O jovem e a liberdade cristã
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O jovem e a liberdade cristã

on

  • 13,577 views

 

Statistics

Views

Total Views
13,577
Views on SlideShare
13,374
Embed Views
203

Actions

Likes
2
Downloads
195
Comments
3

4 Embeds 203

http://diegoneumann.blogspot.com.br 138
http://diegoneumann.blogspot.com 48
http://jelconcordia-cacoal.blogspot.com.br 14
http://jelconcordia-cacoal.blogspot.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O jovem e a liberdade cristã O jovem e a liberdade cristã Presentation Transcript

  • “Todas as coisas são lícitas, mas nemtodas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” 1 Co 10.23
  •  1)Observem a seguinte pesquisa, que foi feita entre jovens cristãos luteranos, em um certo distrito brasileiro. Foram entrevistados 222 jovens:O JOVEM E O ÁLCOOL 30% nunca ingeriram 29% raramente 24% às vezes, quando saem 13% sempre que saem 3% todos os dias.
  •  O JOVEM E AS DROGASMaconha 78% nunca experimentaram 8% já experimentaram uma vez 8% já usaram algumas vezes 5% várias vezes 1% usuário.Cigarro 74% nunca 13% raramente 7% todos os dias 4% às vezes, quando saem 1% sempre que sai.
  • SAÍDAS NOTURNAS E BARES 54% quatro vezes por mês 38% nunca saem 5% mais ou menos 8 vezes por mês 1% mais que 20 vezes.
  •  Sabemos que muitas dessas coisas acontecem aos jovens entre nós. Seria isto um problema? O que será que faz um jovem agir e pensar assim. Quem hoje manda no comportamento dos jovens: eles mesmos ou o mundo?
  •  2)Essa pesquisa mostra uma realidade ao jovem. E ao mesmo tempo, ela serve de introdução ao nosso estudo de hoje. Estudo que quer mostrar ao jovem que ele precisa andar inabalável na sua fé, para não ser influenciado pelo mundo e os grupos sociais por onde anda. Fazendo isto, estará dando o primeiro passo para cumprir a mensagem de Jesus e ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5.13-14).
  •  3)E se alguém lhe perguntasse: Aonde você vai hoje à noite? Qual a tua resposta: no cinema, em um show, no barzinho,na discoteca, dançar, casa de um amigo...? 4)E se emendássemos: Mas, depois da “noitada”, será que eu consigo acordar para ir ao culto? Tudo o que eu fiz ontem à noite, eu posso falar para o pastor, meus pais e amigos cristãos, sem que eles se ofendam ou sem que eu me envergonhe? As pessoas com as quais conversei ou que conheci, me tomam ou tomaram por cristão, vendo o meu comportamento?
  •  5)1 Co 10.23: O tema central do debate do apóstolo Paulo com os cristãos de Corinto, neste capítulo, é a respeito da liberdade cristã. As palavras em destaque são: lícito e convém. Essas duas palavras são muito importantes para a nossa vida cristã. Elas nos mostram um Deus que não nos proíbe tudo o que a vida oferece. Mas não nos deixam esquecer que: Eu sou um cristão e preciso mostrar isto através de tudo aquilo que sou e faço, esteja onde estiver.
  •  6)Paulo está falando que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”. Há algumas coisas que não são expressamente proibidas, mas cujos resultados são tais que elas são rejeitadas pelo crente. Tudo é lícito, não quer dizer que tudo é permitido, mas que, ao contrário das muitas denominações religiosas que tudo proíbem, o cristianismo não impõe condições para a nossa salvação. O que você diz daqueles que não bebem, não jogam futebol, não usam batom e coisas do gênero, porque a sua religião não permite?
  •  7)O que Paulo diz é que todos os cristãos devem evitar fazer coisas ruins e tentar viver uma vida santa diante de Deus. Isto, no entanto, não lhes dá a salvação. A salvação é toda obra de Cristo, que nos é entregue pelo Espírito Santo, através da fé. Olhemos, assim, o que dizem estas palavras de Paulo: Lícitas: Tudo aquilo que é permitido. Convém: ser útil, beneficiar. Aquilo que é bom para você. Lutero, aconselhável. Edificam: Constroem. Pode ser usado no sentido de uma causa de avanço espiritual.
  •  8)Analisemos as Palavras de Bíblia, mediante questionamentos que faremos a nós mesmos: Lícito: Quais mandamentos mais nós infringimos quando usamos mal a nossa liberdade como jovens luteranos? Convém: A minha vida fora da igreja está sendo lucrativa, no sentido de meu crescimento espiritual e, também, dos meus amigos e irmãos? Edificam: Que tipo de testemunho eu posso dar, fora da reunião de jovens, na minha vida social. O que a união juvenil tem feito, para ser, não só uma reunião de Sábado, mas um braço de apoio da comunidade. Ex: projetos sociais e missionários.