O encontro perfeito
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O encontro perfeito

on

  • 995 views

 

Statistics

Views

Total Views
995
Views on SlideShare
995
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O encontro perfeito O encontro perfeito Document Transcript

  • O Encontro Perfeito-Tema: NAMORO Gênesis 24.62-67-Introdução: No tempo primitivo era muito difícil a comunicação entre um rapaz euma moça. Praticamente se conheciam só depois de casados. Isaque já tinha 40 anose cria na promessa de ter uma família abençoada (Gênesis 25.20), mas para issoprecisava encontrar a mulher certa. O encontro de Isaque e Rebeca foi cheio de romantismo e amor. Gostaram-se desdeo primeiro momento que se conheceram. O amor de Isaque e Rebeca foi crescendo acada dia. Rebeca era a mulher certa para Isaque e ele o homem certo para ela.Adequaram-se um ao outro e viveram felizes. Muitos não acreditam em amor à primeira vista. Na verdade é comum a pessoa‘amar’ à primeira vista e depois desgostar quando olha melhor. Será que existe umapessoa certa pra cada um? Cada um deve procurar ser a pessoa certa para o outropara se completar. Como encontrar a pessoa certa?Vamos aprender com o encontro de Isaque e Rebeca como é um encontroperfeito:1- O Rapaz: v.63 Isaque era um rapaz temente a Deus, prova de isso o ter aceitado pacificamente ahipótese de ser feito um sacrifício para Deus. Era um jovem voluntário que ajudavaseu pai e carregou a lenha (Gênesis 22.6). Encontramos em Isaque duascaracterísticas importantes de um bom namorado. Para um rapaz encontrar a pessoa certa é importante: -Obedecer: Isaque obedeceu a seu pai que mandou procurar uma jovem de suafamília para se casar com ele (Gênesis 24.1-4). Ele aceitou isso porque sabia que erao melhor para sua vida. Principalmente porque também acreditava na promessa deDeus para seu pai que se cumpriria através de seu casamento. Um bom rapaz deve ser Obediente primeiramente a Deus e também aos pais. Setiver esta qualidade, certamente será um homem fiel à sua esposa e responsável emsuas obrigações familiares. -Meditar: O texto diz que no momento que Isaque encontrou rebeca ele estavameditando no campo. Isso mostra que Isaque era um jovem reflexivo, que pensavaantes de agir. Não era movido por impulsos e emoções. Um bom rapaz deve pensar bem antes de tomar suas decisões, nunca serprecipitado. Ter tempo para estudos, oração e estar a sós com Deus para ouvir suavoz. O Salmista orientava “consultai no travesseiro o coração e sossegai” (Salmos4.4).
  • Essas duas qualidades são indispensáveis para um rapaz estar pronto a encontraruma moça. Certamente se for um jovem obediente e reflexivo, achará a pessoa certa.Estes também devem ser requisitos procurados por qualquer moça em um rapaz. Seele for obediente e meditar, será um bom namorado e futuro marido. Moça, seu namorado é desobediente e impulsivo? Rapaz, você tem sido um rapaz obediente e reflexivo? Obedeça à promessa de Deus e medite nas Palavras do Senhor que serás bemsucedido!2- A Moça: v.64,65 Rebeca também tinha muitas qualidades. Era uma jovem educada, solidária ebatalhadora, “moça era mui formosa de aparência, virgem” (Gênesis 24.16). Ela deuágua para o servo de Isaque sem sabem quem era, serviu aos seus camelos emostrou muito boa vontade. Além disso, tudo Rebeca teve atitudes como qualidadesde uma boa namorada. Para uma moça encontrar um bom rapaz deve ser: -Humilde: a primeira reação de rebeca foi “apeou do camelo” (v.64). Ela poderia tercontinuado em cima do animal para se mostrar maior e imponente. Contudo quisdescer para estar no nível de seu pretendente. A mulher foi criada por Deus para sersua “auxiliadora idônea” (Gênesis 1.26) por isso Deus tirou uma costela do homem eformou a mulher para ser parte de sua igualdade e sentimentos. A humildade é uma característica que deve ser procurada por um rapaz em umamoça. Ela deve ser humilde par não se colocar acima do seu companheiro ou quererum padrão de vida que não conseguem alcançar. -Pureza: depois que Rebeca soube que era Isaque que vinha no caminho suareação foi “tomou ela o véu e se cobriu” (v.65). Ela não precisava mostrar-se para eleinteiramente. Queria deixar um mistério e curiosidade no ar. Do mesmo modo queIsaque não veria seu rosto, ela também não o enxergaria nitidamente com o véu. O namoro é um tempo de descobertas. Com a convivência este véu vai sendoretirado. Uma boa moça não fica se exibindo. Ela deve se preservar. É como umproduto que se estiver muito barato, você deve desconfiar. Mas pureza é muito maisque isso. Ser puro é não ter mistura e não se contaminar com coisas ruins. Se a moça tiver estas duas qualidades, Humildade e Pureza, o restante secompletará. Porque se não for humilde para conviver com seu namorado e se não semostrar pura para com ele, certamente não serão felizes. Problemas com orgulho eimpureza. Rapaz, já viu algum comportamento arrogante ou impuro na sua namorada? Moça, você é humilde e pura? Seja humilde e pura para encontrar a pessoa certa!3- O Casal: v.63-66 Se o rapaz deve Obedecer e Meditar e a moça ser Humilde e Pura, o que os doisdevem fazer ao mesmo tempo? O texto mostra que tanto Rebeca quando Isaquetiveram duas atitudes comuns que nos ensinam o que os dois devem fazer:
  • -Erguer os olhos: Isaque ergueu os olhos quando viu o movimento ao longe (v.63)e “também Rebeca levantou os olhos” (v.64) para ver Isaque. Quando vemos alguém olhando para cima, logo levantamos também o olhar paraver o que é. Deste modo, o casal deve ter os olhos voltados para Deus. Nunca olharpara baixo ou para si mesmos. Com o tempo, o encanto das circunstâncias e danovidade pode passar. Mas a beleza do céu e da presença de Jesus nunca acabará.Por isso, o deslumbre de um casal apaixonado deve ser inspirado em Deus. O casal vive de olhos erguidos quando busca a Deus juntos. Isaque orava por suamulher (Gênesis 25.21). Se os dois não estiverem com a mesma visão, com o tempose separam. O alvo do rapaz e da moça deve ser Jesus. -Conhecer ao outro: Rebeca perguntou quem era o homem que se aproximava(v.65) e depois Isaque ouviu do seu servo tudo o que sabia a respeito de Rebeca(v.66). Antes de se encontrar com alguém tanto o rapaz como a moça devem procurarsaber informações sobre a pessoa. Ao serem apresentados, devem procurar saber umpouco de cada um. Com o tempo, os dois vão se conhecendo. O namoro é tempo dese conhecer. Mesmo depois de casados o homem e a mulher continuam seconhecendo a cada dia. Se um casal tiver estas duas atitudes de estar com os olhos sempre erguidosbuscando a Deus e se conhecerem mais a cada dia, certamente serão muito felizes. Namorados, vocês têm erguido seus olhos para Deus e procurado se conhecer? Olhem sempre para Jesus e se conheçam a cada dia para ser feliz! Você pode encontrar a pessoa certa!-CONCLUSÃO: v.67 “ele a amou e assim foi consolado” A vida a dois é uma jornada muito longa. Engana-se quem pensa que de imediatochegará ao destino certo. É preciso caminhar juntos pacientemente. Quando o rapaz é obediente e pensativo e a moça é humilde e pura, os dois secompletam ao olhar sempre para o alto e conhecer-se a cada dia. Depois deste período de namoro, o casal concretiza seu amor com o casamento epodem: -Entrar na tenda: viver uma vida íntima própria do casamento. A tenda é o lugar docasal onde um conhece ao outro completamente e se protegem. O casal precisa teruma tenda. Um lugar só deles, de ficarem juntos. Ter tempo um para o outro. -Amar-se: Isaque amou Rebeca e também foi amado. O amor é a maior bênção davida a dois. Mostrar que o que sente e declarar-se um ao outro. -Consolar-se: Rebeca consolou Isaque que tinha perdido sua mãe e certamentedurante sua vida também foi consolada por seu marido a respeito de problemas comseus filhos (Gênesis 27.42). A convivência de um casal não tem apenas momentosbons. Há situações em que um precisa consolar o outro. Quando o casal vive em sua intimidade com amor e se consolam mutuamentequando passam por problemas, certamente encontraram a pessoa certa. Casal: vocês têm vivido em sua tenda, se amado e se consolado?
  • Não deixem nada interferir em sua intimidade, amem-se profundamente e seconsolem!