Origem do universo prof. del

3,225 views
3,454 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,225
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,031
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Origem do universo prof. del

  1. 1. GaláxiasSistema Solar (Via Láctea) Terra Vida Homem
  2. 2. Uma pequena história...O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estadoinicial de alta compressão, numa explosão repentina, o resultado foi umaviolentíssima explosão que deu origem aos planetas, estrelas e etc.
  3. 3. Aglomerados degaláxias
  4. 4. Estrelas •Galáxias •Aglomerados de •Sol Estrelas •Aglomerados •Planetas Como a •Nebulosas e •LuasO Universo •Nuvens moleculares •Superaglomerados Via láctea •Cometas •Sistema Solar •Meteoros •Vazios •Quasares •Buracos negros •Asteroides •pulsares •Poeira Graaaaande ………………………… peequeeno
  5. 5. VIA LACTEA (mais de 100 bilhões de estrelas).
  6. 6. O SOL É UMA DAS 100 BILHÕES DE ESTRELAS DA VIA-LÁCTEA
  7. 7. ORIGEM DO SOL •ATRAÇÃO DE GASES E POEIRAS •AUMENTO DA MASSA CENTRAL •AUMENTO DA FORÇA GRAVITACIONAL •MAIOR ATRAÇÃO DE GASES E POEIRAS TEMPERATURA DO SOL (10 000 000 ºC) REAÇÕES DE FUSÃO NUCLEAR H He
  8. 8. MERCÚRIO VENUS – ESTRELA DA MANHÃ (DALVA) TERRA - NOSSA CASA
  9. 9. MARTE SATURNO JÚPITER PLUTÃO URANO NETUNO
  10. 10. Nebulosas: gás e poeira Nebulosa planetária: fim da vida de uma estrela como o SolBerçário de estrelas Explosão de supernova: fim da vida de estrelas massivas, formação de estrelas de nêutrons e buracos negros
  11. 11. COMETAS BURACO NEGRO A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h.
  12. 12. A idade da Terra éde, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos.Ou seja, durante 10 bilhões de anos oUniverso esteve em franca atividade.Se expandindo cada vez mais.Estrelas, planetas, satélites e asteroides seformando.Poeira cósmica e rochas, atraídos pela forçada gravidade, se colaram.Formando uma gigantesca massa derochas.Disforme e incandescente.Nascia nosso planeta!Nascia o planeta Terra!
  13. 13. Há 4,5 bilhões de anos, a Terra era uma bola de fogo, constituída por elementos incandescentes.Pouco a pouco, nosso planeta começou aesfriar.Esse "pouco a pouco" levou bilhões de anos.A superfície terrestre solidificava-selentamente, e emanava gases e vaporesprovenientes das rochas.
  14. 14. A atmosfera apareceu.E espessas camadas de nuvens, queenvolveram a Terra, escureceram-na porcompletoE o resfriamento prosseguiu pormilhões de anos. Só o fogo dos vulcões e as fortes descargas de eletricidade, acumulada no ar, iluminavam as trevas.
  15. 15. Um dia, a condensação dovapor provocou a queda de chuvastorrenciais; dilúvio que durou séculos. As depressões da crostaterrestre foram submersas: formaram-semares e oceanos, que à princípioferviam. Colunas de vapor pairavamsobre eles. Depois, o borbulhar cessou masas águas permaneceram escaldantes. Aos poucos, as rochas esfriarame o mar arrefeceu, tornando possível oaparecimento das primeiras vidasaquáticas.
  16. 16. Mais tarde, a vidasurgiu também naterra firme, comocorrência deplantas e animaissuperiores.
  17. 17. ESTROMATÓLITOSA palavra estromatólito vemdo grego, de stroma quesignifica camada ede lithos que significa rochas.Um estromatólito éuma rocha formada por tapetede calcário produzidopor microorganismos no fundo Os estromatólitos são um dos vestígios dede mares rasos, que se vida mais antigos na Terra, foramacumula até formar uma encontrados à 3,5 mil milhões de anosespécie de recife.
  18. 18. Duas teorias se formaram para explicar a origem da vida GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE)SURGIMENTO DE SERES VIVOS PORMECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS BIOGÊNESE SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS REPRODUTIVOS
  19. 19. Aristóteles, autor da abiogênese, afirmava queas espécies surgiam por geraçãoespontânea, ou seja, existiam diversasfórmulas que dariam origem às diferentesespécies. Segundo ele, os organismos podiamsurgir a partir de uma massa inanimadasegundo um princípio ativo (porexemplo, nascer um rato da combinação deuma camisa suja e de um pouco de milho).
  20. 20. As folhas que caemdas árvores ao entrarem contato com a As folhas que caem daságua formaria os árvores ao entrar empeixes contato com o solo formaria as aves Portanto, na abiogênese, da matéria bruta poderia se originar uma vida
  21. 21. Aristóteles Van Helmont (1577-1644)Divulgou uma receita para criarcamundongos aonde deveria sercolocada uma camisa suada em contatocom gérmen de trigo, abandonada emum lugar escuro. Após 21 dias, produziriaratos. Neste caso o princípio ativo seria o suorhumano.
  22. 22. fez várias experiências com frascos de vidro contendo "caldosnutritivos" abertos e fechados, aquecidos ou não, conseguindoproliferação de microrganismos em todos os casos . Onde osmicrorganismos só poderiam ter aparecido através da "geraçãoespontânea" já que os caldos foram aquecidos e as possíveis formas vivasforam eliminadas. Dizia que existia um tipo de "força vital“(princípio ativo) que era responsável pelo aparecimento dosmicrorganismos Caldo nutritivo microorganismos
  23. 23. Questionou o experimento de Needham afirmando que estetinha aquecido os frascos a uma temperatura baixa e que poresse motivo nem todos os microrganismos tinham morrido,possibilitando assim nova multiplicação. Partindo dessahipótese realizou um novo experimento:
  24. 24. Francesco Redi É conhecido pela sua experiência realizada em 1668 que se considera um dos primeiros passos para a derrubada da abiogênese. O saber do seu tempo considerava que as larvas se formavam naturalmente a partir de carne putrefação. Na sua experiência, Redi utilizou 3 frascos, nos quais colocou carne em estado de putrefação. Selou fortemente um deles, deixou outro aberto e cobriu o terceiro com gaze. Desenvolveram-se larvas no frasco aberto e sobre a gaze do frasco correspondente. Não se desenvolveram larvas em nenhuma parte do frasco selado.
  25. 25. LOUIS PASTEURLouis Pasteur (1822 – 1895)“RESOLVEU” A POLÊMICA DA ORIGEM DOS MICROORGANISMOS Inventor do processo conhecido como pasteurização, o químico e biólogo francês Louis Pasteur realizou uma obra científica notável, que não só abriu novos caminhos aos estudos sobre a origem da vida como contribuiu de forma decisiva para a evolução da indústria. Contam-se entre suas realizações as pesquisas sobre doenças infecciosas, meios de contágio, prevenção e controle.
  26. 26. EXPERIÊNCIAAMOLECEU COM FOGO 4 GARGALOS DE VIDROS COM CALDONUTRITIVO CURVANDO-OS NA FORMA DE PESCOÇO DE CISNE (FIM DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA)
  27. 27.  As chuvas lavavam as rochas eNa atmosfera primitiva do nosso conduziam as proteínas para osplaneta, existiriam metano, amônia, h mares. Surgia uma "sopa deidrogênio e vapor de água. Sob altas proteínas" nas águas mornas dostemperaturas, em presença de centelhas mares primitivos. As proteínaselétricas e raios ultravioletas, tais gases dissolvidas em água formavamteriam se combinado, originando coloides. Os coloides seaminoácidos, que ficavam flutuando interpenetravam e originavamna atmosfera. Com a saturação de os coacervados. Os coacervados englobavam moléculas deumidade da atmosfera, começaram a nucleoproteínas.ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram Depois, organizavam-se emarrastados para o solo.Submetidos a gotículas delimitadas por membranaaquecimento prolongado, os lipoproteica. Surgiam as primeirasaminoácidos combinavam-se uns com células.os outros, formando proteínas.
  28. 28. Em 1953 Stanley Miller, naUniversidade de Chicago,realizou em laboratório umaexperiência. Colocou num balãode vidro: metano, amônia,hidrogênio e vapor de água.Submeteu-os a aquecimentoprolongado. Uma centelhaelétrica de alta tensão cortavacontinuamente o ambiente ondeestavam contidos os gases. Aofim de certo tempo, Millercomprovou o aparecimento demoléculas de aminoácido nointerior do balão, que seacumulavam no tubo em U.

×