Situação de Aprendizagem
“Meu primeiro beijo”
Antônio Barreto
“O Primeiro Beijo”, de Antônio Barreto.
8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Situação idealizada para trabalhar como
atividad...
Inicialmente o professor deve apresentar
o vídeo em anexo:
http://www.youtube.com/watch?v=kI_N4njmC6U
Antes, deve informar...
Oralidade:
- Qual a importância do beijo em uma relação?
- O primeiro beijo costuma vir acompanhado de
que sentimento?
- A...
Apresentar o título do texto a ser lido:
“Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto.
- A que remete o título do texto?
- O pr...
É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus,
na volta da escola. E sabem com quem? com o Cultura
Inútil! Po...
Não sei se numa aula de Biologia ou de
Química, o Culta tinha me mandado um dos
seus milhares de bilhetinhos:
“Você é a gl...
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso.
Paracelso era outro apelido dele. Assinou com
letrinha tão minúscula que quas...
– Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia?
– Fiz cara de desentendida.
– Dependendo do beijo, a gente põe em ação
29 m...
A gente também gasta, na saliva, nada
menos que 9 mg de água; 0,7 mg de
albumina; 0,18 g de substâncias orgânica;
0,711 mg...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e,
tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos
olhando, de pe...
Desci, cheguei em casa, nos
beijamos de novo no portão
do prédio, e aí ficamos
apaixonados por vária
semanas. Até que o mu...
O beijo é inspiração para
diferentes manifestações
artísticas, veja como ele foi
retratado nas artes plásticas:
“O beijo”, em traços
cubistas, fica em
segundo planto diante
do traçado do artista.
"O Beijo" é uma escultura
do artista r...
Antônio Canova:
Modelo em gesso
patinado do grupo
de Psiquê revivida
pelo beijo de Eros.
Os deuses também
beijam.
Romero Britto: O
beijo colorido da
Pop Art.
Roy Lichtenstein:
O beijo da Pop Art
Americana
Deixem sua sugestão
para melhorar nossa
situação de
aprendizagem!
Para não fugir do
assunto...
Até a próxima.
Manulani.
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Situação de aprendizagem

202
-1

Published on

Situação de Aprendizagem

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
202
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Situação de aprendizagem

  1. 1. Situação de Aprendizagem “Meu primeiro beijo” Antônio Barreto
  2. 2. “O Primeiro Beijo”, de Antônio Barreto. 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Situação idealizada para trabalhar como atividade permanente de leitura, visa o desenvolvimento da capacidade leitora.
  3. 3. Inicialmente o professor deve apresentar o vídeo em anexo: http://www.youtube.com/watch?v=kI_N4njmC6U Antes, deve informar aos alunos sobre a origem do vídeo: Trata-se de uma cena do filme “Meu primeiro amor”, na qual a protagonista, Vada, dá o seu primeiro beijo no melhor amigo, Thomas. No filme, o primeiro beijo não parece uma experiência “muito emocionante”.
  4. 4. Oralidade: - Qual a importância do beijo em uma relação? - O primeiro beijo costuma vir acompanhado de que sentimento? - A reação das personagens, após o primeiro beijo, é a esperada? Por quê? (Avisar que a fala das personagens após o beijo, faz parte do juramento à bandeira americana)
  5. 5. Apresentar o título do texto a ser lido: “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto. - A que remete o título do texto? - O pronome possessivo “meu” pode ser uma pista sobre o gênero textual do texto? Explique.
  6. 6. É dificil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim… ( Pausa 1: Por que parece difícil acreditar que o primeiro beijo aconteceu em um ônibus? Cultura Inútil parece ser o apelido do garoto, que inferências podemos fazer de alguém chamado assim?)
  7. 7. Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: “Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso” (Pausa 2: Qual o tipo de relação entre eles? - chamar a atenção para os “milhares de bilhetinhos” e para a forma reduzida do apelido “Culta” / Que outro apelido o garoto possui?)
  8. 8. E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher…E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: (Pausa 3: Qual o assunto do papo do Cultura Inútil? O que se espera de alguém apelidado assim?)
  9. 9. – Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? – Fiz cara de desentendida. – Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. – Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: (Pausa 4: Você sabe o que é perdigoto, pelo contexto dá para deduzir o significado?)
  10. 10. A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias… (Pausa 5: O clima parece favorável para que aconteça um beijo? )
  11. 11. Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. (Pausa 6: Eles se beijaram. O que vai acontecer agora?)
  12. 12. Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram…e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível! (Quanto tempo parece ter durado o romance? O final foi o esperado por você? Agora que você já leu o texto, a que gênero narrativo ele pertence?)
  13. 13. O beijo é inspiração para diferentes manifestações artísticas, veja como ele foi retratado nas artes plásticas:
  14. 14. “O beijo”, em traços cubistas, fica em segundo planto diante do traçado do artista. "O Beijo" é uma escultura do artista romeno Constantin Brancusi, que mostra dois amantes entrelaçados num beijo apaixonado só se distinguem o suficiente para serem identificáveis como indivíduos diferentes.
  15. 15. Antônio Canova: Modelo em gesso patinado do grupo de Psiquê revivida pelo beijo de Eros. Os deuses também beijam.
  16. 16. Romero Britto: O beijo colorido da Pop Art.
  17. 17. Roy Lichtenstein: O beijo da Pop Art Americana
  18. 18. Deixem sua sugestão para melhorar nossa situação de aprendizagem! Para não fugir do assunto... Até a próxima. Manulani.

×