• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Jps ppt
 

Jps ppt

on

  • 414 views

 

Statistics

Views

Total Views
414
Views on SlideShare
414
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Jps ppt Jps ppt Presentation Transcript

    • JovensPromotoresda saúde (jps) ESCOLA BÁSICA DE PAÇOS DE FERREIRA
    • I. Apresentação do Projeto
    • I. Apresentação do ProjetoOs Jovens Promotores de Saúde são um grupo de alunos que promove saúde naescola, desenvolvendo atividades alusivas aos vários tópicos da saúde que constam noPlano Anual de Atividades do Projeto e do PAA do Agrupamento, como por exemplo aalimentação, a higiene, a cidadania, a amizade, ambiente e saúde, o desporto, entreoutros…Os JPS ajudam a promover saúde física, social e mental na escola alertando os alunose a restante comunidade.Os JPS são basicamente jovens que servem para promover vida e saúde na escola.Os JPS são um grupo unido em aconselhar, sensibilizar e em proteger a escola,contribuindo para o bem-estar de todos.O maior dos objetivos dos JPS é conseguir promover saúde na escola e às pessoasque a rodeiam, sendo os «modelos» de todos os alunos. Pretende-se que todos osjovens cresçam como cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, tendosempre presente a missão da escola: «Educar cidadãos para o sucesso,responsáveis e ativos no exercício da sua cidadania, envolvendo toda acomunidade».
    • I. Apresentação do ProjetoJovens Promotores da Saúde, fazem parte: Ana Pacheco, Carina Ferreira, Cláudia Dias, Cláudia Pinto, Cristiana Silva, Diogo 8ºF Freitas, Flávia Santos, Helena Nunes, Ivan Saraiva, João Carvalho, Luís Monteiro, Sandra Carvalho Ana Leal, Bruna Morais, Catarino Melo, Catarina Brito, Inês Pereira, Liliana Pacheco, Micaela 9ºB Ramos, Patrícia Ribeiro, Rui Neto, Susana Mendes Armando Costa, Cátia Abreu, Nádia Silva, 9ºD Sandra Barros, Marisa Silva, Rafael Santos, TâniaOs JPS foi criado com o intuito de se desenvolver um trabalho concertado Silvaentre todos os alunos. Afinal, e como refere Canário (2001), o aluno é acomunidade dentro da escola.
    • II. ObjetivosGERAIS: Promover o bem-estar pessoal dos alunos; Sensibilizar os alunos para a promoção de uma escola limpa e asseada; Contribuir para a formação de jovens mais conscientes e responsáveis; Levar o aluno a valorizar e a gostar da escola; Favorecer a autoestima; Promover o desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para o seu crescimento harmonioso e global; Promover uma escola mais saudável.
    • II. ObjetivosESPECÍFICOS: Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos; Contribuir para uma escola mais consciente e saudável; Melhorar a imagem da escola; Desenvolver ações de educação e promoção de saúde; Promover a participação cívica dos alunos.
    • III. IntervençãoMETODOLOGIAS: Abordagem individual/em grupo, formal e/ou informal, com o objetivo de estabelecer uma relação de proximidade empática entre alunos; Trabalho em parceria com a Coordenadora do Projeto e outros agentes educativos; Sensibilizações promovidas pelos agentes JPS, no bufete dos alunos para alertar os mesmos para determinadas problemáticas como: Higiene na escola; Como aprender a gostar da escola e combater o insucesso escolar; Promover a Amizade e os Afetos entre todos os alunos; Como contribuir para uma escola sem violência «combater o bullying»; Alimentação saudável; ambiente e saúde; as substâncias nocivas: tabagismo, alcoolismo e drogas entre outras…. Elaboração de mensagens, cartazes de sensibilização e outros trabalhos para apresentar à Comunidade Educativa; Sensibilizar para a importância da escola na construção de um projeto de vida; Contribuir para o desenvolvimento duma cidadania responsável e participativa; Apoiar alunos com dificuldades de inserção social. Encaminhar os alunos com dificuldades para o Gabinete de Apoio ao Aluno e
    • III. IntervençãoESTRATÉGIAS: Reunião com delegados e subdelegados de turma; Trabalho articulado com restantes serviços da escola (Equipa Diretiva/ Coordenadora/ Colaboradoras do Projeto da Educação para a Saúde e Educação Sexual, Psicóloga da Escola – Dr.ª Rosa Campos, Educação Especial/Diretores de Turma, …). Todos os Delegados de Turma devem explicar aos colegas em que consiste os Jovens Promotores da Saúde, quais os objetivos e o que se pretende com este projeto, de forma a que todos possam colaborar para uma escola mais saudável e dinâmica, onde todos possamos ser felizes . Devem também estar atentos, aos diferentes problemas que os colegas da turma possam ter e informá-los da existência do GAAF. Há vários cartazes espalhados pela escola a promover o GAAF, estejam atentos!!!!