Os Fenícios

11,153 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
9 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
11,153
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
739
Comments
1
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Ver site: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://0.tqn.com/d/arthistory/1/0/l/k/aae_mfab_0809_02.jpg&imgrefurl=http://arthistory.about.com/od/from_exhibitions/ig/treasures_from_assyria/aae_mfab_0809_02.htm&usg=__1hewA-zHn1ikZ4NgnuZmK2kqaQ4=&h=1140&w=1200&sz=266&hl=pt-BR&start=19&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=8Lhu7iIwa7rW3M:&tbnh=143&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3DPhoenician%2Bivory%2Bobjects%26start%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1
  • http://www.tesorillo.com/oca/fenicia/fenicia.htm
  • Os Fenícios

    1. 1. Os Navegadores e Comerciantes da Antiguidade.
    2. 2. Localização Geográfica Fenícia é nome dado a antiga civilização que se desenvolveu ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Síria e Israel.
    3. 3. Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, Síria e Israel. Uma parte era um território muito fértil e a outra parte do território era muito quente e árida, com secas praticamente o ano inteiro. As altas montanhas impediam os fenícios de adentrar o continente, assim eles voltaram seus esforços para o mar e tornaram-se os.........GRANDES NAVEGANTES DO MUNDO ANTIGO
    4. 4. Atual Líbano era cenário desse povo conhecido pela arte do navegar e comercializar.
    5. 5. Principais cidadesMapa das principais rotas comerciaisusadas pelos fenícios.
    6. 6. Na Fenícia não havia Estado unificadojá que suas cidades eram cidades-Estados, assim cada uma destasconstituía uma unidade políticaindependente, que frequentementeentravam em conflito e podiamdominar umas as outras, emboratambém colaborassem através deligas e alianças.
    7. 7. Atividades econômicasO comércio marítimo era a principalatividades econômica, tanto é que osfenícios são conhecidos como osnavegadores da Antiguidade.
    8. 8. Os produtos comercializados eram: Cedro
    9. 9. Potes de Cerâmica Armas de bronze Objetos e vasos de vidro
    10. 10. Perfumes JoiásAzeite de Oliva
    11. 11. Objetos de marfim
    12. 12. Púrpura
    13. 13. Inicialmente o comércio era feito em caravanas peloDeserto da Arábia, compravam lã na Mesopotâmia ,linho e marfim e pedras preciosas no Egito.
    14. 14. Localizada numa estreita faixa terra, pobre, compreendidaentre as montanhas do Líbano e o Mediterrâneo Oriental, a sua situação geográfica condicionou a sua principal atividade: O COMÉRCIO MARÍTIMO.
    15. 15. A atividade comercial era atividade econômicamais importante, por isso os fenícios expandiramseus territórios em direção da Europa e norte da África onde fundaram colônias. Serviam de entrepostosOs fenícios comerciais (feitorias)trocavam suasmercadorias porOURO,PRATA,ESTANHO,CEREAIS eESCRAVOS.
    16. 16. A navegação avançapermitiu aos fenícios cruzar o Mar Mediterrâneo echegar até o Oceano Atlântico.
    17. 17. Os fenícios fundaram várias colônias chamadas empórios, na costa da África e na da Espanha, voltadas para o comércio e a troca de mercadorias.
    18. 18. Somente quando satisfeitos com o ouro oferecidovendiam seusprodutos aos nativos.
    19. 19. Interior de um barco fenício.
    20. 20. Embarcação Fenícia
    21. 21. Porto fenício.
    22. 22. A Sociedade Fenícia O poder do povo fenício estava relacionado com o mar e concentrado nas mãos de uma pequena aristocracia (grandes comerciantes).
    23. 23. Para registrar as transações comerciais commais facilidade os fenícios criaram o alfabeto,que no início era composto com 22consoantes.
    24. 24. A religião dos fenícios erapoliteísta e antropomórfica,além disso suas divindadesreligiosas estavam associadas àsforças da natureza, aos astros ea fertilidade.A religião fenícia sofreu muito ainfluência dos mitosmesopotâmicos e egípcios. Osdeuses fenícios são chamadosBaal e Baalat, “senhor” esenhora”, porque era proibidopronunciar seus verdadeirosnomes. Estatueta representando os deus fenício Baal.
    25. 25. Divindidades FeníciasCada cidade tinha seu deus, Baal(senhor), associado muitas vezes auma entidade feminina - Baalat. OBaal de Sidon era Eshmun (deus dasaúde). Biblos adorava Adônis(deus da vegetação), cujo culto seassociava ao de Ashtart, deusa dosbens terrestres, do amor e daprimavera, da fecundidade e daalegria. Em Tiro rendia-se culto aMelcart e Tanit.
    26. 26. Para aplacar a ira dosdeuses sacrificavam-seanimais. E, às vezes,realizavam-se terríveissacrifícios humanos.Queimavam-se,inclusive, os própriosfilhos. Em algumasocasiões, 200 recém-nascidos foramlançados, ao mesmotempo, ao fogo -enquanto as mãesassistiam, impassíveis,ao sacrifício.
    27. 27. A Fenícia se localizava em uma região de passagem entre os povos da Ásia e o Egito. Por essa razão, todos os grandes impérios da Antiguidade, formados nas proximidades do Mar Mediterrâneo, apoderaram-se do território fenício. Foi o caso dos impérios egípcio, assírio, caldeu, macedônico e romano. O resultado disso foi que os fenícios receberam diversas influências culturais, que depois eles se encarregaram de adaptar e difundir pela região do Mediterrâneo.Ver link:http://www.tesorillo.com/oca/fenicia/fenicia.htm
    28. 28. Áreas de ColonizaçãoFenícia
    29. 29. PARA FECHAR... Existem registros que indicam que possivelmente osfenícios chegaram na América primeiramente que os portugueses e espanhóis.
    30. 30. Atividades Agora, anote noPág. 144 Nos 2, 5 e 6. seu caderno!Tarefa Leitura das páginas: 132, 133 e 134.  Se tiver dúvida traga para sala.

    ×