Arquitetura 6 exercícios

740 views
581 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
740
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arquitetura 6 exercícios

  1. 1. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 1 Arquitetura e Organização deArquitetura e Organização de ComputadoresComputadores Conceitos de lógica digital
  2. 2. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 2 Exercícios (1) Projete circuitos lógicos para as expressões a seguir: a) ( X + Y ) + Q b) ( X . Y ) + Y (2) Projete um circuito lógico correspondente às seguintes expressões: a) X = A . B + ( C . D . E ) b) Y = A . B . ( C + D ) + E (3) Desenvolva a expressão lógica e a tabela verdade que representem a seguinte afirmação: O computador irá funcionar somente se o sinal de energia for recebido ou se for recebido o sinal de força alternativa, mas não se ambos forem recebidos simultaneamente.”
  3. 3. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 3 Exercícios (4) Desenvolva a tabela verdade para a seguinte expressão lógica: A ou-exclusivo neg (neg (B) + A . C) (5) Considere as seguintes palavras binárias: A=1011 B=1110 C=0011 D=1010 Obtenha o valor de X nas seguintes expressões lógicas: X = A . ( B + C ) X = ( A + B ) . ( C + ( A + D ) ) X = B . C . A + ( C + D ) X = A + B + C . B + A (6) Desenhe os diagramas com portas lógicas das expressões da questão anterior.
  4. 4. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 4 Exercícios (7) Construa a tabela verdade para a expressão lógica Y = XAB. (8) Um sistema de alarme residencial (A) deve ser disparado quando o sinal do detector de presença (C) for ativado e quando não existirem moradores presentes (M) na casa. Sendo A, C e M sinais binários que representam respectivamente o disparo do alarme, o sinal de presença e o sinal de moradores na casa, construa um circuito lógico para representar tal sistema de alarme. (9) Sendo A=1 e B=0, resolva X = NOT AB.
  5. 5. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 5 Exercícios (10) Um cachorro se coça quando existem pulgas e o cachorro não foi tratado com um remédio anti-pulgas. Sendo C o sinal que indica a coceira do cachorro, R que indica que o cachorro foi tratado com remédio anti- pulgas e P o sinal que indica que o cachorro tem pulgas, construa um circuito para obter o sinal C a partir das regras criadas para indicar a coceira. (11) Desenvolva a expressão lógica que represente a seguinte afirmação: ”O alarme soará se for recebido um sinal de falha juntamente com um sinal de parada ou um sinal de alerta.” (12) Desenhe, através de portas lógicas, o circuito correspondente a afirmação anterior.
  6. 6. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 6 Exercícios (13) Desenvolva a expressão lógica que decida o que Bruno deve fazer em relação ao seguinte problema: – Bruno deverá ir ao jogo de futebol se e somente se Felipe for à praia e Roberta for estudar; – Roberta irá estudar se Renata ou Patrícia trouxerem o livro; – Renata concorda em trazer o livro, mas Felipe não quer ir à praia. O que Bruno deverá fazer? (14) Desenhe, através de portas lógicas, o circuito correspondente à expressão anterior. (15) Sendo A=11CD e B=AA01, dois números em hexadecimal, calcule X = NOT AB.
  7. 7. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 7
  8. 8. ArquiteturaeorganizaçãodeComputadores Conceitos de lógica digital 8

×