Dicionário de termos tecnicos em enfermagem

  • 43,907 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
43,907
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
380
Comments
3
Likes
5

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. DICIONÁRIO DE TERMOS Acinésia.....impossibilidade de movimentos Afebril.....sem febre, apirético. voluntários, paralisia. TECNICOS EM Afluxo.....vinda para determinado lugar. ENFERMAGEM Acinesia.....lentidão dos movimentos ou paralisia parcial. Afonia.....perda mais ou menos acentuada da-A- voz. Acne.....doença inflamatória das glândulasAbdução.....afastamento de um membro do sebáceas. Agrafia.....não consegue escrever.eixo do corpo. Acromia.....falta de melanina, falta de Algia.....dor em geral.Ablepsia.....cegueira. pigmentação "albinismo". Algidez.....resfriamento das extremidades.Abrasão.....esfoladura, arranhão. Adenosa.....tumor de uma glândula e que reproduz a estrutura dela. Algido.....frio.Abscesso.....coleção de pus externa ouinternamente. Adiposo.....gordura. Alopécia.....é a queda total ou parcial dos cabelos.Absorção.....penetração de liquido pela pele ou Adução.....mover para o centro ou para a linhamucosa. mediana. Alopecia.....queda total ou parcial dos cabelos e pelos.Abstinência.....contenção, ato de evitar. Afagia.....impossibilidade de deglutir. Aloplastia.....(prótese), substituto de uma parteAcesso.....repetição periódica de um fenômeno Afagia.....impossibilidade de deglutir. do corpo por material estranho.patológico. Afasia.....impossibilidade de falar ou entender a palavra falada.
  • 2. Alucinação.....percepção de um objeto, que na Anodontia.....ausência congênita ou adquirida Anúria.....ausência da eliminação urinariarealidade não existe. dos dentes. Ânus.......orifício de saída retal.Ambidestro.....habilidade de usar as duas mãos. Anoretal.....região referente ao anus e reto. Apalestesia.....perda do sentido das vibrações.Ambliopia.....diminuição da acuidade visual. Anorexia.....falta de apetite, inapetência. Apático.....sem vontade ou interesse paraAmenorréia.....falta de menstruação. Anorexia.....perda do apetite. efetuar esforço físico ou mental.Analgesia.....abolição da sensibilidade á dor. Anosmia.....diminuição ou perda completa do Apelo.....sem pele, não cicatrizado, aplicado a olfato. feridas.Desprovido de de prepúcio,Anasarca.....edema generalizado. circuncidado. Anóxia......redução do suprimento de oxigênioAncilose.....imobilidade de uma articulação. nos tecidos. Apeplexia.....perda súbita dos sentidos, com elevação da temperatura, mas sem hemiplegia.Anemia.....é a diminuição dos números de Anoxia.....falta de oxigênio nos tecidos.hemácias. Apnéia.......parada dos movimentos Anquitose.....diminuição ou supressão dos respiratórios.Anfiantrose.....articulação que se movimenta movimentos de uma articulação.muito pouco,ex.falange. Aposia.....ausência de sede. Anterior.....a parte da frente.Aniridia.....ausência ou falha da íris. Aptialismo.....deficiência ou ausência de saliva. Anuperineal.....região referente ao anus eAnisocoria.....desigualdade de diâmetro das períneo Ascite.....edema localizado na cavidadepupilas. peritonial com acúmulo de liquido.
  • 3. Asfixia.......sufocação, dificuldade da passagem -- B -- Blenofitalmia.....secreção mucosa nos olhos.do ar. Balanite.....inflamação da glande ou da cabeça Blenorréia.....secreção abundante das mucosas,Astasia.....incapacidade de permanecer em pé, do pênis. especialmente da vagina e uretra.por falta de coordenação motora. Balanopostite.....inflamação da glande e do Blenúria.....presença de muco na urina.Astenia.....enfraquecimento prepúcio. Bócio.....hiperplasia da glândula tireóide.Astenia.....fraqueza, cansaço. Bandagem.....enfaixe. Bócio.....hiperplasia da glândula tireóide.Ataxia.....não coordena os músculos e a Benigno.....que não ameaça a saúde nem álocomoção. vida.Não maligno, como certos tumores, Borra de café.....aspecto do vômito ou da inócuo. defecação que contém sangue.Atresia.....ausência ou fechamento de umorifício natural. Bilioso.....referente á bile, peculiar a Bradicardia.....diminuição das batidas cardíacas transtornos causados por excesso de bile.Atrofia.....diminuição do tamanho ou peso Bradicardia.....diminuição dos batimentosnatural de um órgão ou tecido. Binasal......referente a ambos os campos cardíacos. visuais nasais.Auricular.....referente a orelha. Bradipnéia.....movimento respiratório abaixo Biópsia.....extirpação de um fragmento de do normal.Azia.....sensação de ardor estomacal, eructação tecido vivo com finalidade diagnóstico.A peçaazeda e ácida. extirpada dessa maneira. Braquialgia.....dor no braço. Blefarite.....inflamação das pálpebras. Braquialgia....dor no braço.
  • 4. Bucal.....oral, referente a boca. Caquexia.....desnutrição adiantada, Claudicação.....fraqueza momentânea de um emagrecimento severo. membro.Bucal.....oral, referente a boca. Cefaléia.....dor de cabeça. Clister.....introdução de pequena quantidade deBulimia.....fome exagerada. água, medicamento ou alimento no intestino. Choque.....síndrome que se manifesta com peleBulimia.....fome excessiva e patológica. fria, queda de temperatura, cianose e morte. Cloasma.....manchas escuras na pele, principalmente na face da gestante.Bursite.....inflamação da bolsa sinovial. Cianose......coloração azulada por falta de oxigênio. Coagulação.....espessamento de um liquido formando coágulo.Bursite.....inflamação da bolsa sinovial. Cianose.....coe azulada da pele por falta de oxigênio no sangue. Colecistectomia.....remoção da vesícula biliar. Cianótico....com cianose. Colecistite.....inflamação da vesícula biliar.-- C -- Cirrose.....fibrose com destruição do tecido. Cólica.....dor espasmódica.Cacofonia.....voz anormal e desagradável Cistite.....inflamação da bexiga. Colostomia.....abertura artificial para saída deCãibra.....contração muscular, espasmódica e fezes a nível do cólon.dolorosa. Cistocéle.....hérnia de bexiga. Colpoperineorrafia.....operação reparadora emCalafrio.....contrações involuntárias das torno da vagina e períneo. Cistostomia.....abertura de comunicação damusculatura esquelética com tremores e bater bexiga com o exterior.dos dentes. Colúria......presença de bilirrubina ou bílis na urina.
  • 5. Coma.....estado de inconsciência Cordialgia.....dor no coração. Debilidade.....fraqueza, falta de forças.Congênito.....doença herdada no nascimento. Costal.....relativo as costelas. Debridamento.....limpeza de um tecido do infectado ou necrótico de um ferimento.Congestão.....acúmulo anormal ou excessivo de Curativo compressivo.....curativos nas feridassangue numa parte do organismo. que sangram. Decúbito.....posição deitada.Constipação.....não evacua normalmente. Curativo frouxo.....curativo em feridas que Deltóide.....músculo do braço em forma de supuram. "D",onde se aplicam injeções intramuscular.Constipação....retenção de fezes ou evacuaçõesinsuficientes. Curativo seco.....feito apenas com gaze. Dentro.....cito a direita.Contaminação.....presença de micróbios vivos. Curativo úmido.....quando há aplicação de Dermatite.....inflamação da pele. medicamentos líquidos ou úmidos.Contratura.....rigidez muscular. Dermatose.....doenças da pele. Cutâneo.....referente a pele.Convalescença.....caminha para o Desidratação.....diminuição anormal dosrestabelecimento. Cútis.....derma. tecidos do organismoConvulsão.....contrações violentas Desidratação.....perda exagerada de liquido noinvoluntárias do músculo, agitação organismo.desordenada. -- D -- Desmaio.....lipotínea, ligeira perda dosCoprólito.....massa endurecida de matéria fecal sentidos. Dactilite.....inflamação de um dedo, ou artelho.nos intestinos.
  • 6. Diaforese.....sudorese excessiva. Disseminado.....espalhado. Enema.....clister, lavagem, introdução de líquidos no reto.Diarréia.....evacuações freqüentes e liquidas. Distensão.....estiramento de alguma fibra muscular, intumescimento ou expansão. Enteralgia.....dor intestinal.Diplegia.....paralisia bilateral. Distrofia.....perturbação da nutrição. Entérico.....relativo ao intestino.Diplopia.....visão dupla. Disúria.....micção difícil e dolorosa. Enurese.....incontinência urinaria noturna.Disfagia.....dificuldade de deglutir. Diurese.....secreção urinaria. Enxaqueca.....dor de cabeça unilateral.Disfonia.....distúrbio na voz. Diurese.....volume de urina coletado. Epigastralgia.....dor no epigástrio.Dismenorréia.....menstruação difícil e dolorosa. Epigástrio.....porção média e superior doDismenorréia.....menstruação difícil e dolorosa. abdômen -- E --Dispnéia.....dificuldade respiratória. Episiorrafia.....sutura no períneo ou dos grandes lábios. Ecopraxia.....repetição dos movimentos ouDispnéia.....falta de ar, dificuldade para maneirismo de outra pessoa.respirar. Episiorragia.....hemorragia perineal. Edema.....retenção ou acúmulo de líquidos noDispnéico.....com dispnéia. tecido celular Episiotomia.....incisão lateral do orifício vulvar para facilitar o parto.Disquesia.....evacuação difícil e dolorosa. Emese.....ato de vomitar. Epistaxe.....hemorragia nasal.
  • 7. Epistótomo.....contrações musculares Escabiose.....moléstia cutâneas contagiosa, Escrotal.....relativo ao escroto.generalizados com encurvamento do corpo caracterizada por lesão multiformes,para frente. acompanhadas por prurido intenso. Escrotite.....inflamação do escroto.Equimose.....extravasamento de sangue por Escara de decúbito.....úlcera perfurante em Escroto.....saco de pele suspenso na região dobaixo dos tecidos "manchas escuras ou região de proeminências ósseas. períneo e que aloja os testículos e osavermelhadas". epidídimos. Esclerodermia.....afecção cutânea comEquimose.....pequeno derrame sanguíneo endurecimento da pele. Escrotocele.....hérnia do escroto.debaixo da pele. Esclerose.....endurecimento da pele,devido a Esfacelo.....necrose, gangrenaEritema.....vermelhidão na pele. uma proliferação exagerada de tecido conjuntivo.Alteração de tecidos ou órgãos Esfacelodermia.....gangrena da pele.Eructação.....emissão de gases estomacais pela caracterizado pela formação de tecidos fibroso.boca,arroto. Esfenoidal.....referente ao esfenóide. Esclerose.....endurecimento dos vasos ou perdaErupção na pele.....avermelhamento da pele de elasticidade. Esfenóide.....osso situado no centro docom vesículas. assoalho do crânio Escoriações.....abrasão, erosão, perdaErupção.....lesão, amarela ou enegrecida que se superficial dos tecidos. Esfígmico.....relativo ao pulso.forma nas queimaduras ou feridas infectadas. Escótomo cintilante.....pontos luminosos no campo visual, na hipertensão arterial. Esfigmocardiógrafo.....aparelho que registraErupção.....lesões visíveis na pele. graficamente os movimentos do pulso e do coração. Escótomo.....ponto cego no campo visual.
  • 8. Esfignomanometro.....aparelho para verificar a Esmalte.....camada externa dos dentes. Esofagotomia.....incisão do esôfago.pressão arterial. Esmegma.....secreção caseosa em redor do Espasmo.....contrações involuntárias, violenta eEsfimógrafo.....aparelho que registra prepúcio ou dos pequenos lábios. repentina de um músculo ou grupo degraficamente os movimentos do pulso. músculo;pode acometer as vísceras ocas como Esofagismo.....espasmo do esôfago. estômago e os intestinos.Esfíncter.....músculo circular que constrói oorifício de um órgão. Esôfago.....tubo longo situado atrás da traquéia Espasmódico.....rígido, com espasmo. e pelo qual caminham os alimentos para iremEsfincterolgia.....dor no esfíncter. ao estômago. Espasmofilia.....tendência aos espasmos e ás convulsões.Esfíncteroplastia.....reparação cirúrgica de um Esofagocele.....hérnia do esôfago.esfíncter. Espasmolítico.....medicamento que combate o Esofagomalácia.....amolecimento do esôfago. espasmo.Esfíncterotomia.....divisão dos músculos de umesfíncter. Esofagoptose.....prolapso do esôfago. Espástico.....em estado espasmódico.Esfoliação.....desprendimento de tecido Esofagoscópio.....instrumento para exame Especulo.....instrumento para examinar onecrosado sob a forma de lâminas. visual do esôfago. interior de cavidades como a vagina, reto, ouvido.Esfregaço cervical.....esfregaço das secreções Esofagostenose.....estreitamento do esôfago.mucosas do colo do útero. Espermatite.....inflamação do canal deferente. Esofagostomia.....abertura de comunicaçãoEsfregaço.....material espalhado numa lâmina entre o esôfago e o exterior. Formação de uma Espermatocistite.....inflamação da vesículade vidro para exame. fistula esofagiana. seminal.
  • 9. Espermatorréia.....incontinência de esperma. Esplenomegalia......aumento do volume do Esqueleto.....o arcabouço ósseo do corpo. baço.Espermatúria.....presença de esperma na urina. Esquinência.....qualquer doença inflamatória da Esplenopatia.....afecção do baço. garganta.Espermicida.....que destrói o espermatozóide. Esplenopexia.....fixação cirúrgica do baço. Estado de mal asmático.....ataque severo deEspirômetro.....aparelho asma, que dura mais de 24 horas e quase Esplenotomia.....incisão no baço. impede a respiração.que mede a capacidade respiratória dospulmões. Espondilalgia.....dor nas vértebras. Estado de mal.....crises contínuas, uma se emendando na outra.Esplenectopia.....queda do baço. Espondilartrite.....inflamação das articulações vertebrais. Estado epilético.....uma sucessão de ataques epiléticos graves.Esplenelcose.....úlcera do baço. Espondilite.....inflamação de uma ou mais vértebras. Estado.....período, fase.Esplenite.....inflamação do baço. Esposticidade.....capacidade de entrar em Estafiledema.....edema da úvula.Esplenocele.....hérnia do baço. espasmo. Estafilete.....inflamação da úvula.Esplenoctomia.....extirpação do baço. Esprometria.....medida da capacidade respiratório dos pulmões. Estafilococemia.....presença de estafilococosEsplenodimia.....dor no baço. no sangue. Esputo.....escarro, material expectorado.podeEsplenomalácia.....amolecimento do baço. ser mucótico, mucopurolento,purulento, Estafilococos.....bactérias em forma de cachos hemorrágico, espumoso. de uva.
  • 10. Estafiloplastia.....cirurgia plástica da úvula. Estereognose.....reconhecimento de um corpo Estertorosa.....respiração ruidosa. pelo tato.Estafilorrafia.....sutura da úvula. Estetoscópio.....aparelho para escuta, Estéril.....incapaz de conceber ou de fecundar - ampliando os sons dos órgão respiratórios ouEstase intestinal.....demora excessiva das fezes em cirurgia livre de qualquer micróbio. circulatórios.no intestino. Esterilização.....operação pela qual, uma Estomacal.....estimulante do estômago.Estase....estagnação de uma liquido substância ou um objeto passa a não conteranteriormente circulante. nenhum micróbio. Estômago.....a porção dilatada do canal digestivo aonde vão ter alimentos que passamEsteatoma.....lipoma, tumor de tecido Esterização.....anestesia pelo éter pelo esôfago.gorduroso. Estermitatório.....que provoca espirro. Estomatite.....inflamação da boca.Esteatorréia.....evacuação de fezes descoradas,contendo muita gordura. Esternal.....relativo ao osso externo. Estomatorragia.....hemorragia da boca.Esteatose.....degeneração gordurosa. Esternalgia.....dor no esterno. Estrabismo.....falta de orientação dos eixos visuais para o objeto, devido a falta deEstenose do piloro.....estreitamento do piloro. Esterno.....o osso chato do peito. coordenação dos músculos motores oculares.Estenose.....estreitamento. Esternutação.....espirro. Estrangúria.....micção dolorosa.Estercólito.....fecólito, massa dura e compacta Estertor....ruído respiratório que não se ouve á Estreptococo.....gênero de bactéria gram-de fezes "cibalo". auscultação no estado de saúde.Sua existência positiva que se apresentam em forma de cadeia indica um estado mórbido. ou rosário.
  • 11. Estrias.....cicatrizes na pele do abdômen ou da Etmóide.....osso cito no assoalho do crânio ao Eventração.....saída total ou parcial de víscerascocha, pela dilatação das fibras na gestação ou lado esfenóide. na parede abdominal, mas a pele continuaparto. íntegra. Euforia.....sensação de bem estar.Estritura.....estreitamento de uma canal. Evisceração.....remoção de vísceras. Eupnéia......respiração normal.Estrófulo......dermatose benigna, comum no Evisceração.....saída das vísceras de suarecém-nascido. Eupnéia.....respira normal situação normal.Estrumite.....inflamação da glândula tiróide. Eutanásia.....morte tranqüila, facilitando da Exacerbação.....agravação dos sintomas. morte nos casos incuráveis.éproibida.pela éticaEstupor.....inconsciência total ou parcial, médica e pela lei. Exantema.....deflorência cutânea, qualquermutismo sem perda da percepção sensorial. erupção cutânea. Eutócia.....parto natural.Estutor.....inconsciência total ou parcial. Exantema.....erupção da pele. Eutrofobia.....boa alimentação.Eteromania.....embriagues habitual pela Excisão.....corte ou retirada de um órgão ouinalação de éter. Evacuante.....medicamento que produz parte dele. evacuações de um órgão, seja purgativo,Etilismo.....vício do uso de bebidas alcoólicas, vomito, diurético ou outro. Excitabilidade.....capacidade de reagir a umintoxicação crônica pelo álcool etílico. estimulo. Eventração.....hérnia do intestino na paredeEtilista.....alcoólatra. abdominal. Excreta.....os resíduos eliminados do corpo.Etiologia.....estudos das causas da doença. Exftalmia.....projeção dos olhos para fora.
  • 12. Exodontia.....extração de dentes. -- F -- Febre de feno.....manifestação alérgica, com renite e ligeira febre.Exostose.....projeção óssea para fora da Fadiga.....cansaço, esgotamento.superfície do corpo. Febre entérica.....febre tifóide. Falo.....pênis.Expectação.....ato de deixar a doença evoluir Febre eruptiva.....qualquer doença febril que selimitando-se o médico a atenuar os sintomas. acompanha de erupção na pele. Faringectomia.....ablação cirúrgica da faringe.Expectoração.....expelir secreção Febre glandular.....mononucleose infecciosa. Faringite.....inflamação da faringe.pulmonar"escarro". Febre intermitente.....alternativas de febre e Faringodímia.....dor na faringe.Expectorante.....medicamento que promove a temperatura normal.A malária por exemploexpulsão de catarro e mucosidade da traquéia e produz febre intermitente, com intervalosbrônquios. Faringoplegia.....paralisia dos músculos da certos. faringe.Exsudato.....substância liquida eliminada Febre recorrente.....alguns dias com febre,patológicamente. Faringoscópio.....instrumento para exame da seguidos de outros sem febre e novamente faringe. outros com febre.Extirpação.....retirada completa. Faringotomia.....incisão da faringe. Febre remitente.....febre que apresentaExtrofobia.....reviramento de um órgão para melhoras ou diminuição, mas sem chegar afora. Fastígio.....o ponto máximo da febre. desaparecer. Fatal.....causador de morte, desastroso. Febrícula.....febre pouco elevada e passageira. Febre cerebral.....meningite. Febrífugo.....que afasta a febre.
  • 13. Fecalóide.....semelhante ás fezes. Ferida.....lesão. Fimatose.....tuberculose.Fel.....bile. Fétido.....mal cheiro. Fimose.....estreitamento do orifício do prepúcio, este não pode ser puxado para traz.Fêmur.....osso da coxa,é o maior osso do corpo. Feto a termo.....feto em condições de nascer, com aproximadamente 280 dias de gestação. Fisiatria.....fisioterapia, tratamento por meiosFenestrado.....com aberturas ou janelas. físicos. Feto.....o produto da concepção a partir do 4ºFeocromocitoma.....tumor das glândulas supra- mês de vida intra-uterina. Fisiologia.....estudo das funções do organismo.renais, que produz elevação da pressão arterial. Fibrilação auricular.....fibrilação cardíaca Fissura do ânus.....pequena fenda ulcerada naFerida cirúrgica.....a incisão cirúrgica asséptica. mucosa do ânus. Fibrilação.....tremor muscular, a fibrilaçãoFerida incisiva.....corte. cardíaca é mortal. Fissura.....fenda.Ferida infectada.....aquela em que há Fíbula.....outro nome do osso rótula(joelho). Fissura.....ulceração de mucosa.micróbios. Filático......que protege. Fístula cega.....fístula em que uma dasFerida lacerada.....quando há arrancamento ou extremidades é fechada.laceração dos tecidos. Filaxia.....proteção, defesa. Fistula.....canal em forma de tubo e queFerida perfurada.....ferida produzida pela Filiforme.....em forma de fio. normalmente não existe no organismo.penetração de objeto perfurante. Filopressão.....compressão de uma vaso Fistulótomo.....instrumento para incisão deFerida séptica.....ferida infectada. sanguíneo por um fio. fístulas.
  • 14. Flácido.....mole, caído. Flictema.....levantamento da epiderme, Fontanela.....ou "moleira", parte não ossificada formando pequenas bolhas. dos ossos do crânio em crianças até 10 á 12Flambagem.....ato de imergir o objeto em meses.álcool e deitar fogo. Flictema.....vesícula, pequena bolha cheia de liquido. Forame....orifício, abertura.Flato.....ar ou gases no intestino. Flogístico.....inflamatório. Fórceps obstétrico.....fórceps para aprender oFlatulência.....distensão do intestino pelo feto e apressar ou facilitar o parto.acúmulo de fezes e gazes.] Flogorgênico.....que provoca inflamação. Fórceps.....pinça.Flatulência.....distensão dos intestinos por Flogose.....inflamação.gases. Fratura cominutiva.....fratura em que o osso de Fobia.....temor mórbido, sem motivo. divide em mais de dois fragmentos.Flebectomia.....extirpação de uma veia. Foco.....sede principal de uma doença. Fratura espontâneafratura óssea porFlebite.....inflamação de uma veia. rarefação(osteoporose) ou por outra doença óssea. Foliculite.....inflamação de folículos.Fleborrexe.....ruptura de uma veia. Fratura exposta.....fratura com ruptura da pele e Folículos.....órgão microscópio existente no tecidos.Flebosclerose.....esclerose das veias. ovário, e que ao amadurecer forma o óvulo, também pequeno saco ou cavidade. Fratura.....divisão de ossos.Flebotomia.....incisão de uma veia,venosecção. Fomentação.....aplicação quente e úmida. Frenalgia.....dor no diafragma.Flegmasia.....inflamação. Frenite.....inflamação no diafragma.
  • 15. Frontal.....osso da frente no crânio. Galactocelo.....dilatação da glândula mamária Gastrite.....inflamação do estomago. em forma de cisto cheio de leite.Fulminante.....de marcha rápida e fatal. Gastrocele.....hérnia do estomago. Gânglio linfático.....é um nódulo ou umFumigação.....desinfecção por meio de gases. aglomerado de tecidos linfóide, dividido em Gastrocolotomia.....incisão do estomago e do compartimentos por um tecido fibroso. cólon.Funda.....aparelho para manter a hérnia nolugar. Gangliomite.....inflamação do gânglio. Gastrocópio.....instrumento para examinar o interior do estomago, mediante a introduçãoFungicida.....que mata os fungos. Gangrena de raynound.....gangrena simétrica pelo esôfago de um foco luminoso e um das extremidades. espelho.Fungo.....cogumelo parasito. Gangrena.....necrose maciça dos tecidos devido Gastrodínia.....dor no estomago. á falta de irrigação sanguínea.Furúnculo.....infecção e inflamação de umfolículo piloso. Gastroduodenite.....inflamação do estomago e Garrote.....curativo compressivo para deter do duodeno. hemorragia, faz-se com um torniquete , éFurunculose.....aparecimento de vários preciso afrouxar a cada hora,para evitar Gastroenterite.....inflamação simultânea dofurúnculos. isquemia e gangrena. estomago e do intestino. Gastralgia.....dor de estômago. Gastro-hepatico.....relativo ao estomago e ao fígado.-- G -- Gastrectomia.....excisão de parte do estomago em casos de úlcera, câncer... Gastrolgia.....dor de estomago.Galactagogo.....que estimula a secreção deleite. Gástrico.....relativo ao estomago. Gastrólito.....presença de cálculo no estomago.
  • 16. Gastromalácia.....amolecimento do estomago. Gastrostomia.....abertura de uma fístula Germe.....micróbios. gástrica.Gastropatia.....qualquer doença ou distúrbio do Germicida.....que mata os germes.estomago Gastrosucorréia.....excessiva secreção de suco gástrico pelo estomago. Gigantismo.....doença causada pelo excesso daGastropexia.....operação para fixação do função hipófise.estomago caído. Gastrotaxia.....hemorragia no estomago. Glândula.....órgão que segrega um produtoGastroplastia.....operação plástica mo Gastrotomia.....incisão do estomago. específico.estomago. Geléia de petróleo.....vaselina. Glicosúria.....presença de açúcar na urinaGastroplegia.....paralisia do estomago. normalmente isto não deve ocorrer. Gemioplástia.....cirurgia plástica do queixo.Gastroptose.....prolapso do estomago. Glomerulite.....inflamação dos glomérulos do Genal.....relativo á bochecha. rim.Gastrorrafia.....sutura do estomago. Gengivite.....inflamação da gengiva. Glossalgia.....dor na língua.Gastrorragia.....hemorragia pelo estomago. Geniano....relativo a queixo. Glossite.....inflamação da língua.Gastrorréia....secreção excessiva peloestomago. Genitália.....os órgãos genitais. Glúteo.....referente ás nádegas.Gastroscopia.....exame do interior do Genoplástia.....cirurgia plástica da bochecha. Glutural.....relativo á garganta.estomago. Geriatria.....estudo das doenças dos velhos.
  • 17. -- H -- Hemicolectomia.....remoção cirúrgica de Hemofílico.....doença congênita na qual a metade do cólon. pessoa esta sujeita a hemorragias freqüentes, por deficiência. de coagulação.Hálito diabético.....hálito adocicado, cheiro demaça estragada. Hemicrânea.....enxaqueca, dor ( em metade do crâneo). Hemoftalmia.....hemorragia no olho.Halitose.....mau hálito. Hemiparesia.....fraqueza muscular em um lado Hemoglobina.....pigmentos de glóbulos do corpo. vermelhos, destinados a fixar o oxigênio do arHallux.....dedo grande do pé. e levá-los aos tecidos. Hemiparesia.....fraqueza muscular em um ladoHematêmese.....vomito com sangue. do corpo. Hemólise.....destruição dos glóbulos vermelhos do sangue.Hematêmese.....vômitos com sangue. Hemiplegia.....paralisia de metade do corpo. Hemoptise.....hemorragia de origemHematoma.....extravasamento de sangue fora pulmonar,escarro com sangue. Hemiplegia.....paralisia dos MMII.da veia. Hemocultura.....cultura de sangue através de Hemoptise.....hemorragia que provém dosHematúria......presença de sangue na urina. órgãos respiratórios e passa pela glote. técnicas laboratoriais.Hematúria.....presença de sangue na urina. Hemorragia.....sangramento, escape do sangue Hemodiálise.....extração de substâncias tóxicas contidas em excesso no sangue mediante dos vasos sanguíneos.Hemeralopia.....cegueira diurna, diminuição da difusão através de uma membrana semi-visão á luz do dia. permeável. Hemostasia.....processo para conter a hemorragia, coagulação do sangue.Hemianalgesia.....analgesia de um lado ou deuma metade do corpo.
  • 18. Hemotórax.....coleção de sangue, na cavidade Hidramnio.....excesso de líquido amniótico Hiperglicemia.....excesso de glicose no sangue.pleural. Hidratado.....com água. Hiperpirexia.....febre alta.Hemotórax.....derrame sanguíneo no interior dotórax. Hidrocefalia.....aumento anormal da quantidade Hiperpirexia.....febre muito alta, acima de 40 de líquidos na cavidade craniana. graus c.Hepatalgia.....dor no fígado. Hidruxia.....urina excessiva e com baixa Hiperpnéia.....respiração acelerada.Hepatite.....inflamação do fígado. densidade, quase aquosa. Hiperpnéia.....respiração anormal, acelerada,Hepatoesplenomegalia.....aumento do volume Hiperalgesia.....excesso de sensibilidade á dor. com movimentos respiratórios exagerados.do fígado e do baço. Hiperalgesia.....sensibilidade exagerada á dor. Hipersônia.....sonolência excessiva.Hepatomegalia.....aumento do volume dofígado. Hipercalcemia.....quantidade excessiva de Hipertensão.....aumento da pressão arterial. cálcio no sangue.Herpes.....infecção por um vírus com erupção Hipertricose.....excesso de pêlos, ou suade pequenas vesículas com base avermelhadas Hipercapnia.....excesso de gás carbônico no localização anormal.e causando forte dor. sangu Hipertrofia.....aumento anormal de um órgãoHeteroinfecção.....infecção por germes vindo Hiperêmese.....vômito excessivo. ou tecido.do exterior. Hiperemese.....vômitos excessivos ou Hipoestesia.....diminuição da sensibilidade.Heteroplástia.....enxerto de tecidos de outras incoercíveis.pessoas. Hipofixia.....falta de oxigênio.
  • 19. Hipotensão....baixa pressão arterial. Ingestão.....ato de engolir, alimentos ou outras Jejuno.....a segunda porção do intestino substancias. delgado.Hipotonia.....tonicidade muscular diminuída. Inguinal.....relativo á virilha. Jejunostomia.....ligação cirúrgica do jejuno aoHisterectomia.....extirpação do útero. abdômen, formando uma abertura artificial. Insônia.....falta de sono, impossibilidade deHisteropexia.....operação para fixar o útero. dormir. Jugular.....referente ao pescoço.Homolateral.....do mesmo lado. Intra.....dentro. Intranasal.....dentro da cavidade nasal. -- L -- Intra-ósseo.....dentro do osso.-- I -- Laparoscópio.....endoscópio para exame da cavidade abdominal. Involução.....volta, regressão.I.A.M.....infarto agudo do miocárdio. Laparotomia.....incisão do abdômen Isquemia.....insuficiência local de sangue.I.C.A.....isquemia coronária aguda. Lienteria.....diarréia de fezes líquidas contendo Isquialgia.....dor no quadril. matéria não digerida.Icterícia.....coloração amarelada da pele emucosa. Lipotímia.....desmaio ligeiro com perda dos sentidosInapetência.....falta de apetite, anorexia. -- J -- Litotomia.....abertura da bexiga para retirada deIndolor.....sem dor. cálculos.
  • 20. Luxação....separação das superfícies óssea de Melena.....hemorragia pelo ânus em forma de Miose.....contração da pupila.uma articulação.--- borra de café, é o sangue que vem do estômago ou duodeno e sofreu transformações químicas. Menarca.....primeira menstruação -- N ---- M -- Menorralgia.....hemorragia menstrual. Náusea.....enjôo, vontade de vomitar.Mácula.....mancha rósea da pele sem elevação. Metrorragia.....sangramento fora do período Náuseas.....desconforto gástrico com impulsão menstrual.Mácula.....mancha rósea na pele, sem para vomitar.elevação.Com elevação é Pápula. Míase.....presença de larvas de moscas no Necrose.....morte dos tecidos localizados, de organismo.Marca passo.....aparelho elétrico(a pilha) que uma região do corpo.se implanta perto do coração para regular osimpulsos destes, quando o nódulo Miastemia.....fraqueza muscular. Nefro....Prefixo que indica "rim".sinoventricular não funciona normalmente. Micção.....ato de urinar. Neo.....neoplasia, câncer.Mastalgia.....dor no seio. Micção.....expulsão de urina da bexiga pela Neurastemia.....esgotamento nervoso,Meato.....abertura. uretra. depressão, cansaço facial.Melena.....fezes escuras e brilhantes, com Mictúria.....micção freqüente á noite. Nictalopia.....cegueira noturna.presenças de sangue. Midríase.....dilatação da pupila. Nictúria.....micção freqüente á noite.
  • 21. Notalgia....dor na região dorsal. Ortopnéia.....acentuada falta de ar em decúbito Paresia.....paralisia ligeira ou incompleta. dorsal. Parestesia.....alteração da sensibilidade, Otalgia.....dor de ouvido. desordem nervosa, com sensações anormais.-- O -- Patéla.....rótulo, osso do joelho.Obeso.....gordo. -- P -- Pélvis ou Pelve.....bacia óssea, constituída pelos ossos ilíaco e sacro.Obstipação.....constipação rebelde, prisão deventre. P.A.....pressão arterial. Perspiração.....sudorese.Obstrução.....bloqueio de uma canal. P.G.....paralisia geral. Petéquias.....pequenas hemorragias puntiformes.Odontalgia.....dor de dentes. Palpitação.....batimento rápido do coração despertando sensação da existência deste órgão. Pirose.....azia, fermentação ácida com sensaçãoOligomenorréia.....menstruação insuficiente. de calor no estômago.Oligúria.....deficiência de eliminação urinaria Panturrilha.....barriga da perna. Pirose.....sensação de ardência do estômago á"escassez". garganta. Paralisia.....diminuição ou desaparecimento daOligúria.....diminuição da quantidade de urina. sensibilidade e movimentos. Piúria.....presença de pus na urina.Omalgia.....dor no ombro. Parenteral.....por via que não é a bucal. Piúria.....presença de pus na urina. Paresia.....paralisia incompleta.
  • 22. Plenitude gástrica.....sensação de estufamento. Precordial.....relativo á área torácica que Pulso cheio.....o que da a sensação de artéria corresponde ao coração. cheia.Podialgia.....dor no pé. Proctalgia.....dor no reto. Pulso filiforme.....pulso mole e muito pequeno.Polagiúria.....eliminação freqüente de urina. Proctorralgia.....hemorragia retal. Pulso intermitente.....pulso em que algumasPolaquiúria.....micções freqüentes e em pulsações não são percebidas pela mão que opequenas quantidades. Proctorréia.....evacuação do muco pelo ânus. apalpa.Polidipsia.....sede excessiva. Prolapso.....queda de órgãos ou víscera ou Pus icoroso.....pus ralo. desvio de sua posição natural devido aoPolipnéia.....respiração rápida e ofegante. afrouxamento físico. Pústula.....vesícula cheia de pus.Poliúria.....aumento da quantidade de urina. Prostração.....exaustão, grande estafa.Poliúria.....excessiva eliminação urinaria. Prurido.....coceira intensa. -- Q --Posição de fowler.....posição semi sentada que Ptialismo.....hipersecreção salivar. Quadriplegia.....paralisia das duas pernas e dosse obtém com cama articulada ou com auxilio dois braços.de travesseiros. Ptose palpebral.....queda da pálpebras. Queilose.....afecção dos lábios e dos ângulos daPosição de trendelemburg.....com os´pés em Ptose.....perda da posição original ou queda de boca.nível mais alto que a cabeça. um órgão interno. Quelóide.....excesso de tecido conjuntivo na cicatriz, que fica exuberante.
  • 23. -- T ---- R -- -- S -- Talalgia.....dor no calcanhar.Rádio.....o osso externo do antebraço. Safenas.....nome de duas grandes veias do Taquicardia.....aceleração dos batimentos membro inferior. cardíacos.O normal é entre 72 e 80.De 200 emRedução.....colocação dos fragmentos ósseos diante o pulso se torna incontável.na posição normal. Sânie.....secreção fétida de uma úlcera. Taquipnéia.....aumento de freqüência dosReflexo.....contração muscular, resposta Secreção.....produto de uma glândula. movimentos respiratórios.involuntária a um estimulo. Sialorréia.....salivação excessiva. Taquipnéia.....movimentos respiratóriosRegurgitação.....volta de comia do estômago á acelerados.boca. Sialosquiese.....salivação deficiente (boca seca). Tarsalgia....dor no pé.Retenção urinária.....incapacidade de eliminar aurina. Sibilante.....semelhante á assobio. Tarso.....tornozelo.Retenção.....incapacidade de eliminar. Sublingual.....abaixo da língua, é uma das vias Tenalgia.....dor no tendão. de administração de medicamentos.Rinirragia.....hemorragia nasal. Tetalgia.....dor no bico do seio. Supuração.....formação de pus.Rinorréia.....coriza, descarga mucosa pelo Tetraplegia.....paralisia dos quatros membros.nariz.
  • 24. -- U -- Urticária.....erupção eritematosa da pele com Xerodérmia.....secura da pele. prurido.Úlcera varicosa.....ulceração da parte inferior Xeromicteria.....falta de umidade nas viasda perna devido a redução no suprimento do nasais.---sangue. -- V --Úlcera.....necrose gradual do tecido, com perdade substância. Vasoconstrição.....contração dos vasos com SIGLAS DOS TERMOS estreitamento de seu cana ou luz.Úlcera.....necrose parcial do tecido com perdade substância. Vasodilatação.....dilatação dos vasos -- A -- sanguíneos.Ulceração.....formação de úlceras. ABD.....abdômen. Vertigem.....distúrbio neuro vegetativo,Ulorragia.....hemorragia gengival. tontura. ACV.....aparelho cardio vascular.Ureteralgia.....dor no ureter. Vesículas.....bolhas. AO.....aorta.Uretralgia.....dor na uretra. AO/CD.....aorta-coronária direita.Urina residual.....urina que permanece na -- X -- AO/DA.....aorta-descendente anterior.bexiga após a micção.Mede-se mediantecateterismo. Xantorréia.....corrimento vaginal amarelo,acre AP.....antecedentes pessoais. e purulento. AP.....aparelho pulmonar.
  • 25. AR.....aparelho respiratório. BAVT.....bloqueio átrio ventricular total. CD.....conduta.ARD.....artéria radial direita. BCP.....bronco pneumonia. CEC.....circulação extra corpórea.ARE.....artéria radial esquerda. BEG....bom estado geral. CIA.....comunicação intra atrial.ARP.....atividade da renina plasmática. BH.....balanço hídrico. CIV.....comunicação interventricular.ATC.....angioplástia. BIC.....bicarbonato. CMO.....cardiomiopatias obstrutivas.AVCI.....acidente vascular cerebral isquêmico. BL.....balanço. CX...circunflexa.AVCII.....acidente vascular cerebral BNF.....bulhas normo fonéticas.hemorrágico. BRD.....bloqueio de ramo direito. -- D --AVD.....átrio ventricular direito. BRE.....bloqueio de ramo esquerdo. DCM.....doença cardíaca mitral.AVE.....aneurisma ventrículo esquerdo. DI.....dia.AVE.....átrio ventricular esquerdo. -- C -- DLAO.....dupla lesão aórtica. CAT.....cateterismo. DLM.....dupla lesão mitral.-- B -- CAV.....comunicação atrioventricular. DM.....diabete mellitus.
  • 26. DPM.....disfunção prótese mitral. FA.....fibrilação atrial. HVE.....hipertrofia ventricular esquerda.DPOC.....doença pulmonar obstrutiva crônica. FC.....freqüência cardíaca. FR.....freqüência respiratória. -- I ---- E -- FV.....fibrilação ventricular. IAM.....infarto agudo do miocárdio.EAM.....estenose artéria mitral. IAM.....infarto agudo do miocárdio.EAO.....estenose aórtica. -- H -- IAO.....insuficiência aórtica.EM.....estenose mitral. HAS.....hipertensão arterial sistêmica. IC.....insuficiência cardíaca.EOT.....entubaçãoorotraqueal. HB.....hemoglobina. ICC.....insuficiência cardíaca congestiva.EP.....estenose pulmonar. HP.....história pregressa. ICO.....insuficiência cardíaca obstrutiva.EXT.....extremidades. HPP.....história pregressa do paciente. IM.....insuficiência mitral. HT.....hematócrito. IMS.....insuficiência mitral severa.-- F -- HVD.....hipertrofia ventricular direita. IMS.....insuficiência mitral severa. HVE.....hipertrofia ventricular esquerda. IMV.....ventilação mandatória intermitente.
  • 27. IRA.....insuficiência respiratória aguda. -- N -- RCI....ritmo cardíaco irregular.IRC.....insuficiência respiratória crônica. NDN.....nada digno de notas. RCR.....ritmo cardíaco regular.IVD.....insuficiência ventricular direita. RCR....ritmo cardíaco regular. REG.....regular estado geral. -- P ---- M -- P.....pulso. REOP.....reoperação.MEG.....mau estado geral. RJ.....ritmo juncional. PCR.....parada cardio respiratório.MG.....marginal. RM.....resvacularização do miocárdio.MIE/CD....mamaria-coronária direita. RS.....ritmo sinusal. -- R --MIE/DA....mamaria-diagonal anterior. RAA.....reumatismo articular agudo.MP.....marca passo. RCD.....recesso costal direito. -- S --MU.....murmúrio ventricular. S/RA.....sem roncos aparentes. RCI.....ritmo cardíaca irregular. S/S.....sem poros. RCI.....ritmo cardíaco irregular. S/VM.....sem visceromegalias.
  • 28. SARA.....síndrome da angústia respiratória no VE.....ventrículo esquerdo.adulto(edema pulmonar). VJD.....veia jugular direita.SIC.....segundo informações colhidas. VJE.....veia jugular esquerda. VJE.....veia jugular esquerda.-- T -- VSCD.....veia sub clávia direita.TA.....taquicardia atrial. VSCE.....veia sub clávia esquerda.TV.....taquicardia ventricular.TVAO.....troca da válvula aorta.TVM.....troca de válvula mitral.-- V --V.....volêmia.VD.....ventrículo direito.