Construtivismo russo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,167
On Slideshare
2,123
From Embeds
44
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
23
Comments
0
Likes
0

Embeds 44

http://patriciachyczij.blogspot.pt 30
http://patriciachyczij.blogspot.com 13
http://patriciachyczij.blogspot.com.br 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro Trabalho realizado por: Patrícia Freitas Chyczij Nº: 54749
  • 2.  Iniciou-se na Rússia (1919). Foi um movimento estético- político que influenciou a arquitetura e a arte ocidental. Representa as conquistas do estado operário, revelando a influencia socialista dessa modalidade artística. A arte era inspirada nas perspetivas abertas pela máquina e a industrialização.
  • 3.  O construtivismo russo engloba todas as formas de surrealismo presentes e influencia fortemente a arte e o design moderno. Basicamente caracteriza-se pela utilização constante de elementos geométricos, o emprego de cores primárias, a photo montage (que é nada mais do que recortar e reordenar elementos dentro de um quadro e “re-fotografar” o produto final.
  • 4. Aleksandr Mikhailovich Rodchenko  Rodchenko foi um dos artistas mais versáteis do Construtivismo a emergir após a Revolução Bolchevique.  Trabalhou como artista plástico e designer gráfico antes de praticar fotografia e a montagem fotográfica.
  • 5.  A fotografia era socialmente inovadora e oposta ao retrato estético da época. Ciente da necessidade de uma série documental de fotografia analítica, fotografou em ângulos ímpares - geralmente muito de acima de ou abaixo - para chocar o espectador.
  • 6.  O fotógrafo trabalhou para o governo e produziu uma revista com a propaganda do partido russo. A publicação era moderna para época, as edições apresentavam dobraduras no estilo origami e fotografias que extrapolavam os limites do papel.
  • 7.  As imagens eram manipuladas através de “photo montage” para perpetuar o regime bolchevique, dessa forma só revelavam aspetos positivos do governo, exaltavam o poderio militar e a alegria do povo.
  • 8.  Rodchenko era considerado um artista formalista (cuja arte se caracteriza pelo uso das formas) o que não era tolerado pelo governo de Stalin.
  • 9.  Em 1921 tornou-se membro do Grupo Produtivista. Foi influenciado profundamente pelas ideias e pela prática do cineasta Dziga Vertov, com quem trabalhou intensamente em 1922. Começou suas próprias experiências no meio, primeiro empregou imagens encontradas casualmente, em 1923, e em 1924 começou a produzir suas próprias fotografias.
  • 10. Cartazes/Fotografia s
  • 11. Reflexão/Conclusão Alexander Rodchenko, é um artista russo multifacetado onde se sentia à vontade quer na pintura, escultura, design e fotografia. Foi notabilizado devido aos seus trabalhos publicitários comerciais surpreendentes, onde se demonstrou uma revolução a nível gráfico.
  • 12. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Ro dchenko http://sala17.wordpress.com/2010/02/19 /alexander-rodchenko-1891-1956-da- fotografia-ao-design-grafico/ http://tipografos.net/designers/rodschen ko.html