Livro De Receitas Eco

  • 2,899 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,899
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
107
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. BRIGADEIRÃO DOS MAMALUPI Ingredientes do bolo: 2 latas de leite condensado 6 gemas 3 colheres de manteiga 1 vidro de leite de coco 200 gramas de Nescau Ingredientes da cobertura: 1 lata de leite condensado 50 gramas de Nescau 1 colher de manteiga Chocolate granulado Preparo do bolo: Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador. Bata por exatos cinco minutos. Despeje em uma forma untada com farinha e manteiga. Leve ao forno médio. Após cerca de 40 minutos comece a espetar com um palito de madeira. Quando o palito sair mais ou menos seco, desligue o forno. Deixe descansando na forma por uma hora antes de derramar a cobertura. É natural que a massa abaixe um pouco. Preparo da cobertura: É como fazer brigadeiro parando um pouco antes do ponto de brigadeiro. Em uma panela junte o leite condensado, o Nescau e a manteiga. Leve ao fogo baixo mexendo com uma colher de pau. Assim que o creme começar a descolar da panela retire do fogo e derrame sobre o bolo, ainda na forma. Deixe esfriar. Esparrame chocolate granulado por cima da cobertura. Leve à geladeira. Contenha-se. Espere gelar... De preferência até o dia seguinte. Se preferir, sirva em pedaços embrulhados em papel alumínio. Coma com moderação. Se não conseguir, inicie uma dieta no dia seguinte.
  • 2. BOLO DE CHOCOLATE – Maísa 3º A Ingredientes: 8 ovos 1 xícara de açúcar 1 xícara e ½ de farinha de trigo ¼ xícara de chocolate em pó Modo de fazer: Aqueça o forno a 180ºC (médio) Separe as claras das gemas Bata as claras em neve. Depois incorpore o chocolate e a farinha e deixe separado Por outro lado, bata as gemas na batedeira até ficarem espumantes Junte o açúcar e bata por mais 5 minutos Misture delicadamente as gemas às claras Depois, asse o bolo por 30 minutos – coloque um palito no centro e ele deverá sair limpo Retire do forno e deixe esfriar.
  • 3. BELISCÃO Ingredientes: 3 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo ¾ xícara (chá) de açúcar 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 3 gemas 100 gr. de margarina sem sal ½ xícara (chá) de leite Goiabada em quadradinhos Modo de fazer: Misturar os ingredientes secos, fazer um buraco no meio e colocar os outros ingredientes. Misturar bem a massa. Abrir a massa com rolo, cortar em pequenos quadradinhos, colocar pedaços pequenos de goiabada, fechar como guardanapo (ou seja, unir as pontas opostas). Assar em forno a 180º.
  • 4. BISCOITO BICOLOR – Luísa (9º C) e Laura (5º B) Ingredientes: 200 gr. de manteiga 1 ½ xícaras de açúcar 2 ovos 1 colher de chá de essência de baunilha 4 xícaras de farinha de trigo peneiradas 2 colheres de chá de fermento em pó ¼ de colher de chá de sal 2 colheres de sopa de chocolate em pós peneiradas Preparo: Numa tigela, misture todos os ingredientes da massa, exceto o chocolate, amasse. Divida a massa, juntando o chocolate em uma das metades, amasse. Deixe as 2 massa descansarem na geladeira por aproximadamente 40 minutos, até adquirirem consistência para serem abertas (menos tempo no inverno). Divida cada massa em 4 pedaços. Sobre uma folha de papel manteiga, abra um dos pedaços da massa branca na espessura de 2mm. Faça o mesmo procedimento com um dos pedaços da massa de chocolate. Transfira a massa de chocolate aberta sobre a massa branca aberta e enrole como um rocambole, apertando. Embrulhe o rocambole em papel manteiga e deixe na geladeira ou congelador. Repita os mesmos procedimentos com os outros pedaços da massa. No momento de assar, corte os rocamboles em rodelas finas e asse em forma levemente untada, em forno moderado (180º) pré-aquecido, até ficarem levemente dourados. Deixe esfriar e retire da assadeira com a ponta de uma faca. Use sua criatividade para criar outras formar de biscoito.
  • 5. BISCOITO 1-2-3 100 g. de açúcar 200 g de manteiga 300 g de farinha Misture tudo com as mãos numa vasilha. Abra a massa com rolo sobre superfície enfarinhada. Corte com forminhas e ponha num tabuleiro para assar (não precisa untar). Obs.: Assa rápido. É só!
  • 6. BOLO DE FUBÁ ou FUBÁ DA VOVÓ – Clarice (6º B) Ingredientes: 2 xícaras de fubá 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de leite 3 ovos 1 xícara de óleo 1 pitada de sal Preparo: Misture tudo, coloque numa panela e ponha no fogo para cozinhar, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata três claras em neve, e em seguida misture as gemas e depois misture tudo à massa que foi cozida. Despeje tudo numa forma untada e, ponha no forno para assar.
  • 7. PÃO DE MINUTO Ingredientes: 3 copos de farinha de trigo 5 colheres de açúcar 1 colher de fermento em pó 2 ovos 2 colheres de margarina 3 colheres de óleo ½ xícara de leite Modo de fazer: Misturar a farinha, o açúcar e o fermento. Colocar os outros ingredientes e misturar bem. Amassar com as mãos e fazer as bolinhas. Untar a forma. Deixar em forno médio por 30 minutos. Corar com forno desligado.
  • 8. PÃO DE LÓ DA TIA NI – Bruno Katz Valente (3º C) Ingredientes: 1 laranja inteira 3 ovos ½ copo (requeijão) de água 1 copo (requeijão) de óleo 2 copos (requeijão) de açúcar 2 copos (requeijão) de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento 1 colher de sopa de chocolate em pó Gotas de baunilha Modo de fazer: No liquidificador bater a laranja cortada em 8 pedaços + os ovos + a água + o óleo + o açúcar. Numa tigela colocar a farinha + fermento + gotas de baunilha e adicionar os ingredientes do liquidificador. Segredinho da Tia Ni Despejar o bolo numa assadeira untada e... Deixar um pouquinho da massa (1/2 copo) e adicionar o chocolate, misturar bem e jogar por cima do bolo formando um círculo. Assar por 40 minutos. Que delícia!!!
  • 9. BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE – Mariah K. Couri (2º C) Ingredientes: 3 cenouras médias raladas 3 xícaras de farinha de trigo 4 ovos 2 xícaras de açúcar 125ml de óleo 2 colheres (sopa) ou 15 gr. de fermento em pó 1 colher (sopa) de margarina Modo de preparo: Bater no liquidificador primeiramente os ovos e a manteiga e depois ir colocando a cenoura e o óleo. Misturar com o restante dos ingredientes numa vasilha. Untar uma forma (redonda com furo no meio de 28 de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo, despejar a massa por igual e levar ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Quando o bolo estiver morno, colocar num prato e colocar a calda de chocolate por cima. Deixar na geladeira algum tempo até a calda endurecer para depois servir. CALDA DE CHOCOLATE Ingredientes: 100ml. De creme de leite fresco 100gr. de chocolate meio amargo Modo de preparo: Picar o chocolate e derreter em banho Maria, esquentar o creme de leite e ir incorporando aos poucos no chocolate derretido, até formar em calda encorpada e brilhosa.
  • 10. BORRECAS Massa: 1 copo de água ¾ de um copo de óleo +/- 1 colher de chá de sal 1 colher de sopa de fermento em pó Misturar os ingredientes e colocar a farinha de trigo aos poucos até descolar dos dedos – não deixar muito dura. Descansar por 30 minutos. Recheio: 6 batatas grandes cozidas e amassadas no espremedor Sal 1 colher de manteiga ½ pacote de queijo ralado 1 ovo inteiro Misture bem. Abrir bolinhas de massa pulverizando com farinha, colocar uma colher do recheio, fechar e cortar as bordas com um cálice. Pincelar com gema de ovo e assar por cerca de 40 minutos em forno médio.
  • 11. TORTA DE BANANA Untar um pirex. Jogar açúcar com canela. Colocar as bananas cortadas pela metade no comprimento. Misturar: 10 colheres de farinha 10 colheres de açúcar 1 colher de fermento Jogar por cima das bananas. Bater bem 3 ovos e jogar por cima ajudando a penetrar bem, Jogar canela por cima. Assar em fogo baixo.
  • 12. TORTA DE QUEIJO – Cauê Siqueira Cardoso (agrupamento azul) Ingredientes: 3 copos de farinha de trigo 3 ovos (2 inteiros e 1 gema) 3 colheres de margarina ½ copo de óleo Sal 1 e ½ copo de leite 200 gr. de queijo branco Minas 200 gr. de mussarela 100 gr de queijo prato 3 colheres de requeijão Bater a farinha, os ovos inteiros, a manteiga, o sal e o leite no liquidificador. Colocar a massa para descansar por 15 minutos. Ralar todos os queijos e misturar. Abrir a massa, colocar o recheio. Utilizar a gema para dourar. Assar.
  • 13. ROCAMBOLE DE DOCE DE LEITE – Adriana Araújo e Julia Amado 4 ovos 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá de farinha 1 colher de sopa de fermento 8 colheres de sopa de água 1 lata de leite condensado Massa: Bata as gemas com a água Acrescente o açúcar e continue batendo Ponha a farinha e o fermento peneirados e, por último, as claras batidas em neve. Unte a assadeira e leve para assar em fogo médio até ficar dourado (a assadeira não pode ser muito pequena, pois a massa deve ficar fina). Recheio: Cozinhe a lata de leite condensado por 30 minutos. Espalhe sobre a massa e enrole.
  • 14. BROWNIES DO GABRIEL 120gr. de chocolate amargo picado em pedacinhos ½ xícara de manteiga 3 ovos 1 e 1/3 xícaras de açúcar 2 colheres de chá de extrato de baunilha ¾ xícara de farinha de trigo 1 pitada de sal Aqueça o forno (+/- 200ºC) Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Deixe a mistura esfriar. Bata os ovos com o açúcar; agregue a baunilha a esta mistura. Junte o sal à farinha e os agregue à mistura de ovos. Adicione o chocolate derretido até formar um creme uniforme. Despeje numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por 35 minutos. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas antes de cortar em cubos.
  • 15. CREPE – Rafael Zimmataro (1º B) e Alice Zammataro (Agrup. branco) Ingredientes: 1 copo de farinha de trigo 1 copo de leite 1 ovo 1 pitada de sal Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente e, com uma concha, coloque nela uma quantidade de massa suficiente para cobrir o fundo. Deixe dourar a parte de baixo e vire o crepe para dourar o outro lado. Repita o procedimento até terminar toda a massa. Recheie cada crepe com ingredientes de sua preferência (geléia, Nutella, doce de leite, etc). Rendimento: aproximadamente 10 porções.
  • 16. SALGADINHOS DE PÃO SÍRIO – Ivan, Maíra, Brazilia e Jorge Cortar e abrir o pão. Passar um bom azeite de oliva do lado de dentro. Cobrir com parmesão ralado e uma erva de sua preferência. Dourar no forno.
  • 17. BOLO DE LARANJA – Isadora Weffort Almeida (3º A) Ingredientes: 4 ovos 3 xícaras de açúcar 3 xícaras de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de suco de laranja 1 colher de fermento 200gr. de margarina Modo de preparo: Bata a margarina e o açúcar e depois os ovos. Coloque a farinha de trigo e o suco de laranja e, por último, o fermento.
  • 18. BOLO DE CHOCOLATE DA TIA EMÍLIA – de 6 a 10 anos – Mariana Taddeo e Rafael Veríssimo Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de chocolate em pó 2 colheres (chá) de fermento químico e pó 1 xícara (chá) de água quente 1 xícara (chá) de manteiga derretida (para untar a forma) Utensílios: Colher (sopa), colher (chá), bacia média, xícara (chá), forma de bolo. Rendimento: De 4 a 6 porções. Modo de fazer: Ligue o forno; Passe um pouco de manteiga nos lados e no fundo da forma; Na bacia, misture a farinha de trigo, o chocolate em pó, o fermento e o açúcar; Junte aos ingredientes secos a água quente e a manteiga e mexa; Junte os ovos inteiros e misture bem; Coloque a mistura na forma; Leve o bolo ao forno médio por 25 a 30 minutos.
  • 19. BOLO INTEGRAL DE BANANA – Juliana, Isabela e Miguel Ingredientes: 4 ovos ½ xícara de óleo 1 xícara de leite 1 xícara de farinha de aveia (ou aveia em flocos finos) 1 xícara de farinha de trigo integral 2 xícaras de açúcar mascavo 1 banana Canela em pó 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador. Acrescentar mais 5 bananas cortadas em rodelas e levar ao forno.
  • 20. BOLINHO DE CHUVA 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de amido de milho ½ xícara de leite 2 ovos 4 colheres de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó Bata o açúcar com os ovos e junte os demais ingredientes, em uma panela esquente o óleo e frite as colheradas em fogo baixo. Depois de frito passe os bolinhos em açúcar e canela.
  • 21. BRIGADEIRÃO DE MICROONDAS – Luiza (5º C) Ingredientes: 1 lata de creme de leite 1 lata de leite condensado 3 ovos 1 colher (sopa) de margarina, ou manteiga 1 xícara de chocolate em pó Modo de preparo: Unte a forma e bata tudo no liquidificador. Por fim asse no microondas entre 6 e 8 minutos espere um pouco e coloque-o na geladeira.
  • 22. BOLO DE CENOURA – Gustavo Corocine (6º A) Bater no liquidificador: 3 ovos inteiros 2 cenouras grandes (ou 3 médias) 1 copo de óleo Em uma tigela a parte: 2 copos de açúcar 2 copos de farinha de trigo 1 colher rasa de fermento em pó 1 pitada de erva doce ou 2 colheres de chocolate Mistura tudo e joga por cima o que foi batido no liquidificador, mexa bem e coloque em forma untada com manteiga e farinha. Quando estiver assado se você optou por colocar erva doce, coloque açúcar e canela por cima. Se você optou por chocolate, coloque a seguinte cobertura: 3 colheres de leite 3 colheres de chocolate 1 xícara de açúcar Misture tudo e cubra o bolo, furado com um garfo.
  • 23. BOLO DE IOGURTE No liquidificador coloque: 4 ovos caipira 1 copo de iogurte natural (use o copo para as outras medidas) ½ copo de óleo (milho ou canola ou girassol) Suco de 1 limão Bata bastante e sem desligar acrescente aos poucos: 2 copos de açúcar 2 copos de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento Bata por mais 2 minutos. Assar em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido (180º) por 30 a 40 minutos.
  • 24. BISCOITINHOS DA IRACI – Helena (6º C) e Beatriz (3º C) Ingredientes: 5 gemas 1 xícara (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de maisena 100gr. de manteiga sem sal Preparo: Misturar todos os ingredientes. Amassar muito bem até despregar da vasinha. Fazer pequenas bolinhas e dispor sobre assadeira antiaderente. Não é necessário untar. Assar em forno médio por 10 a 15 minutos.
  • 25. BOLO DE CENOURA – Luti H. Solazzi (3º C) e Yuri H. Solazzi (Agrup. azul) Esta receita foi descoberta pelos meninos na Revista Recreio. É voltada para crianças e, portanto, muito fácil e divertida (“Lanche do Coelho”). Inclusive não é necessário forno (apenas microondas) e a cobertura não vai ao fogo. Vale mais pela bagunça que pelo sabor propriamente. Ingredientes – massa: 2 cenouras lavadas e picadas 4 ovos ½ xícara (chá) de óleo 1 ½ xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Preparo: Bata no liquidificador as cenouras, os ovos e o óleo. Despeje numa tigela e junte o açúcar, a farinha e o fermento. Mexa bem. Unte uma forma com manteiga e polvilhe açúcar e canela. Coloque a massa. Leve ao microondas por 7 minutos. Peça a um adulto que desenforme. Ingredientes – cobertura: 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 xícara de açúcar 4 colheres (sopa) de leite Preparo: Com um garfo, bata bem todos os ingredientes até engrossar. Espalhe sobre o bolo.
  • 26. CURAU DE MILHO (SÃO PAULO) E CANJICA (PARÁ) Ingredientes: 5 espigas de milho 1 coco Açúcar a gosto Modo de preparo: Retirar o coco da casca, cortá-lo em pedaços e colocá-lo no liquidificador batendo e acrescentando água aos poucos até que fique semelhante ao leite, reservá-lo; Debulhar o milho da espiga e bater no liquidificador com o leite de coco preparado previamente, colocar açúcar a gosto; Levar ao fogo e cozinhar até que se veja o fundo da panela; Colocar em um recipiente para servir, polvilhar canela e levar a geladeira ou consumi-lo imediatamente.
  • 27. TORTA DE MAÇA DA BABA – Jonas Camargo (2º C) Ingredientes: 11 colheres cheias de farinha 9 colheres cheias de açúcar 1 colher (chá) cheia de fermento em pó 1 pitada de sal 2 gemas passadas na peneira 1 pacote de manteiga 5 maças (2 verdes e 3 vermelhas) raladas no ralo grosso com caldo de 1 limão e 1 colher de açúcar Modo de preparar Passar os ingredientes secos pela peneira, misturar com as gemas e a manteiga até formar uma farofa; Colocar metade da massa no fundo da forma sem apertar muito, em seguida a maçã ralada e depois cobrir com o restante da farofa. Assar durante 45 minutos.
  • 28. BOLO PIC-NIC – Carol e Letícia Ingredientes: 1 xícara de manteiga 2 xícaras de açúcar 1 xícara de maisena 2 xícaras de farinha 1 xícara de leite 3 ovos 1 colher (chá) de fermento Modo de preparo: Bata a manteiga com o açúcar. Acrescente as gemas, leite, maisena, farinha, fermento e claras em neve. O forno é regular. Depois de pronto, furar com um garfo e regar com uma calda de açúcar com suco de limão.
  • 29. BOLO DE MACAXEIRA Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres de fermento em pó 1 xícara (chá) de mandioca crua ralada 1 xícara (chá) de leite de coco 4 ovos 2 colheres de sopa de margarina Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao forno por 30 minutos.
  • 30. BOLO VERDE Bater no liquidificador: 4 ovos 1 copo de iogurte natural 1 copo (medida do copo de iogurte, menos um dedo) de óleo 1 pacote de gelatina sabor limão Misturar com: 1 pacote de bolo sabor laranja 1 colher (sopa) de fermento em pó Cobertura: Bater no liquidificador: 1 lata de leite condensado Suco de 1 limão
  • 31. COCADINHA – João Menezes Lima (2º A) Ingredientes: 2 latas de leite condensado 2 latas de açúcar 200g. de coco ralado 1 colher (chá) de manteiga Modo de preparo: Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo. Mexer até misturar bem. Voltar a mexer de vez em quando até chegar ao ponto de cortar, que é quando o doce estiver soltando da panela fazendo pequenas bolhas. Dica: Para chegar ao ponto, deixe sapecar.
  • 32. TORTA DE ATUM SEM GLÚTEN – João Menezes Lima (2º A) Ingredientes - Massa: 4 ovos 1 xícara de óleo 2 xícaras de leite ½ colher (chá) de sal 2 colheres de parmesão ralado 2 colheres de fermento 1 e ½ xícara de creme de arroz 1 colher de sopa de araruta Ingredientes - Recheio: 2 latas de atum ½ cebola 1 tomate italiano Modo de preparo: Misturar em uma tigela o fermento, o creme de arroz e a araruta. Bater no liquidificador o restante dos ingredientes e adicionar ao conteúdo da tigela misturando com uma colher até obter uma massa uniforme. Despejar a massa em uma assadeira untada e salpicar o recheio por cima. Levar ao fogo a 180º/200ºC por 50 minutos. Servir quando esfriar.
  • 33. DOCE LAÇOS DE FAMÍLIA – Família Gundin Müller Ingredientes: 2 latas de leite condensado 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de manteiga 400gr. de biscoito maisena Modo de preparo: Triture os biscoitos no liquidificador e passe por uma peneira. Reserve a farinha. Levar ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e mexa bem. Diminua o fogo quando começar a ferver. Acrescente a farinha reservada e mexa bem até desprender do fundo da panela. Unte uma forma com margarina ou manteiga, e espalhe o doce. Depois de frio corte, passe açúcar nos pedaços e faça bombons. Bom proveito!
  • 34. CANAPÉ DE CARPACCIO Simples e fácil: Misturar um bom azeite com uma colherinha de mostarda Dijon e uma colher de sobremesa de mostarda amarela comum. Moer uma pitada de pimenta e misturar com um garfo. Sobre cada fatia de carpaccio, pincelar este molho e por cima parmesão ralado grosso. O pão pode ser macio ou torrado.
  • 35. TORRADINHA DA NONA MICHELINA – Carolina GNP (9º ano) Ingredientes: 4 xícaras de farinha de trigo 5 ovos 1 xícara de açúcar 100gr. de margarina 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal Erva doce e ou uvas passas a vontade Modo de fazer: Coloque a farinha sobre a mesa, faça um buraco ao centro e um por um coloque o restante dos ingredientes amassando e juntando para que a massa fique bem homogênea. Faça alguns rolos e leve para assar em temperatura por mais ou menos 15 minutos moderada (depende de cada forno). Retire os rolos pré assados e corte de enviesado levando ao forno só para dourar o quanto queira.
  • 36. CHURROS – Família Nina e Chiara Cozzolino Ingredientes: 9 colheres (sopa) de leite bem cheias 9 colheres (sopa) de açúcar rasas 7 colheres (sopa) de óleo 3 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó Farinha de trigo Modo de fazer: Bater os ovos e acrescentar os ingredientes numa bacia, mexendo. Por último, acrescentar a farinha de trigo até dar o ponto de enrolar. Fazer rosquinhas e fritar numa panela com óleo quente. Depois, salpicar açúcar e canela em pó por cima.
  • 37. BOLO DE CENOURA Ingredientes: 4 ovos 1 xícara de óleo 3 cenouras grandes 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento Modo de preparo: Bater no liquidificador os ingredientes, gradativamente. Assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a calda: Chocolate Margarina Leite Bom apetite!
  • 38. BOLO NEGA MALUCA – Joana R Góes (1º A) e Júlia R Góes (6º A) Ingredientes: 2 xícaras de açúcar 4 ovos 3 xícaras de farinha de trigo 1 xícara de óleo 1 xícara de óleo 1 xícara de água 8 colheres (sopa) de chocolate 1 colher (sopa) de fermento Preparo: Bater a gemas e o açúcar, depois acrescentar a farinha. Diluir o chocolate na água quente e bater. Acrescentar o fermento e as claras em neve. Cobertura e recheio: Brigadeiro com creme de leite.
  • 39. BOLO DE MASSA PUBA Ingredientes: 5 ovos 1 vidro de leite de coco 4 xícaras de massa puba 2 xícaras de açúcar 350gr. de margarina Raspas de limão 1 colher (sopa) de fermento Preparo: Bate o açúcar com a margarina, acrescente as gemas e bata bem. Coloque a massa puba, o leite de coco e as raspas de limão e bata bem. Bata as clãs à parte e junte à massa delicadamente com o fermento. Unte uma forma e leve ao forno até o palito sair seco.
  • 40. TORTA DE FRANGO Ingredientes: 1 peito de frango 1 lata de milho 1 lata de ervilha 4 batatas inglesas 2 colheres de molho de tomate 1 caixa de creme de leite 1 cebola ralada 1 colher de margarina Coentro e cebolinha a gosto Sal a gosto Modo de preparo Cozinho o peito de frango, desfie-o, e o refogue numa panela com a cebola e a manteiga (reserve); Cozinhe as batatas cortadas em cubos pequenos; Em uma tigela misture a batata, o frango já desfiado, a ervilha, o milho, a cebolinha e o coentro picadinhos, o molho de tomate e o creme de leite. Coloque os ingredientes num refratário untado com margarina e leve ao forno pré aquecido por cerca de 15 minutos. Retirar do forno quando borbulhar Depois é só saborear.
  • 41. BISCOITOS – Kieron Mikaelian e família (3º A) Ingredientes: 125gr. de manteiga, picada ¾ xícara (chá) de açúcar 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 ovo 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento Agora você tem as opções de chocolate picado ou goiabada picada ou M&M’s ou amendoim picado, etc... escolha um. Como preparar: Bata com colher de pau a manteiga, o açúcar e a baunilha até ficar cremoso. Acrescente o ovo e bata de novo até ficar homogêneo. Adicione a farinha de trigo e misture até formar a massa. Se você quiser, pode adicionar os ingredientes adicionais e misture bem. Com as mãos, modele bolinhas e coloque em uma assadeira untada, deixar 4cm. Entre ela e espalhar um pouco com os dedos. Pode decorar com açúcar granulado, chocolate granulado ou amendoim picado, etc... escolha um. Coloque ao forno médio, pré-aquecido, por 12 a 15 minutos. Retire do forno e deixe amornar por 2 minutos na assadeira. Em seguida tire da assadeira, deixe esfriar e aproveite esses biscoitos deliciosos. Rende aproximadamente 40 biscoitos.
  • 42. BOLO DE CENOURA – Guilherme (1º A) Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo 4 ovos inteiros 2 xícaras de açúcar 3 colheres de margarina 1 xícara de leite 1 colher (sopa) de fermento 1 colher (chá) de essência de cenoura Modo de preparar: Bata as gemas com o açúcar e a manteiga, depois vai colocando a farinha aos poucos continuando batendo, depois o leite e por último o fermento, a essência e as claras, não bater mais. Mexer e levar para assar em forma untada com margarina e farinha à temperatura de 140ºC.
  • 43. BOLO CREMOSO DE FUBÁ LIGHT (89 calorias por porção) Ingredientes: 3 ovos 4 xícaras (chá) de leite desnatado 1 xícara (chá) cheia de fubá mimoso 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado 2 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal ½ xícara (chá) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão 1 colher (sopa) de fermento em pó Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, misturando aos poucos. Despeje a massa batida em uma assadeira retangular (20 x 30cm.) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Se desejar, polvilhe canela em pó. Corte em quadrados e sirva.
  • 44. BOLO DE CHOCOLATE – Raquel Pfutzenreuter (9º A) Deixe uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha Misture em uma tigela: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó Bata no liquidificador: 4 ovos inteiros 1 copo de iogurte natural 1 copo de óleo Despeje essa mistura na tigela e misture os ingredientes secos com uma colher. Coloque na assadeira e leve ao forno quente pré-aquecido por 3 minutos. Após isso, abaixe para a temperatura média. Tempo de assar: aproximadamente 20 minutos. Calda: Ingredientes: 4 colheres (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de chocolate em pó 3 colheres (sopa) de leite 1 colher (sopa) de margarina Leve ao fogo e misture bem. Quando começar a ferver, desligue o fogo e despeje a calda no bolo.
  • 45. CHOCOTONE – Mariana Castello (2º B) Ingredientes: 1 1/3 copo de água com 1 ovo 4 colheres de margarina 1 ½ colher (chá) de sal 8 colheres de açúcar 2 colheres (chá) de essência de panetone 2 colheres de leite em pó 4 copos de farinha de trigo 2 colheres (chá) de fermento biológico seco Gotas de chocolate a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes com exceção das gotas de chocolate e sovar muito bem. Descansar a massa por 15 minutos. Acrescentar as gotas e sovar a massa novamente. Descansar por meia hora. Colocar numa forma de panetone e levar ao forno médio pré-aquecido até ficar dourado.
  • 46. BOLO DE CHOCOLATE – Renan (3º ano C) Ingredientes: 2 e ½ xícaras de farinha de trigo 3 gemas 3 claras em neve 2 e ½ xícara de açúcar 2 colheres (sopa) cheia de margarina 1 xícara de leite 1 colher de fermento 4 colheres (sopa) de achocolatado Modo de fazer: Na batedeira, misture os ingredientes. Deixe o fermento por último e misture-o com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 200ºC. Deixe assar por aproximadamente 30 minutos ou até que você espete o palito nele e saia seco. Desenforme e enfeite com creme de chocolate e confeitos. Bom apetite!
  • 47. BOLO DE CENOURA COM AVEIA – Lívia Bambozzi (2º C) Ingredientes: 2 cenouras 2 ovos 1 e ½ xícara de açúcar mascavo 1 xícara de farinha de trigo 1 xícara de aveia prensada 1 pitada de sal Raspas de limão 1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de fazer: Bater a cenoura e o óleo no liquidificador. Juntar os outros ingredientes. Levar ao forno em forma untada e polvilhada com aveia.
  • 48. BOLO COLORIDO – Luigi Ferrari Tosoni (1º A) Você vai precisar de: 1 pacote de mistura para bolo sabor baunilha 3 ovos ½ xícara de leite 4 colheres (sopa) de óleo Corante em gel (vermelho, amarelo, verde e azul) Confeitos Modo de preparar: Em uma tigela, junte a mistura para bolo, os ovos, o leite e o óleo. Misture bem com uma colher por 2 minutos. Divida a massa em 4 tigelas pequenas. Coloque um pouquinho de corante na ponta de um palito e misture-o em um dos potes. Faça o mesmo com os outros corantes. Unte uma forma de 22cm. de diâmetro com manteiga. Espalhe a massa vermelha na forma. Coloque um pouco da massa amarela por cima. Em seguida, despeje devagar e com cuidado a massa colorida verde, sem que ela se misture. Despeje no centro da forma a massa amarela que sobrou. Por último, despeje devagar e com cuidado toda a massa azul, bem no meio da forma. Leve a forma ao microondas em potência alta por 7 minutos. Deixe amornar dentro do forno e desenforme em um prato grande. Decore com balas e confeitos
  • 49. BOLO DE AÇÚCAR MASCAVO, CANELA E NOZES PARA O SHABAT No dia de Shabat, entre o almoço e a última refeição ou “terceira refeição” (senda shlishit, em hebraico), costuma-se preparar alguns alimentos para o lanche da tarde que também é apropriado para se entreter amigos e visitas costumeiras. Este é um delicioso bolo para esta ocasião. Ingredientes: ½ xícara de açúcar mascavo peneirado ½ colher (sopa) de canela em pó 1 xícara de nozes picadas 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 pitada de sal 8 colheres (sopa) de margarina ou manteiga em temperatura ambiente 1 xícara de açúcar 2 ovos 1 xícara de creme de leite Modo de preparo: Reservar uma assadeira de 25cm. de diâmetro, em que se untou com manteiga e se polvilhar com farinha de trigo. Misturar o açúcar mascavo, a canela e as nozes picadas e reservar também para se colocar no topo do bolo. À parte peneirar a farinha junto com o fermento e o bicarbonato e o sal. Em outra tigela bater a manteiga com o açúcar juntar as gemas e o creme de leite. Adicionar os ingredientes secos, misturar bem e por último as claras em neve batidas em separado. Colocar a metade da mistura na forma, salpicar metade da mistura de açúcar mascavo, canela e nozes. Cobrir com a outra metade da massa e por cima o restante da mistura de açúcar mascavo, canela e nozes. Levar para assar em forno moderado por cerca de 45 minutos.
  • 50. BOLO DE CENOURA – Marcelo S Muniz (1º ano) Ingredientes: 3 cenouras médias 2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 xícara de óleo 3 ovos 1 colher de fermento 1 colher de suco de limão Modo de preparo: Bater no liquidificador o óleo, a canoura, acrescentando os ovos e o açúcar. Colocar a mistura em uma vasilha batendo com a farinha, limão e por último o fermento. Despeje a massa em forma untada. Cobertura: 2 colheres (sopa) de leite 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de Nescau 2 colheres (sopa) de margarina Misture e leve ao fogo até engrossar