Baseado no curso “An Introduction to Information
         Security” da Open University
       Segurança da informação é o conjunto de
        tecnologias, processos, padrões, políticas e
        práticas de g...
   Vamos analisar algumas frases...

   “No ambiente atual de tecnologia, as organizações estão se
    tornando mais e m...
   Vamos analisar algumas frases...

   “A vantagem competitiva de uma empresa depende de um
    acesso superior às suas...
 Todas são de, pelo menos, 7 anos atrás.
 Todas demonstram a importância das
  informações na atualidade .
 Portanto ve...
   Como vimos, as informações são
    importantíssimas para uma organização.
   Se as informações têm uma importância tã...
   1)O conjunto de influências às informações a
    que cada organização está sujeita varia
    conforme a organização, p...
   2)A segurança da informação afeta os
    aspectos estruturais e comportamentais de
    uma organização, ou seja, fraqu...
   3) Cada indivíduo que interage
    com a organização, desde os
    clientes que acessam o site, a sua
    equipe de li...
   Sendo assim, a Segurança das Informações e o seu
    gerenciamento devem ser examinados com um
    contexto organizaci...
   http://openlearn.open.ac.uk/mod/resource/view
    .php?id=301285&direct=1




                       Quer ajudar a mel...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

ISI 1 - Importância da Segurança da Informação

4,100 views
3,859 views

Published on

Baseado no curso da Open University - http://openlearn.open.ac.uk/course/view.php?id=3631

Published in: Technology
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
4,100
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
27
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ISI 1 - Importância da Segurança da Informação

  1. 1. Baseado no curso “An Introduction to Information Security” da Open University
  2. 2.  Segurança da informação é o conjunto de tecnologias, processos, padrões, políticas e práticas de gestão que são aplicadas para manter uma informação segura.  Mas, por que a segurança das informações é importante?
  3. 3.  Vamos analisar algumas frases...  “No ambiente atual de tecnologia, as organizações estão se tornando mais e mais dependentes de seus sistemas de informação. O público está cada vez mais preocupado com o uso adequado das informações, particularmente dados pessoais. As ameaças aos sistemas de informação vindas de criminosos e terroristas estão aumentando. Muitas organizações irão identificar as informações como uma área de sua operação que precisa ser protegido como parte de seu sistema de controle interno.” Niger Turnbull, 2003.
  4. 4.  Vamos analisar algumas frases...  “A vantagem competitiva de uma empresa depende de um acesso superior às suas informações.” Robert Grant, 2000  “A informação é o oxigênio da era moderna. Ela se infiltra pelas paredes cobertas de arame farpado, ele passa através das fronteiras eletrificadas.” Ronald Reagan, 1989  O que todas essas frases têm em comum?
  5. 5.  Todas são de, pelo menos, 7 anos atrás.  Todas demonstram a importância das informações na atualidade .  Portanto vemos que:  É vital se preocupar com a segurança das informações porque grande parte do valor de um negócio é concentrado no valor de suas informações!
  6. 6.  Como vimos, as informações são importantíssimas para uma organização.  Se as informações têm uma importância tão alta e são fáceis de serem protegidas, toda empresa poderia comprar uma solução de prateleira, que protegesse suas informações. Não é simples?  Mas, há 3 pontos que tornam isso impossível.
  7. 7.  1)O conjunto de influências às informações a que cada organização está sujeita varia conforme a organização, por exemplo: ◦ A tecnologia da informação que utiliza; ◦ Seus colaboradores; ◦ Sua área de negócio; ◦ Sua localização física; ◦ Outros fatores.
  8. 8.  2)A segurança da informação afeta os aspectos estruturais e comportamentais de uma organização, ou seja, fraquezas (vulnerabilidades) estruturais (uma cerca partida, uma área de descarga aberta ao público) e comportamentais (colaboradores que abrem anexos de e-mail de origens duvidosas ou hábitos de navegação em sites não-confiáveis podem comprometer a segurança das informações.
  9. 9.  3) Cada indivíduo que interage com a organização, desde os clientes que acessam o site, a sua equipe de limpeza predial, seu CSO (Chief Security Officer) e até um hacker malicioso que tenta comprometer o servidor de e-mail da organização – todos influenciam, positivamente ou negativamente, a segurança das informações dentro da organização.
  10. 10.  Sendo assim, a Segurança das Informações e o seu gerenciamento devem ser examinados com um contexto organizacional.  Não há solução de segurança para todos. O que funciona na empresa A pode não funcionar na B e funcionar parcialmente na C.  Tendo consciência disso, podemos ir para a próxima aula: Informação, segurança da informação e gerenciamento da segurança da informação
  11. 11.  http://openlearn.open.ac.uk/mod/resource/view .php?id=301285&direct=1 Quer ajudar a melhorar o material? Lord_dagonet http://www.istf.com.br

×