Apresentação Jardinagem EcolóGica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Apresentação Jardinagem EcolóGica

on

  • 1,778 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,778
Views on SlideShare
1,773
Embed Views
5

Actions

Likes
0
Downloads
38
Comments
0

1 Embed 5

http://www.slideshare.net 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Apresentação Jardinagem EcolóGica Presentation Transcript

  • 1. “ Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Lavoisier
  • 2. Terra = Ser Vivo Bactérias, fungos, vermes, insetos: São esses seres que fazem a terra ser produtiva. Os nutrientes da terra vêm do metabolismo deles (húmus).
  • 3. Fatores que matam esses seres: Sol direto mata os microorganismos úteis Chuva traz os microorganismos das camadas mais profundas para a superfície, onde a luz acaba por matá-los Por isso é necessário cobrir o solo, com aparas de grama, casca de madeira, seixos e pedriscos, a fim de não deixá-lo desprotegido
  • 4. Fatores que matam esses seres: Venenos químicos Matam as pragas e também os seus predadores naturais, além de representarem um grande risco para o ser humano e animais domésticos. NPK, Uréia e Superfosfatos: geram a proteólise (quebra de proteínas mais complexas das plantas em aminoácidos livres). Animais sugadores, como pulgões e cochonilhas, não conseguem digerir a proteína inteira, mas conseguem absorver a proteína quebrada. A praga mão é a causa da doença da planta, é o efeito.
  • 5. Em jardins com solos equilibrados, raramente aparecem pragas. Vale a pena deixar que a adubação orgânica e as relações entre predadores e presas se estabeleça naturalmente e, em último caso, utilizar os defensivos naturais.
  • 6. Toda adubação deve ser orgânica, o que melhora a textura, a drenagem, a retenção de umidade e a assimilação de nutrientes, favorecendo a microvida existente.
  • 7. Composto Orgânico Para preparar uma composteira em casa, pode-se usar uma cova no chão, de 1m x 1m, com 80cm de altura. Deposite a matéria orgânica: cascas e restos de frutas e verduras, folhas secas e verdes, galhos pequenos, palha, serragem, cinzas, terra do jardim. Alterne material úmido e seco. Para evitar odores, coloque uma camada fina de terra ou serragem sobre a matéria orgânica. Revire o composto pelo menos duas vezes por semana. Depois de 3 a 5 meses, o adubo estará pronto para ser usado.
  • 8. Se você oferecer à terra o composto orgânico, você estará alimentando os bichos, que darão à terra tudo o que ela precisa.
  • 9. Ter um jardim ecológico é aprender a conviver com centenas de pequenos seres que também têm direito à vida. Nenhum animal é maldoso ou nojento, apenas agem de acordo com as leis naturais.
  • 10. As abelhas são responsáveis por grande parte da polinização dos vegetais. Os morcegos também contribuem com a polinização e consomem, individualmente, centenas de insetos por noite.
  • 11. As aves insetívoras dependem diretamente de insetos para sua alimentação. Portanto, sem insetos, esses animais não são atraídos para o seu jardim.
  • 12. Dê preferência ao uso de espécies nativas da riquíssima flora brasileira, que são mais resistentes a doenças e pragas e atraem aves e outros animais belos e interessantes. A variedade de espécies é boa para conter a proliferação de pragas.
  • 13. Use plantas epífetas (apenas se apoiam sobre outros vegetais, sem prejudicá-los), como orquídeas e bromélias, que podem ser amarradas nos troncos das árvores, e atraem para o jardim muitas aves, como os beija-flores.
  • 14. Colabore com o trabalho da SAI e separe o lixo verde para o composto orgânico. A natureza agradece!