Saneamento básico

1,600 views
1,429 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,600
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Saneamento básico

  1. 1. Saneamento Básico
  2. 2. Definição Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.
  3. 3. Entre os procedimentos do saneamento básico, podemoscitar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpezapública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos(em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem).Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhorescondições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação eproliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservaçãodo meio ambiente.
  4. 4. Reciclagem  Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
  5. 5. Importância e vantangens dareciclagem  A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
  6. 6. No processo de reciclagem, que além depreservar o meio ambiente tambémgera riquezas, os materiais maisreciclados são o vidro, o alumínio, opapel e o plástico.Esta reciclagem contribui para adiminuição significativa da poluição dosolo, da água e do ar.Muitas indústrias estão reciclandomateriais como uma forma de reduziros custos de produção.
  7. 7. Um outro benefício da reciclagem é aquantidade de empregos que ela temgerado nas grandes cidades.Muitos desempregados estão buscandotrabalho neste setor e conseguindorenda para manterem suas famílias.Cooperativas de catadores de papel ealumínio já são uma boa realidade noscentros urbanos do Brasil.
  8. 8. Muitos materiais como, porexemplo, o alumínio pode serreciclado com um nível dereaproveitamento de quase 100%.Derretido, ele retorna para as linhasde produção das indústrias deembalagens, reduzindo os custospara as empresas.
  9. 9. Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para oproblema do lixo nas grandes cidades.Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimentopopulacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais parainstalarem depósitos de lixo.Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viáveleconomicamente, além de ser ambientalmente correta.Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores asepararem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que jáé comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
  10. 10. Assim como nas cidades, na zona rural areciclagem também acontece. Olixo orgânico é utilizado na fabricação deadubo orgânico para ser utilizado naagricultura.Como podemos observar, se o homem souberutilizar os recursos da natureza, poderemoster , muito em breve, um mundo mais limpo emais desenvolvido.Desta forma, poderemos conquistar o tãosonhado desenvolvimento sustentável doplaneta.
  11. 11. Exemplos de Produtos Recicláveis Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio. Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
  12. 12. Aterro Sanitário Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
  13. 13. Os aterros sanitários são construídos, namaioria das vezes, em locais distantes dascidades.Isto ocorre em função do mal cheiro e dapossibilidade de contaminação do solo e deáguas subterrâneas.Porém, existem, atualmente, normas rígidasque regulam a implantação de aterrossanitários.Estes devem possuir um controle daquantidade e tipo de lixo, sistemas deproteção ao meio ambiente e monitoramentoambiental.
  14. 14. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dosproblemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. 
  15. 15. Poluição das Águas 
  16. 16. A água é um bem precioso e cada vezmais tema de debates no mundo todo.O uso irracional e a poluição de fontesimportantes (rios e lagos), podemocasionar a falta de água doce muitoem breve, caso nenhuma providênciaseja tomada.
  17. 17. Falta de água  Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio.
  18. 18. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade porágua doce aumentou cerca de duas vezes maisque a população mundial.Isso ocorreu provocado pelo alto consumo deágua em atividades industriais e zonas agrícolas.Infelizmente, apenas 2,5% da água do planetaTerra são de água doce, sendo que apenas 0,08%está em regiões acessíveis ao ser humano.
  19. 19. Causas da poluição das águas do planeta  As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. . O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
  20. 20. Em função destes problemas, os governospreocupados, tem incentivado aexploração de aqüíferos (grandes reservasde água doce subterrâneas).Na América do Sul, temos o AqüíferoGuarani, um dos maiores do mundo eainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüíferositua-se em subsolo brasileiro.
  21. 21. Problemas gerados pela poluição das águas  Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável.
  22. 22. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentessobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
  23. 23. Soluções  Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos.
  24. 24. Estes documentos reafirmam que a água doceé extremamente importante para a vida esaúde das pessoas e defende que, para que elanão falte no século XXI, alguns desafios devemser urgentemente superados: o atendimentodas necessidades básicas da população, agarantia do abastecimento de alimentos, aproteção dos ecossistemas e mananciais, aadministração de riscos, a valorização da água,a divisão dos recursos hídricos e a eficienteadministração dos recursos hídricos.
  25. 25. Embora muitas soluções sejam buscadas em esferasgovernamentais e em congressos mundiais, no cotidianotodos podem colaborar para que a água doce não falte.A economia e o uso racional da água deve estar presentenas atitudes diárias de cada cidadão.A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdíciode água doce pode trazer drásticas conseqüências numfuturo pouco distante.
  26. 26. Dicas de economia de água Fechebem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.
  27. 27. Dicas para ajudar a diminuir a poluição daságuas Não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

×