CERBASI, G. Casais inteligentes enriquecem juntos: construindo o ninho.São Paulo: Gente, 2004. p. 55-56. (Adaptado).QUESTÃ...
Na questão 02, a letra D apresenta ideia de adição.INSTRUÇÃO: Para responder as questões 03 e 04, leia o TEXTO 2.
SILVEIRA, M.; CORNACHIONE, D. O seu, o meu e o nosso. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2011...
Apesar de a letra D apresentar um dado de pesquisa, ao mencionar “o poder do casamento”, olocutor opina sobre o resultado ...
QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.
A palavra animalzinho representa literalmente o tamanho do animal. Na letra D, a palavrahomenzinhos poderia ser interpreta...
QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.
QUESTÃO 14Assinale a alternativa em que a oposição de ideias NÃO é encontrada no poema O açúcar.A) Claro e escuro.B) Doce ...
A) hipócrita, porque utiliza benefícios da produção por meio de artifícios. (a todo momentoda narrativa O exército de um h...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Prova Coltec 2013 - análise

2,898 views
2,650 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,898
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Prova Coltec 2013 - análise

  1. 1. CERBASI, G. Casais inteligentes enriquecem juntos: construindo o ninho.São Paulo: Gente, 2004. p. 55-56. (Adaptado).QUESTÃO 01No TEXTO 1, é CORRETO inferir que, segundo o autor, o aluguel é um ótimo negóciopara inquilinos, porque elesA) aguardam melhores condições de compra.B) alugam em bairros desvalorizados.C) evitam gastos com a manutenção.D) lucram com o investimento do dinheiro. (resposta no trecho: “Entre comprar uma casa àvista e alugar outra do mesmo valor, é melhor alugar.”)
  2. 2. Na questão 02, a letra D apresenta ideia de adição.INSTRUÇÃO: Para responder as questões 03 e 04, leia o TEXTO 2.
  3. 3. SILVEIRA, M.; CORNACHIONE, D. O seu, o meu e o nosso. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2011/11/o-seu-o-meu-e-o-nosso.html>. Acesso em 27 maio 2012. (Adaptado).Na letra C, há, somente, o deslocamento do adjunto adverbial, por isso não há mudança desentido.QUESTÃO 04Releia este trecho relacionando-o com a imagem do casal que o acompanha:“Divida o dinheiro da família em três contas. Uma comum aos dois e outra para cadaum usar como quiser.”Com essas informações verbais e visuais é INCORRETOA) um casal de costas um para o outro, representando a partilha do total de dinheiro.B) um casal olhando na mesma direção, representando desapego pelo dinheiro.(Desapego pelo dinheiro é uma ação que vai de encontro ao objetivo do texto, já que elesugere economia deste)C) uma divisão em três contas do dinheiro total do casal.D) uma soma de dinheiro em conjunto menor que a individual.
  4. 4. Apesar de a letra D apresentar um dado de pesquisa, ao mencionar “o poder do casamento”, olocutor opina sobre o resultado da pesquisa e se mostra favorável ao casamento.QUESTÃO 06O objetivo de usarmos verbos no modo imperativo é aconselhar, ordenar, sugerir, instruir.Na letra C fica explícito o conselho (palavra inclusive utilizada no trecho), mesmo nãohavendo o uso do modo imperativo.INSTRUÇÃO: As questões de 07 a 13 baseiam-se no livro O Exército de um homem só,de Moacyr Scliar.QUESTÃO 07Associando o TEXTO 2 com o livro O exército de um homem só, é CORRETO afirmar queMayer Guinzburg e Leia é um exemplo de casal queA) atua em dupla, soma inteligências e toma decisões melhores.B) compartilha os bens materiais adquiridos antes e depois do matrimônio.C) perde o patrimônio ao longo de um período de anos antes e depois da separação.D) se torna menos que a soma das duas partes, gerando separações destrutivas. (o casaldo livro, ao se separar, perde bens, exemplo disso é Mayer que vai – levado pelo filho –até morar em uma pensão, pois não tem condições de se manter.)
  5. 5. QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.
  6. 6. A palavra animalzinho representa literalmente o tamanho do animal. Na letra D, a palavrahomenzinhos poderia ser interpretada com sentido literal pelo tamanho dos homens, porém,como estes eram fruto da imaginação do protagonista e ele já os imaginava como um exércitode homens pequenos (poderia tê-los imaginado no tamanho real), o diminutivo se apresenta,sim, com ideia negativa e inferiorizada.QUESTÃO 10Em O exército de um homem só, o protagonista da história transformou a sua construtoraem mais uma Nova Birobidjan. A alternativa que NÃO confirma esse fato é aA) criação de um clube social para seus funcionários. (o objetivo da construção do clubenão se relaciona com os ideais da criação de Nova Birobidjan, e, sim, com arepresentação de sua prosperidade. As ideias socialistas aqui existem, mas não serelacionam com a criação de uma comunidade.)B) existência de um ritual de hasteamento de bandeira.C) implantação de um plano quadrienal de desenvolvimento.D) produção de um jornal de informações tendenciosas.QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.
  7. 7. QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.
  8. 8. QUESTÃO 14Assinale a alternativa em que a oposição de ideias NÃO é encontrada no poema O açúcar.A) Claro e escuro.B) Doce e amargo.C) Industrial e natural. (a oposição de ideias não é clara entre estas palavras no poema)D) Urbano e rural.
  9. 9. A) hipócrita, porque utiliza benefícios da produção por meio de artifícios. (a todo momentoda narrativa O exército de um homem só, o protagonista se mostra hipócrita por exaltarideais socialistas e agir de forma capitalista selvagem)B) inconsequente, porque desconsidera o resultado da decisão tomada.C) nobre, porque valoriza o trabalho dos seus companheiros.D) realista, porque questiona os modos de distribuição da produção.QUESTÃO QUE CONFIRMA A IDEIA DE QUE LER SOMENTE O RESUMO DE LIVRO OU ESTUDO DEOBRA NÃO GARANTE A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES.

×