Etica na fisioterapia dermatofuncional

1,269 views
983 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,269
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Etica na fisioterapia dermatofuncional

  1. 1. FISIOTERAPIA APLICADA A DERMATOLOGIA E ESTÉTICA
  2. 2. INTRODUÇÃO  PROBLEMA ESTÉTICO → DESVIOS ESTÉTICOS  Causas Primárias: Hormonais ou Nutricionais  Anteriormente os Tratamentos Estéticos → EMPÍRICOS  FISIOTERAPIA ESTÉTICA → DERMATO-FUNCIONAL  SUCESSO = CONHECIMENTO  MULTIDISCIPLINAR?
  3. 3. INTRODUÇÃO “A Fisioterapia tem como característica um aspecto multissetorial, quanto às áreas a serem manipuladas, e pluriprocessual, quanto às técnicas de que se utiliza. É assim que se entende hoje a fisioterapia na estética; como sendo a bela combinação entre a arte e a técnica, onde são procuradas a FUNÇÃO e a estética em benefício da SAÚDE do paciente no seu mais amplo sentido.” ( Schollmeier, 1994)
  4. 4. PAPEL DO FISIOTERAPEUTA Melhorar a função e a estética em benefício da saúde do paciente, cuidando não só da aparência. Tratar baseado nos desejos de nossas clientes*. Manter e melhorar a saúde proporcionando resultados eficazes.
  5. 5. ÉTICA PROFISSIONAL É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO ????
  6. 6. ÉTICA PROFISSIONAL DIFICULDADES ????  ATUAÇÃO COMO MEROS TÉCNICOS;  DEFICIÊNCIA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS*;  ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA SEM FORMAÇÃO ADEQUADA;  EXECUÇÃO DE PROCEDIMENTOS FORA DO NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO;
  7. 7. ÉTICA PROFISSIONAL Item I do Artigo 7: “É dever exercer a atividade com zelo, probidade e decoro, e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições da sua profissão”. Item IV do Artigo 8: “É proibido ao fisioterapeuta, na sua área de atuação, prescrever medicamentos ou praticar ato cirúrgico”.
  8. 8. ÉTICA PROFISSIONAL Item I do Artigo 26: “É proibido ao fisioterapeuta prestar ao cliente assistência que, por sua natureza, incumbe a outro profissional.” AO PROFISSIONAL QUE NÃO OBSERVAR, SEGUIR O CÓDIGO DE ÉTICA DA CLASSE, ESTÃO PREVISTAS PENAS DE ACORDO COM O ARTIGO 32: “Ao infrator deste código são aplicadas as penas disciplinares previstas no artigo 17, da lei nº. 6.316, de 17 de Dezembro de 1975, observadas as disposições do código de ética de transgressões e penalidades aprovado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”.

×