Cultura Japonesa
IFPB-Campina Grande
Sempre que falamos em Japão, logo nos
vem a cabeça: ninjas, samurais, gueixas e
aqueles caracteres que sempre marcaram
a c...
O Japão possui cerca de dois mil anos de
historias e tradições, gerando um
complexo único de artes, técnicas
artesanais, e...
Língua Japonesa
O japonês é o único idioma oficial do Japão. Apesar disso,
não é a única língua falada em território japon...
Alfabetos e sinais
Arquitetura Japonesa
A arquitetura japonesa tem uma história tão longa quanto
qualquer outro aspecto da cultura japonesa. ...
Arquitetura Japonesa
Vestuário
• O vestuário japonês distingue o Japão de todos os
outros países do mundo.
• Originalmente, a palavra kimono er...
Vestuário
• Os homens geralmente usam cores mais escuras,
enquanto mulheres tendem a usar cores mais
brilhantes e frequent...
Gastronomia
• Devido à sua longa história culinária, os japoneses
desenvolveram uma culinária fina e sofisticada.
• Nos úl...
Gastronomia
Religião
• A religião no Japão é influenciada pelo Xintoísmo,
o Budismo, e outras.
• Muitos japoneses consideram-se tanto ...
Religião
• Entre os eventos anuais incluem-se os festivais dos santuários
xintoístas e dos templos budistas, a primeira vi...
Casamento no Japão
• O casamento no Japão é singular e glamuroso.
Metade dos casamentos ainda são arranjados, ou
seja, rea...
Casamento no Japão
Ao invés de presentes, o costume é dar dinheiro
num envelope especial para casamento. De forma
geral, o...
Casamento no Japão
No horário combinado, normalmente depois de quatro
horas, as pessoas se retiram. Afinal, as festas no
J...
Mangá e Animê
Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro
das Sombras), que na época feudal percorria
diversos vilarejos co...
Manga e Anime
A palavra anime tem significados
diferentes para os japoneses e para

os ocidentais. Para os japoneses,
anim...
Docente: Geane Vidal
Discentes: Ana Paula
Medeiros
Jhean Victor
João Victor
Mateus Bernardo
Polyana Pereira
Victor Canônic...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Cultura japonesa

16,629

Published on

Nesse slide você encontrará de forma resumida tudo sobre a cultura Japonesa.

Published in: Education
1 Comment
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
16,629
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
318
Comments
1
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cultura japonesa

  1. 1. Cultura Japonesa IFPB-Campina Grande
  2. 2. Sempre que falamos em Japão, logo nos vem a cabeça: ninjas, samurais, gueixas e aqueles caracteres que sempre marcaram a cultura do país. Mas a realidade atual é totalmente diferente. Pessoas vestidas com quimono, são cada vez mais raras. Então fica a pergunta : Como é atualmente a cultura do Japão?
  3. 3. O Japão possui cerca de dois mil anos de historias e tradições, gerando um complexo único de artes, técnicas artesanais, espetáculo, musica com instrumentos tradicionais como o shamisen, sacuhachi (flauta de bambu), literatura e tradições, além de uma culinária única.
  4. 4. Língua Japonesa O japonês é o único idioma oficial do Japão. Apesar disso, não é a única língua falada em território japonês: além dele, falam-se também as línguas ryukyuenses, nas Ilhas Ryukyu ao sul do país, das quais a que tem maior número de falantes é a língua oquinauana; a língua ainu, falada em Hokkaido; e as línguas dos imigrantes, como o coreano, o chinês e o português. A língua japonesa faz parte da família das línguas altaicas. Ela tem fortes influências do chinês, sua gramática tem semelhanças com o coreano, e a pronúncia é parecida com ambas (chinês e coreano).
  5. 5. Alfabetos e sinais
  6. 6. Arquitetura Japonesa A arquitetura japonesa tem uma história tão longa quanto qualquer outro aspecto da cultura japonesa. Originalmente muito influenciada pela arquitetura chinesa, ela desenvolveu muitos aspectos e diferenças que só podem ser vistos no Japão. Exemplos de arquitetura tradicional podem ser vistos em templos, santuários xintoístas e castelos japoneses em kyoto e Nara.
  7. 7. Arquitetura Japonesa
  8. 8. Vestuário • O vestuário japonês distingue o Japão de todos os outros países do mundo. • Originalmente, a palavra kimono era usada para todos os tipos de roupa, mas com o passar do tempo, ela passou referir-se especificamente ao vestido longo, que é ainda hoje usado em algumas ocasiões especiais por mulheres, homens e crianças. • Existe uma grande variedade de cores, estilos e tamanhos.
  9. 9. Vestuário • Os homens geralmente usam cores mais escuras, enquanto mulheres tendem a usar cores mais brilhantes e frequentemente com desenhos florais ou abstratos. • O estilo de kimono também muda com o passar das estações. • Na primavera, os kimonos possuem cores vibrantes com flores bordadas neles. No outono, as cores já não são tão brilhantes, com desenhos da estação. Kimonos de flanela são ideias para o inverno, pois são feitos de um material mais pesado que ajuda a reter o calor.
  10. 10. Gastronomia • Devido à sua longa história culinária, os japoneses desenvolveram uma culinária fina e sofisticada. • Nos últimos anos, a comida japonesa tornou-se muito popular no mundo ocidental. Pratos como sushi, tempura e takoyaki são algumas comidas que são conhecidas. • De acordo com o Instituto de Pesquisa Cetácea do Japão, "a pesca baleeira e os pratos com carne de baleia são uma parte da culinária japonesa", sendo que
  11. 11. Gastronomia
  12. 12. Religião • A religião no Japão é influenciada pelo Xintoísmo, o Budismo, e outras. • Muitos japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas. Nos sentimentos religiosos da maioria dos japoneses, o Xintoísmo e o Budismo coexistem pacificamente. Para a maioria da população, filiação religiosa não significa frequência e adoração regulares. • Entre os eventos anuais incluem-se os festivais dos
  13. 13. Religião • Entre os eventos anuais incluem-se os festivais dos santuários xintoístas e dos templos budistas, a primeira visita anual ao santuário ou templo e a visita ao túmulo da família durante o Festival dos Mortos.
  14. 14. Casamento no Japão • O casamento no Japão é singular e glamuroso. Metade dos casamentos ainda são arranjados, ou seja, realizado entre acordos de família, e não exatamente pela vontade dos noivos. No Japão, o miyai (casamento arranjado) é algo comum, e há empresas especializadas nesse ramo. • O casamento japonês tradicional é uma festa extremamente cara, onde os custos básicos da classe média variam entre 2 milhões de ienes (20 mil dólares). Começa com a preparação dos noivos, que usam
  15. 15. Casamento no Japão Ao invés de presentes, o costume é dar dinheiro num envelope especial para casamento. De forma geral, os amigos devem dar 30 mil ienes; parentes, 50 mil ienes e padrinhos pelo menos 100 mil ienes. Os convidados têm de confirmar antecipadamente a sua presença, e no salão cada um tem seu lugar predeterminado para sentar, escolhido pelos noivos. O interessante é a grande importância que os japoneses dão ao horário. Eles chegam pontualmente no evento e também se retiram geralmente após quatro horas de cerimônia.
  16. 16. Casamento no Japão No horário combinado, normalmente depois de quatro horas, as pessoas se retiram. Afinal, as festas no Japão têm hora marcada para começar e terminar. Podemos dizer que o casamento japonês retrata parte da cultura de seu povo, que é reservado, formal e cheio de tradicionalismos.
  17. 17. Mangá e Animê Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o manga. Vários mangas dão origem a animes para
  18. 18. Manga e Anime A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja animação, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é toda a
  19. 19. Docente: Geane Vidal Discentes: Ana Paula Medeiros Jhean Victor João Victor Mateus Bernardo Polyana Pereira Victor Canônico
  1. Gostou de algum slide específico?

    Recortar slides é uma maneira fácil de colecionar informações para acessar mais tarde.

×