Membrana plasmática prof. delminda

1,115 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,115
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Membrana plasmática prof. delminda

  1. 1. Transportes
  2. 2. MEMBRANA PLASMÁTICA  Estrutura: Mosaico FluidoCamada lipídica Glicocálix Proteína globular
  3. 3. Transporte através daMembrana Transporte  1. Osmose  Permite o transporte de ÁGUA do meio Passivo MENOS para o MAISNÃO há gasto de concentrado, tentando igualar as concentrações.energia1. Osmose2. Difusão
  4. 4. Meio hipotônico- soluções menosconcentradas que o citoplasma.Meio hipertônico- soluções maisconcentradas que o citoplasma.Meio isotônico- o meio que circunda a célulatem concentração do soluto equivalente a dolíquido citoplasmático.
  5. 5. Hemólise – Exemplo em Hemácia
  6. 6. DIFUSÃOÉ o transporte de moléculas (ex.: íons) poruma membrana permeável.Simples
  7. 7. Facilitada: o transporte é auxiliado porpermeases.
  8. 8. TRANSPORTE ATIVO É CONTRA o gradiente de concentração, ou seja, do meio MENOS concentrado para o MAIS concentrado.Há gasto de energia. Ex.: Bomba de Na+ e K+
  9. 9. ENDOCITOSE OU TRANSPORTE EMBLOCO- Fagocitose É o processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas, pela emissão de pseudópodos. Temos como exemplo a alimentação das amebas e a atuação dos macrófagos que fagocitam os antígenos. Após a fagocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de fagossomo.
  10. 10. PINOCITOSE Processo pelo qual a célula engloba gotículas de líquido por invaginações de membrana. Após a Pinocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de pinossomo.
  11. 11. EXOCITOSE É o mecanismo pelo qual as macromoléculas contidas em vesículas citoplasmáticas: são transportadas desde o interior celular até a membrana plasmática, para serem vertidas ao meio extracelular. Isto requer que a membrana da vesícula e a membrana plasmática se fundem para que possa ser vertido o conteúdo da vesícula ao meio.
  12. 12. Especializações:•São modificações na membrana plasmática
  13. 13. •Microvilosidades: são projeções da membrana coma forma de dedos de luva que possuem função absortiva.
  14. 14. •Desmossomos: são projeções da membrana que tema finalidade de aumentar a ligação entre as células .
  15. 15. •Interdigitações: são projeções da membrana tambémem forma de dedos de luva, que se encaixam em projeçõescomplementares na membrana adjacente.
  16. 16. •Zônulas de oclusão: ocorre entre membranasadjacentes. São regiões estreitas que servem para vedar oespaço intercelular, evitando a passagem de líquido.

×