Sintese power point

1,484 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,484
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sintese power point

  1. 1. Síntese: Regimes TotalitáriosSegunda Guerra Mundial Guerra Fria
  2. 2. REGIMES TOTALITÀRIOS:• Definição-Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante, não há espaço para a prática da democracia ou direitos individuais. O líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Exemplos de países que adotaram o totalitarismo: Itália, Alemanha, Espanha e Portugal (1930 a 1940).
  3. 3. • Características:- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
  4. 4. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL-• Motivo - surgimento de governos totalitários com fortes objetivos expansionistas. Na Alemanha o nazismo de Hitler, na Itália Fascismo de Benito Mussolini, o Japão também queria expandir seus domínios. Os três, expansionistas, uniram-se no Eixo.
  5. 5. • O Início- O marco inicial da guerra ocorreu em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Formaram-se dois grupos:• Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e EUA)• Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
  6. 6. • Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:-O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte- americana de Pearl Harbor no (Havaí). Após este fato, considerado traição os EUA entraram no conflito, fortalecendo e sendo decisivo para a vitória dos aliados. Vitória que teve ajuda do rigoroso frio russo aumentando as perdas alemãs. O Brasil também participa diretamente, enviando para a Itália os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados
  7. 7. • Final e Consequências:O conflito terminou em 1945 com a rendição daAlemanha e Itália. O Japão, último país a assinara rendição, ainda sofreu um forte ataque dosEUA, que despejou bombas atômicas sobre ascidades de Hiroshima e Nagazaki.
  8. 8. • O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus. Com o final do conflito, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também a Guerra Fria, colocando em lados opostos, EUA e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
  9. 9. GUERRA FRIA• tem início após a Segunda Guerra Mundial, EUA e União Soviética disputam a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética com sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. E Estados Unidos, defendia a expansão do capitalismo, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
  10. 10. • Até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição de GUERRA FRIA é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre EUA e URSS. Mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares e um conflito direto significaria o fim da vida no planeta Terra. Porém ambos alimentaram conflitos em outros países como Coréia e Vietnã.
  11. 11. • Paz Armada- As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre os dois, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesta época, formaram-se dois blocos militares com objetivo de defender os países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (EUA) e o Pacto de Varsóvia (URSS).
  12. 12. • Corrida Espacial- EUA e URSS tiveram grandes avanços espaciais. Os dois queriam mostrar ao mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço, em 1969, os EUA manda o primeiro homem a lua.• Caça as Bruxas- Os EUA tinham uma forte política de combate ao comunismo, usando cinema, televisão, jornais, propagandas e até as histórias em quadrinhos como formadores de opinião. Na URSS o Partido Comunista perseguia, prendia e até matava aqueles que eram contra o governo. Para isso, contavam com serviços de espionagem CIA nos EUA e KGB na URSS.
  13. 13. • "Cortina de Ferro"- Após a Guerra, a Alemanha foi dividida em duas pelos países vencedores. A República Democrática da Alemanha, capital Berlim ( para URSS, socialista) e República Federal da Alemanha, capital Bonn ( EUA, capitalista). Em 1949 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".• Plano Marshall e COMECON- As duas potências criaram planos para desenvolver os países membros. EUA criaram o Plano Marshall, oferecendo ajuda para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra e o COMECON, criado pela URSS garantia auxílio aos países socialistas.
  14. 14. • Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o socialismo. O sul da Coréia resiste com o apoio dos EUA. A guerra termina com a divisão da Coréia. A Coréia do Norte sob influência soviética se torna socialista, e Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.• Guerra do Vietnã: Ocorreu de 1959 a 1975 e teve intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte- americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas morreram. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.
  15. 15. • Fim da Guerra Fria- A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
  16. 16. QUESTÕES DO ENEM4º BIMESTREREDEMOCRATIZAÇÃO E BRASIL CONTEMPORÂNEOPROFª ÍRIS

×