Dicas para uma relação feliz

1,698 views
1,546 views

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,698
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dicas para uma relação feliz

  1. 1. 10 dicas …para uma Relação Feliz
  2. 2. Antes de se zangar quando o outro comete um erro, quando já tinha avisado, guarde o “Eu não te disse que…” e pergunte-se “Isto afecta-me directamente?!”, se não, contorne esta armadilha, afinal é ele/ela que irá ter de lidar com as consequências…
  3. 3. … Ok, mas e se o/a afectar directamente?!Não seja hostil, investigue e descubra o que realmente aconteceu; Como?!Pergunte de forma neutra: “Peço-te que me expliques como é que isto aconteceu?”; Pode ser que encontre uma boa razão para o alegado descuido ou distracção.
  4. 4. … Quando quer apresentar uma queixa, diga antes o que quer e não o que não quer!Em vez de dizer: “Estás sempre enfiado/a no computador”, diga: “gostava de estar contigo. Vamos ficar um bocadinho juntinhos na sala?
  5. 5. Adoptar uma perspectiva passiva pode evitar temporariamente uma discussão mas acaba por criar ressentimentos. Não só o outro não sabe como lhe agradar como acaba por ser muito stressante tomar a maioria das decisões.
  6. 6. … Se o outro fez algo que o/a aborrece, como tomar decisões pelos dois, não se enrede no: “Como é que foste capaz?”; Foque-se no futuro, permita-se descobrir consensos, perceba como a partir de agora podem decidir em conjunto: “Podemos perceber o que cada um de nós quer, antes de se estabelecer um plano para os dois?”
  7. 7. … A partir de agora, sempre que ele/ela tiver um compromisso importante: reunião, jantar, apresentação, consulta médica, não passe ao lado, pelo contrário, telefone, envie um e- mail ou pergunte directamente: “Como é que correu?” Isto passa a mensagem: “Eu preocupo-me contigo”.
  8. 8. …Discutem com frequência por o nome daquele actor, daquele filme, ou sobre o nome do restaurante, ou sobre quem estava naquele jantar, ou um facto histórico?Da próxima vez, pare de imediato a conversa, faça uma pesquisa no google, vá mesmo até ao restaurante, telefone a um amigo… e tire a teima do caminho.
  9. 9. …Dizer apenas desculpa não é efectivo. Clarifique. Da próxima vez experimente partilhar como o/a magoou e o que fará para prevenir que se repita: “Desculpa ter-te feito sentir da forma x, irei fazer y, de forma a que z não se repita.”
  10. 10. Se ficou zangado/a pelo outro ter revelado algo que considerava íntimo da relação, como um assunto de saúde, disciplina dos filhos ou questões relativas ao emprego, passe por cima do: “Como foste capaz de contar?”, delimite antes, que tópicos devem permanecer privados.
  11. 11. Encontre diariamente oportunidades de reconhecer e valorizar qualidades e forças pessoais do outro. Procure especificar.
  12. 12. Oficina de Psicologia

×