Your SlideShare is downloading. ×
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Genética   os seguidores de mendel
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Genética os seguidores de mendel

678

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
678
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Genética - Os seguidores de Mendel Dos cromossomos ao DNA
  • 2. Como começou Walter Sutton, um estudante de graduação no laboratório da Universidade de Columbia, nos EUA, foi o primeiro a declarar, em 1902, que os cromossomos obedecem às leis de Mendel. Ele se especializou no estudo de cromossomos de gafanhotos, dando início àspesquisas citológicas que contribuiriam para a elaboração da teoria cromossômica da hereditariedade. 
  • 3. Em seu trabalho, Sutton concluiu que, duranteo processo de meiose, no qual sãoproduzidos óvulos e espermatozóides, cadagameta recebe apenas um cromossomo decada tipo.Nas outras partes do corpo, as célulaspossuem dois cromossomos de cada tipo,herdados de cada genitor.O padrão de segregação dos cromossomosdurante a meiose corresponde aos padrões desegregação propostos por Mendel.
  • 4.  Naquele mesmo ano, um citologista alemão, T. Boveri, reconheceu que os cromossomos individuais são diferentes uns dos outros, mas não fez nenhuma conexão com os princípios mendelianos. No entanto, o supervisor de Sutton, E. B. Wilson, ofereceu co-autoria a Boveri pela proposição da teoria cromossômica da hereditariedade. 
  • 5. Um ano mais tarde, Sutton publicouum trabalho intitulado "Oscromossomos na hereditariedade",no qual desenvolve com maioresdetalhes sua hipótese.De acordo com algunspesquisadores, com este trabalhode Sutton se inicia o estudoda citogenética. 
  • 6. Citogenética Apesar do nascimento de uma disciplina - a Citogenética - que une os estudos da célula (citologia), dos genes e de sua transmissão às gerações seguintes (genética) ter ocorrido no ano de 1903, a palavra gene só foi criada em 1909, pelo botânico dinamarquês Wilhelm Johannsen, quando ele descreveu os fatores da hereditariedade nas experiências de Mendel. 
  • 7. Histórico No que se refere ao termo genética, ele foi usado quatro anos antes pelo geneticista William Bateson em uma carta, mas só passou a ser utilizado pelos cientistas após a criação do termo gene por Johannsen. O termo gene, vem da palavra grega genos, que significa nascimento.
  • 8. Morgan Beadle e Tatum Depois dos gafanhotos, as moscas se tornaram um organismo modelo nos estudos da hereditariedade. Estudando as moscas Drosophila melanogaster, o pesquisador Thomas Hunt Morgan e seus colaboradores da Universidade de Columbia mostraram, no ano de 1911, que os genes estão localizados nos cromossomos e são as unidades da hereditariedade. Eles confirmaram a teoria cromossômica da hereditariedade e, por isso, Thomas Hunt Morgan recebeu, em 1933, o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.
  • 9. No ano de 1941, os cientistas GeorgeBeadle e Edward Tatum mostraram, pormeio de experimentos com o fungovermelho do pão, Neurospora crassa,que os genes agem regulando eventosquímicos distintos.Eles concluíram que a função de umgene é dar instruções para a formaçãode uma enzima particular, que regulaum evento químico.
  • 10. Beadle e Tatum propuseram que, emgeral, um gene codifica para a produçãode uma enzima.A hipótese de Beadle e Tatum ficouconhecida como "um gene, umaenzima".Posteriormente, o nome da hipótese foimodificado para "um gene, umpolipeptídeo", já que algumas proteínassão compostas por diferentes cadeiasde polipeptídeos, codificados por genesseparados. 
  • 11. O DNA revelado pelos raios X Os cientistas interessados em ampliar os estudos de genética iniciaram suas pesquisas pelo nível celular, com os cromossomos, e, pouco a pouco, foram se aprofundando, até chegar ao nível molecular. O DNA havia sido descoberto, no ano de 1868, pelo biólogo suíço Friedrich Miescher, mas permaneceu sem muita importância por cerca de 70 anos. 
  • 12. Em 1943, o cientista britânicoWilliam Astbury extraiu o DNA decélulas, mergulhou uma agulha nasolução viscosa de DNA e puxou umfilamento contendo muitasmoléculas alinhadas, quase que emparalelo, umas com as outras.Ele obteve, então, um padrão dedifração de raios X para visualizar amolécula de DNA. 
  • 13. Os padrões de difração de raios X demoléculas cristalizadas podemrevelar suas estruturas com precisãoatômica. Esta técnica revelou o DNAcomo uma estrutura regular eperiódica.Astbury sugeriu que as bases denucleotídeo do DNA estavamempilhadas umas sobre as outrascomo "uma pilha de moedas". 
  • 14. Em 1952, Alfred Hershey e Martha Chase mostraram, com o auxílio demarcadores radioativos, que, quando um vírus infecta uma célulahospedeira (a bactéria Escherichia coli), para nela se reproduzir, é o seuDNA que invade a bactéria e não a sua capa protéica.Este experimento corroborou a hipótese feita pelos cientistas Avery,McLeod e McCarty no ano de 1944, de que o DNA é a molécularesponsável pela hereditariedade.O experimento de Alfred Hershey e Martha Chase ofereceu suporte paraa idéia de que os genes são feitos de DNA.
  • 15. Muito já se sabia sobre o DNA no anode 1953: Que o DNA é composto de nucleotídeos formados por três partes: um grupo fosfato, um açúcar com cinco átomos de carbono (pentose) e bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina); Que no DNA de qualquer tipo de célula a quantidade de adenina é, aproximadamente, a mesma de timina, enquanto que a quantidade de citosina é aproximadamente a mesma de guanina. Isto foi demonstrado por Erwin Chargaff, em 1949; e que o DNA possui grande simetria e consistência em sua estrutura.
  • 16. A estrutura molecular do DNA
  • 17. DNA Dois pesquisadores do laboratório Cavendish, na Inglaterra, se dedicaram a obter mais informações sobre a estrutura química do DNA. O físico Francis Crick e o zoólogo James Watson se apressaram em desvendar a estrutura do DNA antes de qualquer pessoa. Eles competiam com o químico Linus Pauling.
  • 18. Enquanto Watson e Crick trabalhavam em seu modelo, Pauling publicouum trabalho sugerindo uma estrutura de tripla hélice para o DNA.O modelo de Pauling foi criticado por conter imperfeições químicas. Aoler o trabalho de Pauling, Watson convenceu seus colegas de que tinhaa interpretação correta.Um dos colegas, Maurice Wilkins, mostrou a Watson as imagens maisrecentes de difração de raios X do DNA.Ao ver as imagens, Watson teve certeza de que sua idéia estava corretae começou a construir, junto com Crick, o novo modelo da estrutura doDNA.
  • 19. O modelo de Watson e Crick revelou as seguintes propriedades: O DNA é uma dupla hélice, com o açúcar e o fosfato dos nucleotídeos formando os dois filamentos da hélice - e as bases nitrogenadas apontando para o interior da hélice e empilhando-se umas sobre as outras; As bases nitrogenadas usam pontes de hidrogênio para parearem especificamente, com uma adenina sempre se opondo a uma timina, e uma citosina sempre se opondo a uma guanina; Os dois filamentos da dupla hélice correm em direções opostas.
  • 20. Em 1962, Watson, Crick e Wilkins receberam o prêmio Nobel deFisiologia ou Medicina pela descoberta da estrutura molecular do DNA.

×