PPT CRIS

279 views
177 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
279
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PPT CRIS

  1. 1. CONCEITOS DE : MARKETING DIRETO MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING POLÍTICO
  2. 2. MARKETING DIRETO
  3. 3. Marketing direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais ações para obter uma resposta mensurável. Em suas atividades, há utilização de segmentos de listas, veiculação de anúncios com estímulo à resposta (call to action), comunicação dirigida e ações one-to-one, com o máximo de retorno dos investimentos para o cliente, evitando a dispersão de esforços.
  4. 4. OS PRINCIPAIS OBJETIVO SÃO: • Identificação de clientes potenciais; • Conquistar novos clientes; • Fidelização de clientes; • Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido; • Rentabilização da Força de Vendas • Obtenção de resultados mensuráveis; • Maximização do lucro.
  5. 5. NA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO ONE-TO-ONE COM OS SEUS CLIENTES, A EMPRESA DEVERÁ SEGUIR AS SEGUINTES ETAPAS: • Identificação dos Clientes: A empresa deve conhecer a identidade dos clientes (pelo menos dos mais importantes), as suas necessidades, o que compram, etc. • Diferenciação dos Clientes: Identificados os clientes, a empresa deve diferencia-los, como por exemplo, por necessidade (o que pretendem ou quais os produtos / serviços que necessitam da empresa). • Interação com os Clientes: A importância das interações numa relação one-to-ne leva as empresas desenvolver formas de manter um diálogo continuado com os seus clientes para que possam aprender mais sobre os seus interesses, necessidades e prioridades. • Customização do Produto / Serviço: Utilizando a informação recolhida nas fases anteriores, a empresa está apta a lidar com cada cliente de forma individualizada e até ajustar o seu produto/serviço às necessidades específicas desse cliente.
  6. 6. PRINCIPAIS FERRAMENTAS: MALA DIRETA O marketing de mala direta é o envio de uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa em um determinado endereço. A mala direta é bastante adequada para comunicação direta, (one-to-one). Ela permite grande seletividade de público alvo, pode ser personalizada, é flexível e possibilita a fácil mensuração dos resultados. CATÁLOGO No marketing de catálogos, as empresas enviam para endereços selecionados um ou mais catálogo de toda linha de mercadorias, de forma impressa, CD, vídeo ou on-line. Muitas vezes as empresas enviam catálogos com informações de produtos que irão interessar os clientes e diferenciam os textos e imagens dos produtos. CALL TO ACTION Veiculação de anúncios com estímulo a respostas. O objetivo é segmentar a comunicação para que haja retorno em vendas. TELEMARKETING As empresas utilizam o telemarketing ativo para vender diretamente aos consumidores e a outras empresas. O telemarketing receptivo realizado por meio dos anúncios de ligação gratuita, é utilizado para receber pedidos gerados por comerciais na televisão, anúncios impressos, mala direta ou catálogos.
  7. 7. MARKETING DE RELACIONAMENTO
  8. 8. Significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.
  9. 9. UTILIZAÇÃO: • O marketing relacional é prática comum da maioria das empresas, pois ao desenvolvimento de estratégias de retenção de clientes estão associadas algumas vantagens para as empresas, nomeadamente: aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inativos podem novamente ser clientes ativos.
  10. 10. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SÃO: • • • • • Interatividade; Personalização; Memorização; Receptividade; Orientação para o cliente.
  11. 11. PRINCIPAIS FERRAMENTAS: BASE DE DADOS FÓRUNS E PÁGINAS NA INTERNET Relacionamento personalizado com o cliente, permitindo um conhecimento mais detalhado dos gostos dos clientes. Criar interatividade entre empresa e cliente, aumentando o contato da marca da empresa. INQUÉRITOS EVENTOS Mensurar grau de satisfação, descobrir gostos e identificar necessidades. Trazer o cliente para dentro da empresa, fazendo com que o cliente seja conhecido por todos dentro da organização.
  12. 12. Fonte: TARP (Technical Assistance Research Programs Institute)
  13. 13. MARKETING POLÍTICO
  14. 14. O marketing político, de caráter pessoal ou partidário, é desenvolvido a longo prazo e trabalha diretamente com a imagem pública de um político, grupo ou partido. Um planejamento de marketing político tem como missão principal analisar o movimento e reação dos que recebem as ações políticas, ou seja, a sociedade.
  15. 15. MARKETING POLÍTICO 2.0 O discurso político genérico é coisa do passado, agora é a vez das abordagens individualizadas. É o chamado microtargeting, mensagens para pequenos grupos, de acordo com idade, classe econômica e tendências. O marketing político passou a valorizar estatísticas de bancos de dados e sistemas que processam e cruzam informações sobre o perfil do eleitor.
  16. 16. EXEMPLOS DE MARKETING POLÍTICO QUE DERAM CERTO: BRASIL EUA Arrecadou quase 1 bilhão de dólares, a maioria das doações foram feitas via Internet. Foram investidos quase 16 milhões de dólares em publicidade online.
  17. 17. PRINCIPAIS FERRAMENTAS: MARKETING DIRETO atividades mais ligadas às ações de vendas ou captação FÓRUNS E PÁGINAS NA INTERNET Criar interatividade entre partido/candidato e cliente, aumentando o contato e criando relacionamento. MICROTARGETING COMÍCIOS Mensagens para pequenos grupos, de acordo com idade, classe econômica e tendências. Trazer o cliente próximo ao candidato/partido.
  18. 18. DIFERENÇAS: MARKETING DIRETO MARKETING DE RELACIONAMENTO MARKETING POLÍTICO Atividades mais ligadas às ações de vendas ou captação Ações mais ligadas aos programas de relacionamento ou fidelização Segmento do marketing mais amplo, onde várias ações diretas e de relacionamento podem ser utilizadas

×