Catálogo da Editora Universitária Atonio Meneghetti Faculdade

  • 362 views
Uploaded on

A Ontopsicológica tem por objetivo traduzir para a língua portuguesa o conteúdo editorial da Ciência Ontopsicológica, …

A Ontopsicológica tem por objetivo traduzir para a língua portuguesa o conteúdo editorial da Ciência Ontopsicológica,
divulgando obras que trazem os princípios elementares desta ciência, bem como a sua aplicação prática nos diversos campos: pedagogia, economia, filosofia, arte, música, busisness, liderança, entre outros.

More in: Education , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
362
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. OntopsicológicaEditora Universitária catálogo 2011
  • 2. Ontopsicológica Editora UniversitáriaA Ontopsicológica tem por objetivo traduzir para a línguaportuguesa o conteúdo editorial da Ciência Ontopsicológica,divulgando obras que trazem os princípios elementaresdesta ciência, bem como a sua aplicação prática nos diversoscampos: pedagogia, economia, filosofia, arte, música, busisness,liderança, entre outros.Desde 2008 é Editora Universitária da Antonio MeneghettiFaculdade, publicando obras que contribuem para odesenvolvimento científico, cultural e humano. A OntopsicologiaOntopsicologia é a ontologia da psique.ONTOPSICOLOGIA (psicologia do ser): reproposta crítica doconhecimento para reimpostar o sujeito humano em contatoconsciente e operativo com o mundo-da-vida ou com a realidadedo ser, com objetivo de realização individual e integral.Seu objeto específico é o estudo da atividade psíquica.Depois da constatação clínica e existencial do homem em relaçãoao real que o circunda e depois de ter verificado as consequentesdisfunções nas lógicas científicas, éticas e biológicas, parte para aanálise dos critérios de comportamento e conhecimento sobre oplano individual e social.Em síntese, trata-se de verificar a consciência analítica evoluntária do sujeito: a imagem que a consciência intelectivausa é coincidente ou reversível com o real configurado?Fundamentalmente, a Ontopsicologia analisa o valor positivo ecriativo presente em cada ser humano. Desse ponto de partida
  • 3. é possível levar adiante uma pesquisa com o propósito deformalizar uma estratégia orientada para o training e a realizaçãode personalidades criativas que possam dar uma contribuição àevolução do contexto social e civil.A Ontopsicologia é a contribuição à ciência em si, por exerceruma função de exatidão, sobretudo no pesquisador e operador.Pode ser considerada a psicologia epistêmica como baseinterdisciplinar às outras ciências. Propõe-se a resolução doproblema crítico do conhecimento.Na sua pesquisa, isolou o critério de identidade elementar – EmSi ôntico – como constante base de sanidade e funcionalidade.O Em Si ôntico (princípio formal inteligente do ser humano) éo critério operativo e certificante que garante a exatidão deconhecimento, tanto em campo científico quanto em âmbitoexistencial. Antonio MeneghettiAcadêmico Prof. Antonio Meneghetti, 1936, três doutorados Atualmente lhe agrada a ontologia, economia e a sociologia.clássicos segundo os critérios canônicos das Universidades Para a primeira, individuou o critério subjetivo do empresárioRomanas: em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense, que assinala o resultado certo da racionalidade econômica.Roma), em Filosofia e em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Para a segunda, diz ser necessário refundar a pesquisa sobreSão Tomás de Aquino, Roma), Láurea em Filosofia com endereço o homem original segundo o projeto de natureza; não sobrepsicológico (Universidade Católica Sacro Cuore, Milão); Láurea o comportamento estatístico ou operacional, mas sobre aHonoris Causa em Física pela descoberta do campo semântico. intencionalidade de natureza do homem e o contraste histórico do ambiente e dos estereótipos.Em 1998, a Suprema Corte de Avaliação Interministerial daFederação Russa lhe confere o título de Grand Doctor Nauk em Indiferente e autônomo ao academicismo estadunidense, abreCiências Psicológicas. Recebeu diversas vezes o Prêmio Cultura a análise e consultoria sobre a riqueza ou sobre o poder emda Presidência do Conselho dos Ministros da República Italiana conformidade à lógica natural entre o dominus e a res.(1980, 1987, 1989). O seu pensamento, que não há igual no mundo de hoje, éAntonio Meneghetti é italiano por nascimento e internacional conhecido e ensinado em diversas instituições e universidades dopor formação e experiência. É autor de diversos livros, consultor mundo: Itália, Brasil, Rússia, China, Letônia, Ucrânia, Alemanhade economia e política para empresários em vários países, etc. As suas descobertas sobre os processos psíquicos da mentesendo ele mesmo empreendedor autônomo bem-sucedido e oferecem uma racionalidade concreta para a autorrealização ereconhecido. É difícil encontrar um autor tão prático e superior. criatividade do homem líder no microcosmo e macrocosmo.
  • 4. CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO Nova Fronda Virescit 1 Nova Fronda Virescit 3 Introdução à Ontopsicologia para jovens Em busca da Alma Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-34-6 ISBN 85-88381-36-2 134 páginas 76 páginasUm livro introdutório à teoria ontopsicológica, especialmente pensado A alma é o primeiro e imenso tesouro da vida: “de que vale para opara aqueles que buscam ser protagonistas da própria existência. homem ganhar o mundo inteiro e depois perder a própria alma?”.O autor expõe o que é a Ontopsicologia, suas origens e seu objetivo. Este é um pequeno livro para encontrar-se sozinho nos questionamentosFornece também os primeiros delineamentos teóricos para o mais profundos da própria psique em atividade contínua.entendimento dessa ciência e de suas descobertas: Em Si ôntico, Dá o sentido interior a “quem sou, por quê, para onde vou” paramonitor de deflexão e campo semântico. aqueles que queiram começar a buscar o significado único de si mesmo na vida. Nova Fronda Virescit 2 Projeto HomemIntrodução à psicoterapia ontopsicológica Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-53-7 ISBN 85-88381-35-4 276 páginas 124 páginasFácil e discursivo, este livro reúne os primeiros encontros de psicoterapia O caráter simples e o tom prático dos textos fazem desta obra umaaberta, realizados em eventos e congressos internacionais. Apresenta abordagem direta e completa sobre pequenos particulares cotidianoscomo o instrumento de intervenção “psicoterapia” é utilizado pela nos seus diversos aspectos. Conhecimento, anotações de ética eCiência Ontopsicológica. sanidade estética e atitude sexual na mulher e no homem são algunsCompreender a experiência desta técnica de análise significa poder dos assuntos tratados nessa obra.usar um instrumento-chave para identificar a si mesmo e realizar a Uma proposta para saber realizar-se bem, sobretudo em saúde,genuína identidade da própria natureza individual. consciência e criatividade.
  • 5. As Três Descobertas O Em Si do Homem Campo Semântico Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-15-X ISBN 85-88381-26-5 278 páginas 246 páginas“Estudando o ser humano e procurando um critério que pudesse dar O campo semântico é uma comunicação anterior a todas as outrasa direção da vida, descobri que no inconsciente não existiam a vida e formas de comunicação (verbal, gestual, etc.). Constitui-se como amorte, porque essas são consequentes. Porém, existia um princípio, forma primordial de conhecimento e interação que todo ser humanoum critério vivente e transcendente. Transcendente no sentido que possui, ainda que inconsciente para maioria.estava naquele sujeito mas contemporaneamente não estava. Este Nesta obra, o autor descreve e aprofunda características e efeitosprincípio é o Em Si ôntico”. (A.M.) desta que é a primeira das descobertas da Escola Ontopsicológica. O monitor de deflexão na psique humana Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-20-6 496 páginas O problema irresoluto: a incapacidade do homem de conhecer a realidade e de conhecer a si mesmo. Neste texto, Antonio Meneghetti individua a existência de um dispositivo metabolizado nos processos cerebrais. Esse dispositivo antecipa as diversas tomadas de consciência do sujeito, determinando-o a processos existenciais não funcionais para si.
  • 6. Metodologia Ontopsicológica Manual de Ontopsicologia Imagem e Inconsciente Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-51-3 ISBN 978-85-88381-51-3 582 páginas 430 páginasNascida da prática clínica de mais de dez anos, a Ontopsicologia “Imagem e Inconsciente” é o texto de referência para a compreensãoformaliza as três descobertas de Antonio Meneghetti: Em Si ôntico, do método ontopsicológico de interpretação do sonho e das imagens.campo semântico e monitor de deflexão. Com ele tem-se a chave elementar para compreender o comunicadoEste texto traz percursos teóricos que contribuíram para o preparo do onírico que, absolutamente, é uma linguagem do existir humano. Umautor. Além disso, e principalmente, apresenta a estrutura científica livro fundamental para entender o inconsciente.ontopsicológica: objeto, método e objetivo de estudo; instrumentosde análise; instrumentos de intervenção; e aplicações. Dicionário de Ontopsicologia Prontuário Onírico Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-41-4 ISBN 978-85-88381-50-6 298 páginas 220 páginasEste dicionário contém definições essenciais de conceitos operativos O “Prontuário Onírico” apresenta o significado de algumas imagensda Ontopsicologia. Os vocábulos se especificam intrinsecamente por para a interpretação onírica e de simbologias não-racionais, indicandometodologia desta ciência e significado epistemológico. e documentando a realidade ou natureza biológica e psicológica porO autor se propõe, substancialmente, a recuperar ou reorganizar o trás do símbolo. Os vocábulos selecionados são poucos, mas os mais“quântico de sentido e ação” que se presencia no interior da palavra recorrentes no universo psíquico do humano.ou símbolo.
  • 7. Manual de Melolística Residence Ontopsicológico Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-27-3 ISBN 85-88381-29-X 276 páginas 384 páginasA melolística é um instrumento de base psicocorpórea que usa a “Residence” é um instrumento de interveção da Ciênciamúsica (tocada pelo melolista) e a dança (efetuada pelos participantes) Ontopsicológica. Neste livro, além da exposição da metodologia geral,com o fim de desenvolver e potencializar o bem-estar psicofísico e a o autor apresenta as quatro tipologias de residece: clínico-terapêutico,funcionalidade psicoemotiva. de autenticação, de liderança e ecológico.É um tipo inovador de musicoterapia, voltado a pessoas sadias e São passagens precisas para ativar a sanidade, responsabilidade esocialmente operativas. A melolística é aplicada para a evolução da diretiva específica do homem comum ao líder reconhecido.pessoa. Ontopsicologia Clínica Psicotea Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-25-7 ISBN 85-88381-32-X 420 páginas 170 páginas“Ontopsicologia Clínica” propõe uma nova impostação científica além A Psicotea, um dos instrumentos de intervenção da Ontopsicologia,dos significados das mais recentes pesquisas psiquiátrica, psicológica, consente ao espectador ver o ser humano e o estereótipo com alegriapsicanalítica e transpessoal. Neste texto se dá a versão de como uma na projeção que depois responsabiliza. Entendido desse modo, ociência sabe identificar e curar. teatro torna-se descoberta de um engano existencial e revisão deOutros textos foram escritos sobre a Ciência Ontopsicológica, mas este estilo de vida.permanece o primeiro e aquele que consentiu os sucessivos.
  • 8. fILOSOFIA Histórico sobre as Teorias do Intelecto e Personalidade Conhecimento Antonio Meneghetti Margherita Carotenuto ISBN 85-88381-31-1 ISBN 978-85-88381-44-5 170 páginas 292 páginasParmenides, Tomás de Aquino, Duns Scotus, Guilherme de Ockham, Uma revisão importante para entender qual superego, qual hipermoral,Leonardo da Vinci, Diderot, Freud, Husserl, Heidegger, Meneghetti... qual língua-mãe, quais foram os modelos primordiais da chamadaUma leitura agradável e concisa que permite a visão do percurso “cultura humanista”. Das origens é possível entender o presente ehistórico de mais de 100 filósofos e pensadores sobre o que é o adquirir maior consciência, autenticidade e responsabilidade para“conhecimento”. centrar a própria inteligência nas coisas que contam. Um livro mestre que, junto com “Fundamentos de Filosofia”, abre a técnica do verdadeiro aos aspirantes do saber. Filosofia Ontopsicológica Fundamentos de Filosofia Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-09-5 ISBN 85-88381-21-4 292 páginas 160 páginasNeste texto, Meneghetti se interessa pelo mundo interior, por aquele Antes de fazer crítica ou filosofia, existe um conhecimento elementarforo interno onde cada sujeito é senhor exclusivo. É o mundo moral a partir do qual se faz a evolução em infinitos percursos da mente.das escolhas de fundo e determinantes da existência. Esta filosofia é definida “elementar” ou “perene“, porque é o código-Passando da perspectiva metafísica à discussão sobre o sagrado, o fantasma que está por trás dos modos de comportamento da menteautor estuda o homem sem prenscindir do seu aspecto mundano: ser Um pequeno texto que constitui um breviário sobre os princípios queaqui e agora. permitem a técnica racional para fazer filosofia aplicada.
  • 9. eSTÉTICA OntoArte A Música como Ordem de Vida O Em Si da Arte Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-39-1 ISBN 85-88381-07-9 88 páginas 418 páginasAlém de apresentar os aspectos filosóficos da OntoArte, o autor aborda A música é considerada algo neutro, inocente e sempre condizente àsobre a formação do artista, que tipo de psicolgia deve ter, como deve vitalidade: sendo música, é de todo modo saúde. Esse princípio é umser seu habitat: de como se segura nas mãos o pincel e a tinta a como pouco aceito em todo o mundo, mesmo porque ninguem pode julgarespecificar a própria inspiração artística (arquitetura, música, pintura, qual é a música boa e qual é a músca não boa: toda a música é boa e éescultura, etc.). Ainda, fala sobre artistas clássicos da humanidade sob bela. Entretanto, nem toda música é sadia.a perspectiva da OntoArte. OntoArte Cozinha Viva A Arte do Ser Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-49-0 ISBN 85-88381-43-5 168 páginas 170 páginasPor meio de imagens e textos, o leitor é instigado à novidade de si O livro “Cozinha Viva”não tem como intento primário expor receitas demesmo, a deparar-se consigo como novidade, beleza, criatividade e cozinha em sentido tradicional e, muito menos, falar de gastronomiaprazer estético. no sentido geralmente entendido. Na realidade, pretende evidenciarNo decorrer do livro, são apresentadas particularidades de diversas aquela ordem da vida ínsita da natureza – homem, animal, planta – emobras, algumas delas comentadas pelo artista. relação à alimentação. Cozinha Viva é um estilo de vida integrante do homem sadio e bem sucedido.
  • 10. aPROFUNDAMENTOS tEÓRICOS A Esquizofrenia na ótica O Nascimento do Eu Ontopsicológica Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-13-3 ISBN 85-88381-24-9 128 páginas 176 páginasNas suas pesquisas sobre a esquizofrenia, desde a década de 1970, O nascimento do Eu é o objetivo de toda a Ontopsicologia.Meneghetti não compartilhava dos métodos utlizados pela psiquiatria O autor especifica com clareza os vários processos e referências dade então. Não acreditava, também, que o fechamento dos manicômios formação do Eu, entendido como a estrutura-base que organiza oe a mera reinserção social do doente fosse a solução que buscava. O fundamento jurídico e psicológico, o qual realiza o indivíduo enquantoque lhe interessava era chegar a uma solução definitiva: resolver o “nó pessoa na existência e diante da lógica da vida. Da mediação dagordiano” da doença esquizofrênica. realidade psicossomática à realização criativa, o Eu é tratado como processo constituinte do valor histórico e metafísico de todo o homem. A Psicossomática na Ótica Imagem Alfabeto da Energia Ontopsicológica Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-37-0 ISBN 85-88381-28-1 308 páginas 278 páginasA metodologia ontopsicológica, ao encontrar a razão específica da Da psicanálise à arte, da consciência à matemática, Antonio Meneghetipsicossomática, não pretende lançar uma alternativa à avançada abre a investigação científica para a compreensão do ente comointeligência em âmbito médico, mas demonstrar que a doença é uma energia, como estrutura e como imagem.das linguagens do homem. Imagem não é apenas aquela que nós temos em nível de projeçãoFazer a investigação exclusivamente no plano farmacêutico, químico, mental. É uma forma que é capaz de fazer design dentro da energia, émolecular, neurológico ou psiquiátrico é como trabalhar e compreender capaz de ordenar, de comandar, de estrurar a energia.um edifício sem o arquiteto.
  • 11. Pisicologia Social e Liderança O Modo Maschio Direito, Consciência e Sociedade Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-48-3 ISBN 978-85-88381-47-6 148 páginas 112 páginasQual é a melhor racionalidade de gestão do homem no devir existencial? A sociedade constitui o Estado, necessário para garantir a ordem àA partir do momento que convive com a mulher, seu mais próximo maioria; mas para que ele seja eficiente é indispensável uma sociedadecomplementar, qual é a atitude e o comportamento funcional? com consciência ontológica, isto é, composta por indivíduos que têmUm livro fora de moda e único na literatura contemporânea. Pequeno conhecimento real da situação para encontrar a solução funcional ademais para exaurir o vasto argumento. Grande demais para se cada momento.entender o que quer dizer. Esta obra abre e resolve a análise sobre o Direito como instrumento societário e real, isto é, verdadeiro, bom, racional. Genoma Ôntico A Psicologia do Líder Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-10-9 ISBN 978-85-88381-45-2 278 páginas 100 páginasToda ciência é projeção da função antropológica e somente como tal Este volume não se propõe como enésimo produto de um inflacionadose atualiza. O nosso conhecimento é inevitável exercício de projeção mercado baseado no “reflexo” de culturas consumistas, mas é umda nossa forma: no fundo não devo resolver o universo, devo revolver instrumento para novos horizontes de decidida ambição vencedora.a mim mesmo no universo. Nesta obra, o autor expõe algumas regras elementares que podem serUm livro que convida a repensar a epistemologia das ciências: da cura utilizadas em qualquer campo de gestão superior.de patologias psíquicas e somáticas à evolução criativa. Analisar a figura do líder no raio político-social-econômico significa interrogar-se sobre como ser pessoa-ponta em uma sociedade contraposta.
  • 12. Sistema e Personalidade O Critério Ético do Humano Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 85-88381-18-4 ISBN 85-88381-03-6 270 páginas 202 páginasO ente homem não é pensável sem o ente social. É fundamental Atualmente, em todo o mundo, há um problema que parece serencontrar nesta correlação a sinergia mais inteligente que consinta a proeminente: falta um critério genérico de referência ao mover-sereciprocidade de valores funcionais: a pessoa para o social e o social desta humanidade. Um critério simples para dar estímulo, lógica epara a pessoa. realização a todos os produtores de civilização, política, economia,A relação entre sistema e pessoa é baseada em uma possível média de ciência e, portanto, de vida.compromisso que mantém o valor tanto do sistema quanto da pessoa. Nesta obra o autor demonstra que é o ser humano a fonte deste critério geral. A Crise das Democracias A Arte de Viver Contemporâneas dos Sábios Antonio Meneghetti Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-39-1 ISBN 978-85-88381-46-9 164 páginas 128 páginasUm livro que dá a descrição profunda sobre a falsidade das nossas Neste livro, dedicado sobretudo aos jovens, são examinados os aspectoscorreções democráticas. Particularmente, o conceito de justiça social fundamentais que constituem as bases para a formação de umaperdeu antigos valores originais e se impõe cruel sobre a vida de cada identidade individual sadia: do problema da moral às relações sociaisum de nós. e pessoais, do trabalho ao problema do dinheiro, da funcionalidadeÉ preciso distribuir a inteligência prática à autonomia, à riqueza, à social ao comportamento afetivo.responsabilidade, ao comando. É este o grande esforço dos apaixonadospelo humano, dos que querem ser instrumentais ao interesse comum.E isso se faz de infinitos modos.
  • 13. foil - fORMAÇÃO Empresarial Formação Aprendiz Líder Ontopsicológica Antonio Meneghetti ISBN 978-85-89941-05-1 Interdisciplinar 130 páginas Liderística Escolha otimal, técnica de personalidade, mercado de trabalho, fisiognomica, saber amar o próprio jogo, delegar, capacidade do líder, economia privada. Em “Aprendiz líder”, o autor reúne os aspectos históricos que concretizam a técnica que um futuro líder deve saber para realizar-se. Não é a origem da alma ou a superioridade de berço que dão a realização. O gênio é aquele que sabe dar continuidade progressiva a si mesmo e à história. Psicologia Managerial Psicologia da Organização Vários Autores Vários Autores ISBN 85-89941-01-9 ISBN 978-85-89941-04-4 192 páginas 204 páginasFeito para jovens que querem capitalizar a inteligência em função Em “Psicologia da Organização”, o líder é um ponto nevrálgico de coletacriativa e com demonstrada resposta de sucesso no ambiente e de confronto que pode determinar solução expansiva ou aspectocircunstante, ao invés de vegetar no mercado de trabalho ou serem crítico de ruptura.assistidos por instituições ou capitais de indústria. Um livro direcionado a profissionais que estão construindo sua carreiraUm livro que dá coordenadas para entrar no mercado de trabalho, e já se encontram dentro do corpo da produção; que são capazes desabendo servir diversos patrões e instituições para aprender e produzir para si e para a sociedade.desenvolver uma ulterior capacidade produtiva autônoma.
  • 14. Revista Performance Líder Personalidade Empresarial Antonio Meneghetti ISBN 978-85-88381-16-8 90 páginas 5ª EdiçãoColetânea de quatro videoconferências internacionais em conexãosimultânea entre Milão, Moscou, Riga e São Paulo.O autor trata da expressão individual no mundo empresarial,transpondo os conceitos de Em Si ôntico, campo semântico e monitorde deflexão no ambiente organizacional. Performance Líder é uma revista que traz uma nova abordagem sobre a liderança, com uma visão real do Brasil, da inteligência e criatividade de seus líderes. Uma revista pra quem quer estar sempre em alta performance. Business Intuition Vários Autores ISBN 978-85-89941-05-1 414 páginas 1ª Edição 2ª EdiçãoFazendo uma análise retrospectiva do business, evidencia-se que portrás de cada sucesso há um homem, um líder, com a sua intuição.Mas o que é a intuição? Se nasce intuitivo ou não? Como se definea intuição? Como se chega à intuição? Pode-se aprender a intuição?O objetivo deste livro é responder a estas perguntas por meio deexperiências práticas, interdisciplinares e com a base científica daOntopsicologia. 3ª Edição 4ª Edição www.performancelider.com.br
  • 15. OntopsicológicaEditora UniversitáriaR. Oniotan, 490 un. 21 | Distrito Recanto MaestroSão João do Polêsine | RS | CEP 97230-000(55) 3289-1140 | Fax (55) 3289-1137www.ontoed.com.br | info@ontoed.com.br Associação Brasileira de Antonio Meneghetti Ontopsicologia Faculdade www.ontopsicologia.org.br www.faculdadeam.edu.br