Your SlideShare is downloading. ×
Normas de higiene_segurana_e_ambiente
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Normas de higiene_segurana_e_ambiente

397
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
397
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. F O R M A D O R : A L B I N O B E S S A Normas de Higiene, Segurança e Ambiente
  • 2. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente A Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho deve ser vista como um investimento e não como um custo. “Todos os trabalhadores, sem distinção de idade, sexo, raça, cidadania, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas têm direito à prestação do trabalho em condições de higiene e segurança”. Constituição da República, Artigo 59.º
  • 3. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente A agricultura é uma actividade económica que utiliza um conjunto de recursos naturais que lhe são essenciais: o solo, a água, o ar e algumas espécies animais e vegetais. Estes recursos não existem de forma ilimitada na Natureza e o seu processo de formação demora imenso tempo. Por outro lado, aqueles recursos são essenciais a todos os processos que sustentam as formas de vida na Terra e são, portanto, determinantes para o equilíbrio e qualidade do meio em que vivemos.
  • 4. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Recursos e a sua protecção: Protegê-los é, não só, uma condição para a viabilidade técnica e económica da actividade agrícola mas, também, uma forma de garantir a prazo a qualidade ambiental que nos é essencial e a preservação dos ecossistemas.
  • 5. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente É sobre o solo e a água que a agricultura exerce maior pressão. As soluções para a protecção do solo e da água no interior de cada exploração têm que considerar simultaneamente estes dois recursos, dada a interligação existente entre eles. Considere-se o caso da gestão dos fertilizantes, cuja aplicação contribui para melhorar a fertilidade das terras, mas requer que seja feita de forma consciente e responsável para evitar a contaminação das águas.
  • 6. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente
  • 7. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente A contaminação das águas com nitratos deve ser evitada, pois pode ter consequências graves para a saúde humana e para o ambiente. A contaminação das águas subterrâneas é particularmente grave, uma vez que é difícil, caro e muitas vezes impossível a sua recuperação. Os nitratos são substâncias muito solúveis e podem ser facilmente arrastados rapidamente pelas águas que se infiltram e/ou se escoam à superfície do solo, indo poluir os aquíferos ou as ribeiras, criando um risco para a saúde pública.
  • 8. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Higiene Pessoal Os trabalhadores rurais que têm contacto directo com os produtos agrícolas (pesticidas), em especial os que serão consumidos directamente, devem manter um padrão de higiene pessoal adequado ao trabalho que desenvolvem. Os pesticidas usados na agricultura originam nos trabalhadores/agricultores uma série de doenças imediatas: alergias, intoxicações e envenenamentos, e muitas doenças crónicas, a médio e longo prazo, como o cancro, doenças do sistema nervoso, esterilidade, entre outras.
  • 9. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Higiene Pessoal - cuidados Quando necessário, devem vestir roupas e botas específicas para o trabalho e estes não podem ser fonte de contaminação de perigos físicos e biológicos.
  • 10. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente A Segurança do Meio Ambiente É pelo meio ambiente que se disseminam vários agentes biológicos e químicos de doenças para o homem e para a cultura, através do solo, água e ar. O impacto da produção agrícola no meio ambiente, em particular sobre as nascentes de água, desgaste e lixiviação (processo de extracção de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido) da camada fértil do solo, contaminação de lençóis freáticos e outros, devem ser caracterizados, controlados e gerenciados.
  • 11. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente A Segurança do Meio Ambiente A utilização de agro-tóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos nas actividades agrícolas também contaminam o solo. O solo contaminado acaba afectando as plantações e as áreas de pastagens. Sendo assim, os vegetais absorvem essas substâncias, que são ingeridas pelos humanos e por outros animais, desenvolvendo desta forma um ciclo de vicioso de contaminação.
  • 12. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Impactos no Meio-Ambiente gerados pela Agricultura: Para que possamos arranjar soluções aos problemas do mundo moderno, precisamos conhecer alguns dos maiores impactos causados pela actividade de maior impacto no meio-ambiente: a agricultura.
  • 13. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Desmatamento O abate e extinção de matas originais, inevitável devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores Impactos ambientais.
  • 14. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Erosão Consiste na perda de solo causada pela associação do uso incorrecto do solo com as chuvas e ventos. Essa perda está a retirar todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não- agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água.
  • 15. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Perda de biodiversidade – as espécies formadas durante muitos milhares de anos estão simplesmente desaparecendo com o desmatamento. Essas espécies podem ser necessárias para a produção de medicamentos no futuro. Esgotamento da água doce – é errado pensarmos que o consumo doméstico gera os maiores gastos de água. Mais de 60% da água doce é utilizada na irrigação de campos agrícolas.
  • 16. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Poluição atmosférica – por mais que a produção de material vegetal capture o dióxido carbono da atmosfera, o carbono liberado por actividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse dióxido de carbono é libertado pela queima de diesel dos tractores, produção de fertilizantes e defensivos agrícolas, além da decomposição de restos de cultura.
  • 17. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Poluição de águas – o uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas vem causando sérios problemas de contaminação de águas por resíduos e materiais lixiviados no solo, que podem causar problemas inclusive com a eutrofização e contaminação de águas potáveis.
  • 18. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Desertificação – O uso inadequado do solo, hoje liderado pela produção de gado e outros animais, vem desgastando os solos de forma espantosa, tornando-os quase totalmente inférteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas áreas, tornando-as desertas. Esse processo, infelizmente, é irreversível. Destruição de nascentes – o avanço da agricultura sobre as matas naturais causa destruição das nascentes, por soterramento, impermeabilização, entre outros factores.
  • 19. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Geração de resíduos – a produção animal é uma das maiores causas da geração de resíduos, principalmente devido às fezes animais geradas em animais criados em confinamento. As fezes dos porcos, as fezes de frango, entre outras, estão dentre as principais poluidoras de ambientes rurais.
  • 20. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Conclusão Reflexiva Existem muitos outros impactos ambientais que a agricultura, assim como toda permanência do homem, causa. Conhecendo esses problemas, torna-se fundamental a implementação de novas soluções para um futuro sustentável e equilibrado.
  • 21. Normas de Higiene, Segurança e Ambiente Conclusão Reflexiva Cabe-nos a nós humanos zelar pelo bem-estar do meio ambiente, com a implementação de técnicas não evasivas para o meio ambiente e para o ser humano com o objectivo de assegurar a segurança e saúde de todos nós.
  • 22. F O R M A D O R : A L B I N O B E S S A FimGrato pela vossa atenção