Ficha de Leitura: Marcada para Sempre
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Ficha de Leitura: Marcada para Sempre

on

  • 1,125 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,125
Views on SlideShare
1,125
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Ficha de Leitura: Marcada para Sempre Ficha de Leitura: Marcada para Sempre Presentation Transcript

    • Professora: Cristina GameiroTrabalho Realizado Por:Neuza Carvalho, nº25 Ano Lectivo : 2011/2012
    • Marcada Para SempreTítulo do livro: Marcada Para SempreAutor(es): Liliana FonsecaEditora: CadernoAno de edição: 2009Nº de páginas: 208Colecção: Cadernos da VidaClassificação: Memórias e Testemunhos
    • LILIANA FONSECA Liliana Fonseca nasceu no Porto, em 1956, e ali viveu até aos dez anos. Em 1967, foi com a família para França, onde viria a concluir a faculdade. Começou então a trabalhar na Câmara de Villeneuve-St- Georges, e, por imposições do funcionalismo público, optou pela nacionalidade francesa. Empenhada em subir de posto, recomeçou os estudos. Ao fim de mais quatro anos a estudar Direito, foi promovida a Directora dos Serviços Municipais de Saúde, cargo que implicava a liderança de um vasta equipa de pessoal administrativo, enfermeiras e médicos. Em Dezembro de 1996 regressou a Portugal com o marido e as filhas, onde abriu um supermercado de uma grande cadeia francesa. Actualmente, está divorciada, no desemprego, a viver com as suas duas filhas, Marina e Joana.
    • PersonagensPersonagem Principal: Liliana tratada por LiLi ou então “vassourinha”Personagens Secundárias:Família: Amantes do• Irmão(Fernando); Marido:• Pais -Florbela;• Tios: António, Zé, José e Albertino; -Anabela;• Tias: Leopoldina, Maria José, Olivia e -Liliana(prostituta); Amigos: Celso, Emília, Fernanda… Maria do Céu -Verónica;• irma do marido, -Aurora; Medicos: Dr.Soussaline, Dra.Lacaze, Dra.Di• Avós: Palmira e Maria da Conceição -Albertina; Maria, Dr.Boyer• Avôs: Luís e Joaquim -Ermelinda,• ….. -Cândida Outros: - ….. -Dona Albina(irma do propriatario da Todas elas casa dos pais no Sabugal); foram -Luís(inimigo no hospital de São Joao); descobertas por - …… Lili
    • CITAÇÃO FAVORITA “Quando o entusiasmo subia a pique, eu metia travão. Quando beijos e abraços já não bastavam, dizia adeus. Eu não aceitava o que a roupa escondia. Não acreditava que alguém pudesse aceitar.” A MINHA OPINIÃO SOBRE O LIVROAdorei o livro , pois Liliana é uma mulher que sempre passou por tanto, mas hoje éfeliz ao lado das suas filhas . Admiro-a muito pois só escreveu o livro, depois de seuspais falecerem, para que eles não soubessem o sofrimento que a filha passou durantetantos anos. Só tenho uma única pergunta a fazer: Porque Liliana andou tantos anos asofrer? Podia-se ter divorciado e seguir a sua vida em frente com as filhas, apesar de oter feito, mas só passados 18 anos após o casamento.
    • RESUMO DO LIVRO Quando o terrível acidente aconteceu Liliana tinha só 3 anos. Era umamenina inofensiva mas a sua curiosidade foi mais forte e entornou umapanela de sopa a ferver feita pela sua mãe para cima de si. Este acidente marcou-a até os dias de hoje. Ela foi sujeita a várias cirurgias para restaurar a pele, mas como a casa de saúde da Boavista, ondeestava internada nunca tinha lidado com pessoas queimadas, em vez de a mandarem para outro hospital, trataram-na da forma que achavammais correta. Colocaram-lhe gesso nas partes da queimadura, o que fez a pela queimada apodrecer e ficar com cicatrizes que nunca foram conseguidas remover totalmente.
    • RESUMO DO LIVRODepois de 6 meses, seu tio, que estudava enfermagem, quando a visitara viuque se não a levassem para outro hospital ela morreria lá. Seguidamente foi transferida para o hospital de são João, onde foi tratada correctamente e onde passou 4 anos. Nesse tempo o hospital tornou-se a sua família, mas como ainda era pequenina habituou-se àquele ambiente onde as enfermeiras a tratavam como sendo a menina delas. Na saída do hospital Liliana sentiu o maior choque possível, todos aqueles olhares insistentes, por detrás do pai escondida, sentia a pena nos olhos das pessoas. Voltou para a escola e assim continuou. A partir dos 12/13 anos começou a usarcamisolas de gola alta, lenços e sempre roupa que tivesse mangas para que tapasse a sua vergonha .
    • RESUMO DO LIVROPara a melhoria da sua saúde foram para França. Lá permaneceu muitos anos, onde estudou, trabalhou e teve um cargo importante nos Centros Municipais de Saúde como directora. Em França fez várias plásticas para a melhoria dasua aparência, mas nada disfarçava o seu destino. Quando chegava a um nível de intimidade pessoal, a relação que mantinha com os seus companheiros terminava, mesmo que gostasse deles, até que um dia tivesse coragem demostrar o seu corpo ao homem que realmente amasse. Quando chegou aos 30anos, apaixonou-se verdadeiramente, até que chegou a hora em que foi pedida em casamento, e aí ela soube que não se poderia casar sem demostrar seu corpo para o homem que amava, ultrapassando esse complexo.
    • RESUMO DO LIVROFrancisco, seu marido, reagiu naturalmente aceitando muito bem, pois o físico não era o mais importante. Liliana ficou muito feliz pois não esperava essa reacção, perdendo alguns dos seus complexos, estando mais à vontade para com ele. Ao longo dos anos teve 2 filhas queactualmente têm uma óptima relação com a mãe. Passado um ano e meio após o casamento, Liliana começou a ver realmente com quem tinha casado, ou seja, o lado obscuro do marido, pois envolvia-se com outras mulheres. Liliana já desconfiava mas chegou o dia em que teve provas seguras. Francisco sempre negou, dizia que LiLi inventava ou então que estava a ficar maluca, que fosse a um psiquiatra, ouvindo isto constantemente ao longo dos 18 anos.
    • RESUMO DO LIVRO Francisco dizia que era fraco, que não conseguia resistir e que não voltava aacontecer, mas não era bem sim, faltava sempre á sua palavra. Até que um dia ele disse: “ se fosses como as outras”. Nesse momento revelou que nunca a tinha aceite realmente. Aí Liliana ficou muito desapontada, revendo o seu passado, foram palavras que a marcaram. Ou seja, francisco atribuía-lhe aculpa por traí-la, uma vez que não era como as outras. Liliana na esperança do marido mudar de atitude aceitou a sua proposta de voltarem a Portugal e fazerem um grande negócio, mas depois de todas essas grandes mudançaso seu marido continuou na mesma, traindo-a várias vezes, até chegar o dia em que Liliana se fartou. Não aguentando as humilhações do marido divorciou- se, ficando com as suas duas filhas. Passados 5 anos, após o divórcio, Liliana seguiu em frente, realizando o seu sonho de ter filhos e se dar bem com eles, nunca perdendo o seu lindo sorriso!
    • FIM