Produtores e consumidores

9,352 views
9,113 views

Published on

Apresentação para 6º ano

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,352
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
91
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Produtores e consumidores

  1. 1. Produtores e Consumidores
  2. 2. Cadeia alimentar• É a seqüência de organismos que, dentro de um ecossistema, servem de alimento um ao outro.
  3. 3. Exemplo
  4. 4. Exemplo
  5. 5. ExemploO capim serve de alimento para ascapivaras, e essas, por sua vez, podemser devoradas pelas onças.
  6. 6. Todos os seres vivos precisam deenergia.As plantas obtém sua energia daluz, assim elas se desenvolvem e sereproduzem. Seus descendentes nascem,crescem e também se reproduzem. Essesvegetais, como é o caso do capim,servem de alimento para animais, como acapivara.
  7. 7. Quanto mais vegetais, mais alimentodisponível tem as capivaras. Na cadeiaalimentar citada, dizemos que o capim éum ser vivo produtor.
  8. 8. Os animais, ao contrário das plantas, nãoconseguem aproveitar diretamente a luzcomo fonte de energia para suasobrevivência. Animais precisam sealimentar.
  9. 9. A capivara se alimenta de capim.Dissemos que a capivara é um ser vivoconsumidor, ou seja, ela consome capimpara se manter viva.
  10. 10. A onça também é um ser vivoconsumidor, pois consome capivara eoutros seres vivos para sobreviver.
  11. 11. Assim nessa cadeia alimentar temos:Produtor Consumidor Consumidor
  12. 12. Para refletir...Vamos imaginar que uma seca acabacom quase todo o capim de uma região.Como as capivaras de alimentam decapim, elas poderão morrer de fome.Havendo menos desses animais as onçastambém passarão fome e muitas poderãomorrer.
  13. 13. Onças não comem capim. Então, vocêacha que as onças dependem dele?
  14. 14. Como você percebe, mesmo não sealimentando de capim, as onçasdependem dele, pois, se ele desaparecer,elas sofrerão a falta de alimento.
  15. 15. Para refletir...Vamos imaginar que uma doença ou que os caçadoresmatem todas as onças de um lugar.Se não existirem mais onças, muitas capivaras deixarãode ser mortas, e, certamente, a quantidade delas iráaumentar.Quanto mais capivaras houver, mais capim seráconsumido já imaginou?O capim pode acabar, e muitas capivaras irão morrer defome.
  16. 16. As capivaras dependem das onças?
  17. 17. Nesse caso, a existência de onças éimportante porque o número de capivarasé mantido sob controle e, com essecontrole, não faltará alimento para ascapivaras sobreviventes.
  18. 18. ConclusãoNa natureza existe um delicado equilíbrio nas cadeiasalimentares.Qualquer problema que afete um dos seus membrospoderá afetar os demais.È por isso que a interferência do ser humano nosambientes naturais pode provocar sérios problemas,inclusive, a extinção, isto é, o desaparecimento, demuitas espécies de seres vivos.
  19. 19. AtividadePáginas 35 e 36.

×