• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Plano de ações para o trânsito
 

Plano de ações para o trânsito

on

  • 973 views

 

Statistics

Views

Total Views
973
Views on SlideShare
973
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de ações para o trânsito Plano de ações para o trânsito Document Transcript

    • Plano de Ações para o TrânsitoAumento do efetivo da CTTU – A Prefeitura do Recife aumentou, em abril de2011, o quadro de agentes de trânsito, os quais passaram de 300 para 400.Com a realização de um novo concurso público, em andamento desde setembrode 2011, o órgão irá elevar esse número em mais de 200 servidores. Com esseaumento no efetivo, a CTTU passa a contar, a partir de fevereiro de 2012, comum total de 600 guardas para a fiscalização do tráfego em toda a cidade.Modernização semafórica – A Prefeitura do Recife concluiu a instalação denovos equipamentos em 210 conjuntos semafóricos. Entre os principaiscomponentes se destaca a bateria que integra os novos semáforos. Odispositivo é acionado quando falta energia ou a tensão na rede elétrica varia,evitando a falta de sincronia ou os chamados “apagões”. Os técnicos da CTTUtêm acompanhado o desempenho de todos os equipamentos desde o início dofuncionamento e, constataram que os semáforos modernizados nãoapresentaram problemas, mesmo com as variações no fornecimento deenergia.Vias beneficiadas com a modernização semafórica:  Avenida Agamenon Magalhães.  Avenida Caxangá.  Avenida Joaquim Ribeiro (após ponte da Caxangá).  Avenida Norte.  Avenida Dois Rios.  Rua Real da Torre.  Avenida Beira Rio.  Avenida Abdias de Carvalho.  Avenida Mascarenhas de Morais.  Avenida Sul.  Rua Nicolau Pereira.  Avenida Recife.  Rua Benfica.  Praça do Derby.  Rua José Bonifácio.  Avenida Boa Viagem.  Avenida Antônio de Góes.  Avenida Engenheiro Domingos Ferreira.  Avenida Conselheiro Aguiar.  Avenida Visconde de Jequitinhonha.  Avenida Conde da Boa Vista.  Avenida Guararapes.  Avenida 17 de Agosto.  Avenida Beberibe.  Avenida Dois Irmãos.  Rua Quarenta e Oito.  Avenida Conselheiro Rosa e Silva.  Rua Joaquim Nabuco.  Rua José Osório.  Avenida Rui Barbosa.  Avenida Cruz Cabugá.  Rua do Espinheiro.
    •  Rua Princesa Izabel.  Rua do Futuro.Mudanças na Agamenon MagalhãesO fluxo na Avenida Agamenon Magalhães foi agilizado com uma operação paramudanças no tráfego do corredor. Foram extintos alguns giros à esquerda navia. Com isso, a pista principal passou a ter menos retenções, proporcionandouma redução, já confirmada pelos técnicos da CTTU, no deslocamento dosveículos ao longo da Agamenon.Mudanças – Foram fechados três acessos que ligavam a pista principal à localna Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr.Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local - em frenteao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com aeliminação das passagens, foi constatada uma maior fluidez na circulação dosveículos, principalmente na pista principal, a qual obteve um ganho navelocidade média de 10 km/h, passando de 34 km/h para 44 km/h, fora dohorário de pico.Outra medida tomada foi a proibição de realizar o giro à esquerda, no horáriodas 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa eda Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agoradevem realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da AvenidaAgamenon Magalhães. Assim, foram evitadas as retenções que se formavamdevido à obstrução de uma das faixas na via, antes causada pelos carros queaguardavam o momento de entrar à esquerda.Com a ação, também foram adequados os horários dos outros giros à esquerdada Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e RuaBandeira Filho, para também das 7h às 22h.Av. Rui Barbosa – Para cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, na altura daRui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, devemfazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nasproximidades da Rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. BandeiraFilho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir emfrente.Rua Henrique Dias – No sentido Olinda/ Boa Viagem, foi proibido que osmotoristas na pista principal da Agamenon pudessem dobrar à esquerda nopontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegara pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar àdireita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e,novamente, à esquerda na Rua Henrique Dias.Hospital da Restauração – O motorista que quiser acessar o Hospital daRestauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logoapós a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua BuenosÁries (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).Para orientar os condutores, equipes de arte-educadores foram distribuídas nosprincipais pontos da via para informar sobre as mudanças. Foram distribuídos
    • panfletos com a ilustração de um mapa para alertar às pessoas sobre asalterações na circulação.Após um mês de avaliações sobre os resultados das mudanças no tráfego davia, o órgão promoveu a reabertura do acesso à pista local antes da parada deônibus do Hospital da Restauração, no sentido Olinda/Boa Viagem, e ofechamento da agulha situada logo após, perto da Praça do Derby.A modificação melhorou a circulação dos veículos que seguem pela faixa mais adireta da pista principal, solucionando uma retenção, antes causada pelaparada dos coletivos nos abrigos e garantindo maior fluidez no trecho.Mudanças na Avenida NorteOutro importante corredor que sofreu alterações no tráfego foi a Avenida Norte.Foram extintos giros à esquerda próximos à Rua da Harmonia e na GomesCoutinho. A decisão da Prefeitura teve por objetivo evitar retenções em umadas faixas do corredor, que ficava com congestionamentos por conta danecessidade de mudança de sentido da via para alguns motoristas.Mudanças - Os condutores que se deslocam no sentido cidade/subúrbio pelavia não podem mais efetuar o giro a esquerda no cruzamento com a Rua daHarmonia que leva aos bairros de Casa Forte e Casa Amarela. Com aeliminação do giro, os motoristas que querem ter acesso à Rua da Harmoniatêm que continuar pela Avenida Norte até o Largo Dom Luiz, onde devem fazero contorno pela praça e cruzar o corredor.Além da eliminação do giro, a CTTU desativou a terceira fase do semáforo nolocal, que permitia aos carros cruzarem a via. Dessa forma, houve tambémuma melhoria na circulação dos veículos no sentido subúrbio/cidade. No local,ainda foi realizado o realinhamento dos “gelos baianos”, mas o trecho não foifechado. Isso porque o trecho continua a servir de acesso aos carros e ônibusque descem do Morro da Conceição.Outra mudança tomada no corredor da Avenida Norte foi a proibição do giro àesquerda para a Rua Gomes Coutinho, com o objetivo de garantir a pista livrepara os veículos que se deslocam na direção Cidade/subúrbio. Os condutoresagora precisam seguir em frente e entrar pela direita, na Avenida ProfessorJosé dos Anjos, depois contornar novamente à direita, na Rua Euclides Gomes,e seguir em frente para atravessar a Avenida Norte/Miguel Arraes.No outro sentido do corredor, no encontro com a Gomes Coutinho já entrou emfuncionamento o semáforo de número 643 do Recife, com duas fases e emsincronia com o sinal da Professor José dos Anjos. Além disso, a proibição deestacionamento também foi implantada nesta via, no lado esquerdo da via, nosentido Avenida Norte/Estrada do Arraial.Com as modificações, a Rua Euclides Gomes de Freitas agora é de sentido únicopara absorver o maior número de veículos que farão o retorno. Também estáproibido estacionamento em ambos os lados da via para garantir mais espaçopara os condutores.
    • Mudanças na Capitão RebelinhoA Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano(CTTU) liberou para o uso da população uma nova rota de acesso ao bairro deBoa Viagem. O trajeto, que passa pelas ruas Capitão Rebelinho, Amazonas e o2º Jardim de Boa Viagem, passou a ser uma alternativa para os condutoresalém da Av. Domingos Ferreira.Nova rota para Boa Viagem - O trajeto inicia no Pólo Pina, entrando na RuaCapitão Rebelinho e depois seguindo pelas ruas Amazonas, Sílvia Lobato,Baltazar Pereira, Pedro Américo Galvão, Domício Rangel, Raul Azedo ePhaelante da Câmara até o 2º Jardim agora com mão dupla.Com a liberação do trecho, o condutor pode fazer o percurso até atingir a Ruados Navegantes. Para isso, deve continuar pelas ruas Júlio Pires, SolidônioLeite, Professor Gondim Filho e Zeferino Galvão, passar ao lado do ParqueInfantil Walt Disney, seguir pelas ruas Professor Osias Ribeiro, Laerte Lemosaté chegar a Navegantes.Disciplinamento de Carga e Descarga – Batizada com o nome OperaçãoCorredor Limpo, a medida só permite o abastecimento dos centros comerciaisnos horários das 23h às 05h e das 22h às 05h, nos dias úteis e sábados. Asvias que fazem parte da nova regulamentação são:Das 23h às 05h  Avenida Cruz Cabugá.  Avenida Norte.  Avenida Beberibe.  Avenida Caxangá.  Avenida Abdias de Carvalho.  Avenida Recife.  Avenida Mascarenhas de Moraes.  Avenida Jean Emile Favre.  Avenida Domingos Ferreira.  Avenida 17 de Agosto / Apipucos.  Avenida Dom Helder / Dois Rios.  Avenida Rui Barbosa.  Avenida Rosa e Silva.  Avenida Sul.  Rua São Miguel / José Rufino.  Estrada do Arraial.  Estrada do Encanamento.  2ª PerimetralDas 22h às 05h  Avenida Conselheiro Aguiar / Engenheiro Antônio de Góes.  Rua Nova Descoberta / Otacílio Azevedo.  Rua Uriel de Holanda.
    • Também foram definidos critérios para carga e descarga no Centro da Cidade(São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista), com a implantação de vagas deZona Azul específicas. Serão 139 espaços distribuídos em 35 ruas, com vagasdestinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento,com período máximo de permanência de uma hora. Já os veículos acima dosseis metros não poderão circular das 06h às 22h. Já nos corredores detransporte, a restrição desses caminhões será durante os horários de pico,assim definidos: 6h30 às 9h e 17 às 20h.Os corredores que receberão as implantações são:  Avenida Boa Viagem.  Avenida Domingos Ferreira.  Avenida Herculano Bandeira.  Avenida Rosa e Silva.  Avenida Rui Barbosa.  Avenida 17 de Agosto / Parnamirim.  Avenida Caxangá.  Avenida Cruz Cabugá.A operação de carga e descarga no entorno dos mercados públicos tambémsofre mudanças. No entorno desses locais serão definidas as vagas comhorários para abastecimento dos centros comerciais, criando uma rotatividadedos veículos que irão utilizar os espaços para o fornecimento das mercadorias.Estão previstos no projeto os arredores dos mercados:  Boa Vista (vagas para veículos de até 6 metros).  São José (vagas para veículos de até 6 metros).  Casa Amarela (vagas para veículos de até 12 metros).  Encruzilhada (vagas para veículos de até 12 metros).  Afogados (vagas para veículos de até 12 metros).  Madalena (vagas para veículos de até 12 metros).  Água Fria (vagas para veículos de até 12 metros).  Beberibe (vagas para veículos de até 12 metros).  Nova Descoberta (vagas para veículos de até 12 metros).  Cordeiro (vagas para veículos de até 12 metros).Fiscalização Eletrônicaa) Lombadas eletrônicasNo trânsito, a qualidade de vida está diretamente ligada à existência de viasseguras para motoristas, ciclistas e pedestres. Por isso, a Prefeitura do Recifevem investindo na instalação de equipamentos que fiscalizam a velocidade dosveículos, como lombadas eletrônicas e foto sensores. Nos pontos onde existemesses equipamentos, o condutor fica mais atento, não excede a velocidadepermitida e os acidentes diminuem. Atualmente, existem 24 lombadaseletrônicas em 12 vias da cidade.
    • O projeto de fiscalização eletrônica implantada pela Prefeitura busca evitar aocorrência de acidentes e é executado pela Companhia de Trânsito e TransporteUrbano do Recife (CTTU). Esses equipamentos fiscalizam a obediência àvelocidade do veículo em um perímetro de 500 metros. Funcionando no horáriodas 06h às 22h, as lombadas possuem a velocidade limite variando de 40 km/ha 60 km/h, dependendo da localização das mesmas.Vias com equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade  Avenida Mascarenhas de Morais – Aeroporto.  Avenida Abdias de Carvalho.  Avenida Boa Viagem – 3º Jardim.  Avenida Boa Viagem – Aeronáutica.  Avenida Agamenon Magalhães.  Avenida Recife.  Largo do Cabanga.  Rua Arquiteto Luiz Nunes.  Avenida General San Martin.  Avenida Alfredo Lisboa.  Avenida Mauricio de Nassau.  Avenida Afonso Olindense.b) FotossensorOutro grande aliado na prevenção de acidentes de trânsito é o fotossensor. Eleé um equipamento de fiscalização eletrônica de avanço de semáforo, restriçãode circulação e a parada sobre a faixa. O Recife, hoje, conta com 22fotossensores instalados em ruas e avenidas de 17 bairros. Esses aparelhosmonitoram tanto semáforos veiculares quanto os de pedestres.O objetivo do fotossensor é estimular o motorista a respeitar o sinal de trânsitoe evitar atropelamentos e colisões. Por lei, esse aparelho não precisa sersinalizado, pois tem caráter educativo, ensinando o condutor a respeitar osemáforo, independente de existir fiscalização eletrônica. O equipamentopromove a fiscalização do cumprimento da sinalização semafórica e quando oveículo é flagrado realizando alguma irregularidade, o mesmo é registrado paraposterior validação da infração de trânsito. Em função da segurança pública, oaparelho só registra os avanços de sinal vermelho e a parada irregular sobre afaixa de pedestre, das 6h às 20h.Bairros com equipamentos de fiscalização eletrônica de avanço desemáforo, parada sobre a faixa de pedestres e restrição de circulação  Santo Amaro.  Capunga.  Casa Forte.  Jiquiá.  Coelhos.  Cordeiro.  Ibura.  Imbiribeira.  Vila Tamandaré.  Derby.
    •  Pina.  Afogados.  Boa Viagem.  Recife Antigo.  Bia Vista.  Zumbi.  Encruzilhada.Infraestrutura viáriaOs principais corredores, vias artérias, principais e secundárias, e vias coletorasde tráfego têm uma demanda média de 60 mil veículos, durante o dia. Ocrescimento viário não acompanha o crescimento da frota, o que gera conflitose pontos de saturação no fluxo diário.