Monitoramento em Mídias Sociais

2,180 views
2,097 views

Published on

Aula de Héber Sales no Curso de Marketing Político Online, Realizado pela UFBA.

Published in: Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,180
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Monitoramento em Mídias Sociais

  1. 1. Monitoramento e Engajamento na Mídia Social @HeberSales @EdingtonG
  2. 2. Objetivos do Curso Sugerir como usar o monitoramento de redes sociais on- line para obter maior engajamento do público-alvo. Apresentar quatro ferramentas de monitoramento na prática. Conscientizar sobre usos e limites do monitoramento de redes sociais on-line.
  3. 3. Monitorando Bassuma Bassuma no Twazzup Ver também Bassuma no socialmention
  4. 4. Monitoramento da Mídia Social Coleta e análise de dados compartilhados pelos usuários nas redes sociais on-line. É parte de um trabalho mais amplo: web analytics. Análise do fluxo de visitas e cliques on-site. Testes A/B. Análise de buscas. Pesquisas de opinião. Enfim, todo e qualquer coleta e análise de dados sobre o comportamento dos internautas e das forças competitivas. Baixe de graça The Social Web Analytics.
  5. 5. Monitoramento e Previsão Poderemos prever os resultados das eleições monitorando a opinião dos eleitores no Twitter?
  6. 6. Problematizando a Previsão O problema não é com o tamanho, mas com a seleção da amostra. Quem garante ser a amostra realmente representativa? Opinião pública ou opinião militante-profissional? Militantes. Profissionais. Fakes. Dados insuficientes sobre perfil dos indivíduos selecionados.
  7. 7. Qual a Margem de Erro? Só é possível estimar quando: cada unidade unidade amostral tem probabilidade conhecida e diferente de zero de participar; a seleção de amostras é aleatória. Caso contrário, a amostragem é não-probabilística, ou seja: a probabilidade de seleção de cada amostra é desconhecida para algumas ou para todas as unidades da população; a seleção de amostras é arbitrária.
  8. 8. Para ir além
  9. 9. Qual o Poder de Previsão do Twitter?
  10. 10. Cuidado com verdades em 140 caracteres O dado refere-se aos EUA onde há 180 milhões de internautas para 130 milhões de eleitores. No Brasil, apenas 25% do eleitorado acessa a rede de forma regular. Aqui, o monitoramento será mais útil como apoio às pesquisas de opinião de segmentos específicos. Coutinho (2010)
  11. 11. Monitoramento e Pesquisas de Opinião Como o monitoramento das redes sociais pode apoiar as pesquisas de opinião e de mercado? Sugerindo hipóteses a serem testadas quantitativamente. Indicando precocemente possíveis mudanças de valores, hábitos e atitudes. Informando reações a mudanças no discurso e estratégia dos candidatos. Aprofundando compreensão de preferência/rejeição. Qualificando o posicionamento da marca do candidato. Ajudando a interpretar informações quantitativas.
  12. 12. Para ir além Fórum sobre monitoramento e pesquisa de mercado
  13. 13. Ficam os alertas Muito cuidado ao igualar a opinião on-line dos membros de uma rede ou comunidade on-line à opinião de todo o público-alvo. Os slides a seguir tratam do uso do monitoramento para engajar membros de redes sociais on-line específicas. Obviamente, devemos trabalhar para que tal engajamento gere impactos sobre muitos outros segmentos do público- alvo total.
  14. 14. Ressalvas sobre a Apresentação Devido ao tempo limitado, focaremos o Twitter, onde a dinâmica de monitoramento e engajamento é mais evidente. Muitas das lições, no entanto, são aplicáveis a outras redes sociais. O Twitter é também a rede onde estão se concentrando os formadores de opinião.
  15. 15. Do Monitoramento ao Engajamento Analisar: sobre o que estão conversando? Qual o conteúdo das conversas? Quais as opiniões em jogo? Quem tem mais influência? Planejar: como podemos ajudar os usuários, especialmente os líderes de opinião, a terem conversas mais interessantes? Engajar-se: responder, compartilhar e facilitar a conversação. Avaliar: O candidato têm se tornado mais influente do que seus adversários? A atitude em relação ao candidato e suas mensagens tem melhorado?
  16. 16. Aplicações do Monitoramento Monitorar para responder às menções. Monitorar para descobrir temas e teor das conversas. Monitorar para identificar líderes de opinião. Monitorar para construir relacionamentos. Monitorar para avaliar engajamento.
  17. 17. Quatro Ferramentas para Exercitar Quatro ferramentas para exercitar as aplicações. Hootsuite Twazzup socialmention Scup
  18. 18. Praticando o Scup www.scup.com.br
  19. 19. Menções | o que monitorar Nome de usuário (username). Nome do político. Variações do nome. Apelidos.
  20. 20. Menções | como monitorar Programe alertas por e-mail com o TweetBeep. Os Alertas do Google podem ser usado para blogs e discussões, além de notícias. Para acompanhar em tempo real: Hootsuite (não registra Retweet do Twitter) Twazzup
  21. 21. Monitorando a Conversação Quais palavras-chave usar? Mais usadas nas buscas pelo candidato. Mais usadas nas menções ao candidato. Locais. Adversários. Temas de campanha. O desafio em relação aos temas é rastrear as conversas dos eleitores-alvo.
  22. 22. Identificando Líderes de Opinião O desafio é identificar líderes de opinião junto aos eleitores- alvo. O Twazzup indica influência em tempo real com base em retweets, mas sem geolocalizar. Para minimizar o problema, usar nomes de locais. Scup e socialmention só identificam usuários mais ativos.
  23. 23. Monitorando e Conquistando Compartilhar postagens como meio de construir relacionamentos e comunidades. A comunidade da @AvParalela. A turma do #PorraSalvador. Repassar tweets relevantes para a conversação em torno dos temas do candidato. Responder tweets sobre temas do candidato. Cuidado! "Quem te chamou na conversa?"
  24. 24. Avaliando o Engajamento Os relatórios do Scup. Métricas do socialmention. Avaliando resultados dos perfis e páginas. Influência: seguidores, alcance e cliques. Relevância: retweets, favoritos, incoming links e #FF. Engajamento: replies e menções. Sentimento em relação à marca. Mais métricas amanhã :)
  25. 25. Obrigado! @HeberSales heber@agenciaquanta.com.br @EdingtonG gabriela@agenciaquanta.com.br

×