REAÇÕES DE PIRÓLISE E PRECIPITAÇÃOO bicarbonato de sódio sólido, por sofrer decomposição a temperaturas relativamentebaixa...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Reações com carbonatos e bicarbonatos

25,850 views

Published on

Published in: Technology, Business
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Acho que tem um erro neste documento. Carbonatos do grupo 2 é que sofrem decomposição térmica, isso se o aquecimento for suficientemente forte e suas estabilidades aumentam a medida que aumenta o tamanho do íon metálico. o carbonato de sódio é um carbonato do grupo 1, e estes carbonatos são estáveis ao aquecimento e fundem sem sofrer decomposição. Logo o carbonato de sódio irá fundir e não se decompor.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
25,850
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,047
Actions
Shares
0
Downloads
75
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reações com carbonatos e bicarbonatos

  1. 1. REAÇÕES DE PIRÓLISE E PRECIPITAÇÃOO bicarbonato de sódio sólido, por sofrer decomposição a temperaturas relativamentebaixas (cerca de 100oC), pode atuar como “fermento químico” na preparação de pães ebolos.A equação química que representa a decomposição do bicarbonato de sódio é:2 NaHCO3 (s) → Na2CO3(s) + CO2 (g) + H2O (g)Os carbonatos também se decompõem por aquecimento. No caso do carbonato de sódio,a reação é representada por:Na2CO3(s) → Na2O (s) + CO2 (g)A reação de pirólise ocorre com qualquer carbonato ou bicarbonato. Portanto, sempreserá produzido CO2. Por exemplo, na pirólise do carbonato de magnésio, são produzidoso óxido de magnésio e o dióxido de carbono.O gás carbônico (dióxido de carbono) também pode ser produzido por meio da reação deefervescência de um carbonato ou bicarbonato em meio aquoso. Vale ressaltar, que essareação de efervescência não é uma PIRÓLISE.Veja a equação química para reação do carbonato de sódio com ácido clorídrico:Na2CO3(s) + 2 HCl (aq) → 2 NaCl (aq) + CO2(g) + H2O(l) l lO gás carbônico pode ser identificado por meio de uma reação de precipitação,envolvendo água de cal. Veja a equação:CO2(g) + Ca(OH)2 (aq) → CaCO3 (s) + H2O (l)Questões1) ESCREVA a equação química balanceada para a reação de pirólise do carbonato de cálcio (CaCO3)2) ESCREVA a equação química balanceada para a reação de efervescência do carbonato de cálcio com ácido clorídrico.3) Um frasco não identificado com um pó branco. O técnico de laboratório desconfia que o pó branco seja carbonato de cálcio ou óxido de cálcio. PROPONHA um procedimento que o técnico pode realizar para identificar o pó branco.4) PROPONHA experimentos que permitam identificar os seguintes gases: carbônico, oxigênio e hidrogênio.

×