Orientação no espaço geográfico 6º ano

  • 34,411 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
34,411
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
252
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Orientação no espaço geográfico PROFº. NILBERTE LIMA
  • 2. Índice  Conteúdo;  Atividades;  Atividades praticas; O assunto na rede (sites,textos e vídeos interessantes);  Referências.
  • 3. Introdução“Antônio, que está iniciando seu trabalho como carteiro, tem dificuldades emencontrar algumas ruas e escolher qual é o melhor caminho a seguir para entregartoda a correspondência. Ele não sabe como se orientar corretamente na cidade.Pedro, mais experiente, vai ajudá-lo. Mesmo tendo um mapa da cidade, que o ajudaa localizar os endereços, Antônio ainda acha difícil saber que rumo a tomar. Pedroexplica que existem algumas regras básicas que devem ser seguidas para encontraro melhor caminho entre dois lugares.Primeiro, Antônio precisa colocar o desenho do mapa na mesma posição em queestão as ruas da cidade. Isto é, ele tem de orientar o mapa de acordo com a realidaderepresentada, de modo que as direções sejam coincidentes. Depois, ele precisadescobrir o sentido do percurso que vai realizar. Isto é, precisa saber se deveavançar ou recuar na direção apontada pelo mapa.Antônio acha muito difícil compreender as regras de orientação pelos mapas. Pedroexplica que a Geografia ajuda a resolver o problema, desde que sejam conhecidosalguns pontos especiais de referência que valem para todos os lugares. São oschamados pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.”
  • 4. A Orientação Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos objetos, é comum utilizarmos termos como à frente, atrás, à direita, à esquerda, para cima, para baixo, entre outros. Quando queremos nos orientar em um lugar, utilizamos pontos de referência: atrás da igreja, na frente da escola e etc...
  • 5. Duvida Mas como nos orientar em espaços maiores, onde não existem pontos de referência?
  • 6. Orientação pelo Sol e Lua A Partir de observações feitas pelo ser humano, constatou-se que todos os dias esse astro surge, ao amanhecer, sempre num lado do horizonte, e desaparece, ao anoitecer, no lado oposto, e a Lua também. Baseado nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de referência, os pontos cardeais: Norte(N), Sul(S), Leste(E ou L) e Oeste(W ou O).
  • 7.  Observando a imagem percebemos que o sol nasce sempre do mesmo lado (Leste) ou oriente e se põe (Oeste) ou ocidente.
  • 8. Pontos Cardeais, Colaterais e subcolaterais
  • 9. Orientação pela bússola A Bússola é um instrumento de orientação que se parece com um relógio. Possui uma agulha imantada na ponta que gira sobre um eixo, onde está desenhada uma rosa-dos-ventos. A Agulha imantada aponta sempre para o polo norte magnético, que atua como um grande imã.
  • 10. Os modernos instrumentos de orientação GPS (Global Positioning System) Sistema de posicionamento global, um receptor conectado a uma rede de satélites artificiais, informando a localização exata de um ponto na superfície do planeta através de uma extensa rede de paralelos e meridianos espalhados pelo planeta.
  • 11. Guia de estudo Diferentes formas de orientação no espaço Modernos Pelo sol e pela lua Bússola instrumentosIdentificação do oriente Por meio da Identificação de objetos (leste) ou poente identificação do polo por meio da conexão(oeste) de acordo com o magnético da terra em rede com satélites movimento dos astros
  • 12. Atividades Atividade de Classe QUESTÃO 01 O que é Orientação? QUESTÃO 02 O que é Ponto de Referência? QUESTÃO 03 Quais são os Pontos Globais de Referência? QUESTÃO 04 Quais são os Pontos Cardeais? QUESTÃO 05 Quais são os Pontos Colaterais? QUESTÃO 06 Como funciona a Orientação pelo Sol? QUESTÃO 07 Como funciona a Orientação pela Lua? QUESTÃO 08 Como funciona a Orientação pela Bússola? QUESTÃO 09 Como funciona os meios modernos de orientação?Atividade de orientação texto e mapa (Impress0 para correção na sala) Texto obs.:A autora destaca a aventura de seu pai, ao percorrer de automóvel o caminho de ida e volta entre São Paulo e Santos, quando ainda não haviarodovias entre essas duas cidades no Estado de São Paulo. Observe a importância da correta orientação quando não estão disponíveis pontos de referência, como o Alto da Serra para os aventureiros. Atividade de casa  Guia de estudo pag.: 11 e 12 (Correção prox.Aula);  Atividade pag. 29 do livro;
  • 13. Atividades praticasCONSTRUINDO UMA BÚSSOLA NA SALA DE AULA: 1. MATERIAIS: - 01 Tesoura; - 01 Régua; - Lápis coloridos; - Canetinhas coloridas; - 01 Vasilha de manteiga redonda; - 01 imã; -01 Agulha de costura; -Pedaço de isopor. 2. CONSTRUÇÃO: - Colorir a rosa-dos-ventos e recortá-la. - Pintar a vasilha de manteiga. - Recortar a base de isopor. - Imantar a agulha e inserir no isopor.
  • 14. O assunto na rede (sites,textos e vídeos interessantes) Jogo da rosa dos ventos: http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.ht ml Jogo da rosa dos ventos 02: http://edumed.no.sapo.pt/JogoRosVen.htm JOGOS ON LINE SOBRE BÚSSOLA : http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/star t.htm?infoid=803&sid=3 Animação sobre orientação no espaço geográfico: http://www.youtube.com/watch?v=Ik-u6-Pm_IQ
  • 15. Referências Disponível em : http://professormarco.wordpress.com/2011/02/15/orie ntacao-no-espaco-geografico/ ,acesso 04 de março de 2013. Disponível em : http://geotony.webnode.com.br/news/a%20orienta%C3 %A7%C3%A3o%20no%20espa%C3%A7o%20geografico/ ,acesso 04 de março de 2013. Projeto Araribá:geografia:ensino fundamental/obra coletiva concebida,desenvolvida e produzida pela editora Moderna;3.ed.São Paulo:Moderna,2010. Telecurso 2000 ensino fundamental.