947 m Carnicero - 5,960 m El Misti - 5,822 m El Toro - 5,830 m Huascarán - 6,768 m Jirishanca - 6,094 m Rasac - 6,040 m Rondoy - 5,870 m Sarapo - 6,127 m Seria Norte - 5,860 m Siula Grande - 6,344 m Yerupaja - 6,635 m Yerupaja Chico - 6,089 m
  • 14. Alpamayo, Peru
  • 15. …Chile
    Chaitén é um vulcão localizado em Los Lagos. O vulcão localiza-se a cerca de 1.200 km ao sul da capital chilena Santiago. A sua altitude máxima é de 1.122 metros (3.681 pés) e situa-se próximo de áreas povoadas. Sua última erupção ocorreu em Maio de 2008, após cerca de 10 milhares de anos sem erupções.
  • 16. Montanhas e VulcõesChile
    Monte San Valentin - 4,058 m Cerro Paine Grande - 2,750 m Cerro Macá - 2,300 m Monte Darwin - 2,500 m
  • 17. Clima
    O clima nos Andes é muito variável, pois depende da latitude e da altitude, e a temperatura amena ate aos 2000 metros, mesmo em plena região tropical.
    Acima disso, assume valores muito baixos, chegando ao ponto dos seu picos mais elevados estarem sempre cobertos de neve.
  • 18. Licancabur-Fronteira entre o Chile e a Bolívia
  • 19. Alguns tipos de Rochas
    A cordilheira é composta por vários tipos de rochas, havendo nas regiões próximas aos vulcões, recobrimento de lavas, cinzas e materiais vulcânicos. Em outras, grandes depósitos de minerais importantes, como o ouro, a prata, o cobre, o estanho, o salitre, etc.
  • 20. Conclusão
    Com este trabalho ficamos a conhecer algumas das características mais relevantes da Cordilheira dos Andes.
    Tivemos algumas dificuldades no assunto relativo à Cordilheira dos Andes, mas conseguimos fazer o melhor que podíamos, aprendendo assim algumas coisas acerca do à à cerca do assunto.
  • 21. Bibliografia
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/argentina/cordilheira-dos-andes.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordilheira_dos_Andes
    http://www.guiageo-americas.com/mapas/andes-imagem.htm
    http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&source=hp&q=cordilheira+dos+andes&gbv=2&aq=f&oq
    http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1479439