Reino vegetal 1

3,823 views
3,385 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,823
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
81
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reino vegetal 1

  1. 1. Reino vegetalouMetaphyta ouPlantae
  2. 2. Reino Vegetal Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas musgos hepáticas musgos samambaias Samambaiaçusamambaias
  3. 3. Características geraisO Reino vegetal reúne asplantas ou vegetais, taiscomo, musgos,samambaias, pinheiros,árvores, arbustos, etc. Sãoorganismos eucariontes,multicelulares eautótrofos. Nasclassificações antigas estereino também incluía asalgas.
  4. 4. Classificação ex: Musgos e hepáticasCriptógamas Briófitasou Vegetais ex: Samambaias e avencasintermediários Pteridófitas ex: Pinheiro do Paraná Gimnospermas AngiospermasFanerógamas qualquer planta que produzou vegetais fruto (ex: mangueira,superiores cajueiro, laranjeira, abacateiro...)
  5. 5. musgos hepáticas Briófitasmusgos musgos
  6. 6. Pteridófita (samambaia) soros da samambaia Pteridófitas Samambaiaçu
  7. 7. soros da avenca Avenca (pteridófita)Pteridófitas
  8. 8. Pinha ou estróbilo ou flor pinha fecundada Pinheiro do Paraná Pinha madura Pinha imatura sequóia semente semente ou pinhãoGimnospermas Pinus
  9. 9. cycas ciprestes gimnospermas
  10. 10. Angiospermas
  11. 11. Mangueira LaranjeiraIpê amarelo Flor de Quaresmeira Coqueiro
  12. 12. Os nomes dos grupos de plantas•Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama,cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavrasignifica, portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja,sem semente.•Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama,relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estruturareprodutiva visível". São plantas que possuem semente.•Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta,e sperma, semente. Esta palavra significa, portanto, "planta com semente adescoberto" ou "semente nua".•Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste casoé o fruto) e sperma, semente. A palavra significa, "planta com sementeguardada no interior do fruto".
  13. 13. Briófitas
  14. 14. Quais são as principais características das Briófitas? 1. São plantas Criptógamas (não produzem flor, semente ou fruto) 2. Foram as primeiras plantas que ocuparam o ambiente terrestre; 3. Vivem em ambientes úmidos, pois dependem da água do meio ambiente para a fecundação; 4. São as únicas plantas avasculares, ou seja, sem tecidos condutores de seivas (xilema e floema). Devido a esta característica apresentam um pequeno porte (alguns centímetros) e o transporte das seivas é realizado lentamente de uma célula para outra, por difusão ou por osmose; 5. São seres haplodiplobiontes, onde a fase gametofítica(n) é duradoura e a esporofítica(2n) é passageira; 6. Neste grupo o gametófito é dióico (“sexo separado”,ou seja, tem o gametófito masculino separado do gametófito feminino); 7. Nas briófitas a fase de esporófito(2n) é dependente do gametófito(n) feminino quanto a nutrição.
  15. 15. Ciclo reprodutor de um Musgo
  16. 16. Pteridófitas
  17. 17. Quais são as principais características das Pteridófitas?  1. São plantas criptógamas;  2. Foi o segundo grupo vegetal na escala evolutiva das plantas, e o primeiro a possuir vasos condutores de seivas, ou seja, são vasculares;  3. A presença da vascularidade permitiu a elas crescerem mais que as briófitas;  4. Também vivem em ambientes úmidos, pois assim como as briófitas necessitam da ajuda da água do meio para a fecundação;  5. Assim como todas as plantas são seres haplodiplobiontes, sendo a fase esporofítica(2n) duradoura e a gametofítica(n) passageira;  6. Reproduzem-se por metagênese ou alternância de gerações;  7. Neste grupo o gametófito(n) é monóico ou hermafrodita (possui os dois aparelhos reprodutores no mesmo indivíduo);  8. A fase de gametófito ou gametofítica é chamada de prótalo (parece um coração de bigode).
  18. 18. Gimnospermas
  19. 19. Pinheiro do Paraná estróbilo ou pinha ou “flor” do pinheiro Sequóia gigante
  20. 20. Sequóia gigante
  21. 21. Sequóias gigantes
  22. 22. Quais são as principais características dasGimnospermas? São plantas fanerógamas, ou seja, produzem flor e semente, duas estruturas que aparecem pela primeira vez na evolução das plantas; Suas flores denominam-se estróbilos ou pinhas, elas não possuem elementos de atração para os polinizadores, por isso são polinizadas pelo vento. Foram as primeiras plantas a conquistarem definitivamente o ambiente terrestre, pois não dependem mais da água do ambiente para a fecundação e seu “filhote ou bebê” fica protegido em uma estrutura que possui reservas e uma capa que o protege contra a desidratação, ou seja, a semente; São plantas vasculares, sendo a maioria árvores lenhosas (de grande porte); São plantas espermatófitas (produtoras de sementes); São plantas sifonógamas, ou seja , produzem grão de pólen e tubo polínico; São seres haplodiplobiontes, onde a fase de esporófito(2n) é duradoura e a de gametófito(n) é passageira; Reproduzem-se por metagênese ou alternância de gerações, assim como todas as plantas.
  23. 23. Angiospermas
  24. 24. Quais são as principais características dasangiospermas? São plantas fanerógamas (produzem flor e semente); São espermatófitas (produtoras de sementes); São as únicas plantas que produzem semente protegida por fruto; Geralmente produzem flores coloridas, cheirosas, que produzem néctar, por isso são polinizadas por animais, tais como, insetos (abelhas, borboletas, formigas...), passarinhos (ex:beija-flor) ou até mesmo algumas espécies de mamíferos voadores (ex: morcegos nectívoros); É o grupo vegetal mais recente e mais abundante da Terra. Esse sucesso na dispersão se deve ao fato de serem as únicas plantas que produzem fruto, uma estrutura que além de proteger a semente serve de elemento de atração para os animais dispersores de sementes, ou seja, aqueles que comem o fruto e eliminam as sementes através das fezes; Também não dependem mais da água do meio para a reprodução, pois produzem grão de pólen e tubo polínico; Como é um grupo muito numeroso foi subdividida em dois outros grupos, as angiospermas monocotiledôneas e as angiospermas dicotiledôneas;
  25. 25. Entendendo uma gimnosperma Estômato
  26. 26. Monocotiledôneas e Dicotiledôneas Monocotiledôneas DicotiledôneasUm cotilédone na semente Dois cotilédones na sementeRaízes fasciculadas. Geralmente não engrossam. Raízes axiais. Geralmente engrossamCaules com feixes condutores em que o xilema e o Caules com feixes de condutores em que o xilema e ofloema não estão separados e por isso, salvo raras floema estão separados.Normalmente engrossam.exceções, não engrossam. Folhas com nervuras ramificadas (reticuladas ouFolhas com nervuras paralelas, estômatos nas duas peninérveas), estômatos apenas na epidermeepidermes. inferior. Flores heteroclamídeas (com perianto formado porFlores geralmente homeoclamídeas (com perigônio sépalas e pétalas diferentes). Dímeras, tetrâmeras ouformado por sépalas) e trímeras. pentâmeras.
  27. 27. Anatomia das Flores

×