Apresentação JAGUAR Software Público

  • 5,166 views
Uploaded on

Apresentação do JAGUAR Software Público.

Apresentação do JAGUAR Software Público.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
5,166
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
67
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.
  • 2. O que é o JAGUAR?
    O JAGUAR é uma contribuição da Powerlogic à comunidade de software livre que agora passa a contar com um framework de integração público e gratuito para desenvolvimento Java EE 5, em licença GPLv2 e GPLv3.
    O JAGUAR é baseado no jCompany Developer 6.0 Preview e foi lançado no dia 10 de novembro, no Latinoware 2010, o maior evento de software livre da América Latina.
  • 3. O que é o JAGUAR?
    O JAGUAR traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2.
    O resultado é uma solução com alto nível de abstração, pouco código Java que utiliza recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, o JAGUAR produz aplicações Java EE 5 Full-Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado.
  • 4. Como nasceu o JAGUAR?
    • O JAGUAR é baseado no jCompany Developer Suite, solução com 7 anos de mercado e mais de 1.100 projetos em produção e 180 mil pontos de função desenvolvidos, em centenas de clientes, públicos e privados.
    • 5. O código inicialmente disponibilizado para o JAGUAR se baseia no jCompany 6.0 Preview, considerando um “Release Candidate” da versão 6.0 oficial, ainda em andamento.
  • Software Livre ou Público?
    • Existem diferenças entre Software Livre e Software em Domínio Público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante a autoria do desenvolvedor ou organização. O segundo caso acontece quando se passam os anos previstos nas leis de cada país de proteção dos direitos do autor e este se torna bem comum. Ainda assim, um software em domínio público pode ser considerado como software livre, desde que atenda aos tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation. Este é o caso do JAGUAR.
  • Como o JAGUAR atua?
    O JAGUAR atua em quatro frentes distintas e complementares, para maximizar os ganhos de produtividade e qualidade no desenvolvimento Java EE:
    • Arquitetura de Base: traz uma arquitetura de software OO reutilizável, com dezenas de frameworks de base Open Source integrados para atender prontamente a requisitos não funcionais importantes e universais, tais como soluções de GUI (padrões de componentes, formulários, botões, CSS/Javasscript, Ajax, etc.), de validações de entrada (invariantes e variantes), transações, ciclo de vida de objetos (IoC/DI), organização de serviços (JAX-RS, JAX-WS) e de regras de negócio, serviços de QBE generalizados, etc.
  • Como o JAGUAR atua?
    • Geração de Artefatos: o que não pode ser atendido por generalização (formulários, rótulos, configurações), o JAGUAR IDE gera através de assistentes implementados como plugins do Eclipse. Deste modo, garante rapidez e alto nível de padronização.
    • 6. IDE & Ger. De Configuração: o JAGUAR embala um ambiente Eclipse e dezenas de plugins já homologados e prontamente funcionais após sua instalação, inclusive com repositório Maven e rotinas (MOJOs) prontas para uso com App Server Tomcat e jBoss.
    • 7. Padrões de Casos de Uso: o JAGUAR define o conceito de “Use Case Patterns”, que são soluções facilmente obtidas e com alto nível de qualidade (prontas para produção), para manutenções CRUDS (Create, Retrieve, Delete, Update e Search/Select) de formulários corporativos com estruturas complexas de dados (Tabular, Mestre-Detalhe, Mestre-Detalhe-SubDetalhe, etc.).
  • Suporte e garantia
    • Como qualquer produto de software livre moderno voltado para o segmento corporativo de missão crítica, o JAGUAR também é oferecido pela Powerlogic através da prática conhecida no mercado como “Dual License” ou “Multi-License” (licenciamento duplo ou múltiplo), visando atender órgãos ou empresas que precisem de garantias de qualidade e níveis de suporte com relação ao produto.
    • 8. Neste modelo, em alternativa à licença livre GPL2 ou GPL3 (que não traz nenhuma obrigação do fabricante ou da comunidade com relação ao uso do produto por seus clientes), o JAGUAR pode ser fornecido através de subscrição comercial “gerenciada”, denominada jCompanyDeveloperSuite, que provê ao cliente níveis de SLA de suporte, além de garantias de qualidade na manutenção evolutiva do produto.
  • Suporte e garantia
    A subscrição é mensal, anual ou trienal e pode deixar de ser renovado quando o cliente julgar necessário, sem que este corra o risco de perder o direito de uso do produto, conforme garantido pelo licenciamento livre.
    • Em suma, o modelo de subscrição com “dual license” é a forma mais moderna, corporativa e sensata de se licenciar software na atualidade, permitindo boa governança sem detrimento de liberdade, tudo em doses certas para o cliente!
  • Portal do Software Público
    Agora integrante da relação de Softwares Públicos do Governo Federal, o JAGUAR está disponível no Portal do Software Público Brasileiro e pode ser acessado na Comunidade www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/jaguar.
    Além de informações sobre o framework, você poderá fazer o download do JAGUAR e começar a usar já!
    Para mais informações entre em contato em plc@powerlogic.com.brou (31) 3555-0050, Vanessa Leonel.