Your SlideShare is downloading. ×
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Informações Básicas (Cuidados com o RN e Amamentação)

14,839

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
14,839
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
264
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Valdeci Ferreira da Ponte Neto Acad. de Enfermagem Fortaleza – 2011
  • 2. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA O Recém Nascido  Conceito: de acordo com a OMS, toda criança até o 28º dia de vida é considerada recém-nascido.  Falar de cuidados à crianças nessa faixa, portanto, amplia significativamente as possibilidades: 1. Instabilidades dos sistemas de controle hormonais e neurogênicos; 2. Imaturidade no desenvolvimento orgânicos corporais.
  • 3. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Cuidados Imediatos São cuidados prestados imediatamente após o parto com intuito de manter a integridade do RN no momento de transição de intra para extra-uterino:  Preparação ao parto (material e princípios de limpeza adequados);  Prover calor (secagem; troca de panos úmidos);  Desobstrução das vias aéreas (boca; narinas: evitar aspirações, asfixia, penumonia);  Avaliação do RN quanto à Respiração, FC e coloração;  Identificação do RN. Obs.: O RN que se encontrar em EGB deverá manter contato com a mãe logo após o parto, promovendo a Humanização do Parto e a Amamentação Precoce.
  • 4. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Outros Cuidados Após os cuidados imediatos, o RN passará por outro momento da assistência, os Cuidados Mediatos:  Medidas antropométricas (Peso, Alt., PC e PT);  Profilaxia (Vitamina K, Credeização ocular e *genital, Vacinação BCG);  Limpeza do RN e do Coto umbilical (álcool 70%);  Higiene do RN.
  • 5. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Cuidados Domiciliares com RN É papel da enfermagem repassar às parturientes as informações e os cuidados essenciais à qualidade de vida do RN. Para manter o envolvimento materno nos cuidados é necessário:  Fazê-lo o mais precoce possível de forma acolhedora e segura, sempre respeitando-a;  Fazer uma vez mostrando a ela como se faz e explicando a importância para o RN;  Integrar rotina de humanização e prevenção de controle de infecção e segurança.
  • 6. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Cuidados Domiciliares com o RN  Hábitos intestinais e cólicas: o choro estridente de início e término súbito, inquietude, contorção e encolhimento de pernas; o Imaturidade da região digestiva; o Alimentação inadequada (RN ou Mãe); o Massagens, aquecimento da região abdominal, decúbito lateral direito, técnicas para eliminar os gases; o Amamentar em posição adequada, aguardar eructação por pelo menos 10min,; o Os pais devem manter a calma nas crises e ter em mente que geralmente não dura mais que 3 meses e meio.
  • 7. CUIDADOS COM O RN: UMA FORMA DE FORNECER QUALIDADE DE VIDA Cuidados Domiciliares com o RN  Higiene: o Higiene oral; o Cuidados com a pele; o Dermatites de fralda; o Umbigo.  Cumprimento da Imunização: o Explicar as datas; o Importância do cumprimento das mesmas.  Seguir marcações dos retornos: o Repassar a importância das consultas para o desenvolvimento da Criança.
  • 8. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR A amamentação deve ser abordadadesde o pré-natal. Neste momento serãorepassadas informações sobre a importânciada amamentação tanto para o RN como paraa mãe, assim como, encontrar problemaspré-existentes que possam dificultar ouinapropriar a amamentação (mamilosinvertidos ou infecção por HIV) e explicarcomo lidar com problemas que possam surgirdevido a amamentação inadequada. Aamamentação ineficaz pode causaralterações nos Sinais Vitais, hipoglicemia,desidratação, icterícia nas primeiras horas devida e outros.
  • 9. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR  Problemas na Amamentação: o Fissuras nos Mamilos; o Ingurgitamento; o Mastite.  Geralmente estes problemas são causados por formas erradas de amamentar ou condutas inadequadas, falta de cuidados básicos com a higiene. Agentes infecciosos podem aproveitar estes erros para se instalarem e piorarem ainda mais os problemas mamário.
  • 10. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR Evitando Problemas nas Mamas:  Ótimas maneiras para evitar problemas nas mamas são: o Iniciar amamentação na 1ª hora após o nascimento; o Amamentar com frequência e duração adequada (livre demanda dia e noite); o Não retirar o bebê bruscamente do seio; o Evitar o uso de lubrificantes e “peneirinhas”; o Não ofertar chupetas ou mamadeiras ao bebê; o Praticar a ordenha se necessário; o Pega correta durante a mamada.
  • 11. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR Pega Correta:  A face do bebê deve ir ao encontro do seio e não o contrário;  A boca da criança fica bem aberta;  O queixo do bebê toca o peito da mãe;  Seus lábios estão voltados para fora;  Uma área maior da aréola é visível a cima e não a baixo;  A língua se encontra apoiada na gengiva inferior envolvendo o complexo da aréola mamilar;  As bochechas ficam volumosas.
  • 12. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR  Como o Aleitamento Materno ajuda o RN? o Tem tudo que o RN necessita até os 6 meses, inclusive água; o Facilita a digestão; o Age como vacina, protege o RN de doenças, diminui os riscos de adoecimento e morte; o Sempre pronto para tomar, aumenta o peso do RN rapidamente; o O movimento de sugar auxilia no desenvolvimento da face, ajuda na dentição, facilita a respiração e desenvolve a fala.
  • 13. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR  Como o aleitamento materno ajuda a Mãe? o Auxilia na perda do peso; o Ajuda na recuperação uterina (riscos de hemorragia e anemia pós-parto); o Reduz risco de diabetes e do câncer de mama; o A mulher que alimenta seu filho exclusivamente com leite materno (dia e noite) terá a amamentação como um método de evitar gravidez nos primeiros 6 meses, desde quê a sua menstruação não retorne antes disso.
  • 14. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR Quebrando Mitos:  Tudo isto é Falso: o “Dar de mamar faz os peitos caírem” (MITO) o “Meu leite é fraco e o bebê chora com fome;”(MITO) o “Só meu leite não sustenta, e o bebê chora com fome” (MITO) o “Criança que nasceu antes do tempo ou muito pequena não pode mamar” (MITO) o “Se o bebê arrotar mamando, o peito pode inflamar e o leite secar” (MITO) o “Mãe que trabalha fora não pode amamentar” (MITO)
  • 15. ALEITAMENTO MATERNO: A MELHOR FORMA DE CUIDAR E AMAR “Contrariamente à crença popular, colocar o bebê para mamar no peito não é uma habilidade inata da mãe, mas sim uma habilidade aprendida que se adquire pela observação e experiência”. MUITO OBRIGADO!!!

×