Denticao

591 views
319 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
591
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
76
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Denticao

  1. 1. Dentição dos animais Objectivos do trabalho:  Identificar os diferentes tipos de dentes;  Distinguir dentição completa de dentição incompleta;  Associar os diferentes tipos de dentição com os respectivos regimes alimentares. Agrupamento de escolas Vasco SantanaAgrupamento de escolas Vasco Santana E.B. 2,3 Vasco SantanaE.B. 2,3 Vasco Santana
  2. 2. A dentiçãoA dentição  Nos animais mamíferos é possível descobrir o seu regime alimentar observando a sua dentiçãodentição.  A dentiçãodentição é o conjunto de dentesdentes que o animal apresenta.  Os dentesdentes podem ser de vários tipos:  IncisivosIncisivos – que cortam o alimento;  CaninosCaninos – que rasgam o alimento;  MolaresMolares – que trituram o alimento;  Se a dentição do animal tiver os dentes atrás mencionados dizemos que tem dentição completadentição completa.
  3. 3. Dentição dos carnívoros Observa com atenção a seguinte imagem.  Identifica os dentes que constituem a dentição deste animal carnívoro.  O animal apresenta dentição completa?  Observa com atenção os seus dentes e completa:  Os dentes caninos são muito / pouco (riscar o que não interessa) desenvolvidos. Consegues explicar a razão por que tal sucede? Regista as tuas respostas na folha que te foi fornecida.
  4. 4. Dentição dos herbívoros (1 de 2)  A dentição dos animais com este tipo de regime alimentar é diferente dos carnívoros.  Dentro da cavidade bucal, entre os dentes incisivos e molares, encontra-se um espaço sem dentes que se chama de Barra ou diastema.  Os dentes incisivos são longos em forma de lâmina.  Grande parte dos animais herbívoros não têm dentes caninos.
  5. 5. Dentição dos herbívoros (2 de 2)  Observa com atenção a seguinte imagem.  Identifica os dentes que constituem a dentição deste animal herbívoro.  O animal apresenta dentição completa?  Observa com atenção os seus dentes e completa:  Os dentes caninos existem / não existem (riscar o que não interessa) na dentição deste animal. Mas os seus dentes incisivos são muito desenvolvidos, consegues explicar porquê? Regista as tuas respostas na folha que te foi fornecida.
  6. 6. Dentição dos Omnívoros  Observa com atenção a seguinte imagem.  Identifica os dentes que constituem a dentição deste animal Omnívoro.  O animal apresenta dentição completa?  Observa com atenção os seus dentes e completa:  Os dentes caninos existem / não existem (riscar o que não interessa) na dentição deste animal. Regista as tuas respostas na folha que te foi fornecida.
  7. 7. Revisão de conteúdos  Se consideras que deves rever os conteúdos anteriores clica na seta seguinte  Se considerares que já terminaste de rever os conteúdos entrega a folha de respostas do teu professor;  Testa agora os teus conhecimentos aqui… José Carlos Marques – Ciências da Natureza 5º ano

×