• Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
273
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
10
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CONCEITUANDO E CONTEXTUALIZANDO O ROCKCONCEITUANDO E CONTEXTUALIZANDO O ROCK ACADÊMICOS Diewerson Nascimento Josué Flach Patrick Costa Rodrigo Leite Windy Branco
  • 2. O ROCKO ROCK O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 40 e início da década de 50 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. No começo o novo estilo sofreu várias críticas negativas. Muitos diziam que a ova música incentivava o satanismo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influencia de vários gêneros musicais com o rhythm and blues. Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar a mistura de blues, country e rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.
  • 3. Década de 50Década de 50 Há muita discussão sobre qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll. Uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats, gravada e lançada pela Sun Records de Sam Philips em 1951. Quatro anos depois, em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Assim, surgiu o Classic Rock, uma mistura de vários gêneros musicais. Nesse período do Classic Rock surgiu Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent e Elvis Presley considerado por muitos como o “o rei do rock”. No mesmo período também vemos grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.
  • 4. Década de 50Década de 50 Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música.
  • 5. Rock Brasileiro – Década de 50Rock Brasileiro – Década de 50 As primeiras gravações de rock and roll no Brasil foram feitas por cantores populares: 1955 – Nora Ney lançou uma gravação da música inglesa “Rock around the clock”. No ano seguinte a canção foi adaptada para o português por Julio Nagib interpretada por Heleninha Silverinha sob título de “Roda das horas”. 1958 – Tony e Celly Campello – no lado A Tony canta “Forgive me” e no outro Celly interpreta “Handsome Boy” ambas canções compostas em língua inglesa pelos compositores brasileiros Mário Gennari e Celeste Novaes. Em meados de 60 Celly grava Estúpido cupido em português, adaptado do original inglês ‘Stupid Cupid’ de Connie Francis. Carlos Gonzaga – Diana (Paul Anka) Oh Carol (Neil Sedaka). Demétrius, que no início imitava um estilo a la Elvis, até regravar em 63 Ritmo da Chuva
  • 6. DÉCADA DE 60DÉCADA DE 60 Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música. No entanto, até o início da década de 1960, grande parte do impulso inicial musical e do radicalismo social do rock and roll tinha se dissipado, com o crescimento de ídolos teen, uma ênfase nas danças frenéticas e o desenvolvimento de uma leve música pop adolescente. Nos anos 1960 surgiu o som da Motown. De 1961 a 1971, havia 110 músicas da gravadora na listas das 10 mais tocadas, e artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Supremes, The Four Tops, e The Jackson 5, todos gravaram na Motown. Todos os cinco artistas da Motown foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame.
  • 7. Destaque para a nova dança que surgiu nos anos 60: Twist inspirado na música ‘The twist’ Chubby Checker. Uma dança maluca que poderia ser feita por qualquer um, até mesmo quem não soubesse dançar. O segredo era mexer os quadris e fazer com um dos pés um movimento como se estivesse pisando em uma ponta de cigarro acesa. Os braços iam pra trás como se a pessoa estivesse se enxugando com uma toalha depois do banho. Nos final dos anos 60 o rock brasileiro passa por uma influência do rock psicodélico: Mistura do merseybeat inglês, do folk rock e pitadas de elementos indianos. O estilo não se prendia a uma estrutura musical de verso e refrão, e explorava uma forma livre de composição, alterando sons e vozes em estúdio. Rock Brasileiro – Década de 60Rock Brasileiro – Década de 60
  • 8. Grupos destaques: - Banda Spectrum – 1971, disco Geração Bendita - Os Baobás (1968); - Beat Boys (1968) trazia brasileiros e argentinos na sua formação - A bolha (1965); - Brazilian Octupus (1969); - Os Brazões ( 1968); - Liverpool (1969) grupo gaúcho influenciado pelos Mutantes, anos mais tarde alguns integrantes formariam a banda Bixo da seda; - Som imaginário (1970) Fusão entre rock, psicodelia e música progressiva com jazz e MPB; - O terço (1969) mistura de rock psicodélico com hard rock e progressivo; Rock Brasileiro – Década de 60Rock Brasileiro – Década de 60
  • 9. DÉCADA DE 70DÉCADA DE 70 A década de 70 estourou alguns movimentos que já estavam em prática nos anos 60. Um deles foi o chamado rock progressivo, que tinha composições de até 15 minutos, muitas vezes se aproximando da música erudita. Os músicos eram virtuoses, e o som, viajante. A banda mais famosa dessa época foi a Pink Floyd, que, no começo, tinha como letrista e guitarrista o insano Syd Barret, que logo foi afastado por causa das drogas. Com um estilo completamente diferente, no qual tocar não era o mais importante e sim a atitude e a energia que se colocavam na música, estavam os Stoogues de Iggy Pop, que já traziam a semente do punk. Além disso, ma segunda leva de bandas de rock do Reino Unido e Estados Unidos se tornou popular durante o início da década de 1970 que intensificaram o modo de tocar, conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock. Apesar da esmagadora maioria da crítica musical ter aversão ao hard rock, este estilo musical ganhou uma sobrevida, com lançamentos como o álbum de estréia da banda Van Halen em 1978 e o Tokio Tapes do Scorpions . Os discos ajudaram a prenunciar uma era de maior comercialização do rock, estabelecida fora de Los Angeles.
  • 10. Década de 70 e 80Década de 70 e 80 Arena rock - As origens do arena rock podem ser encontradas nos grandes concertos de bandas como Kiss, The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin, The Who e Black Sabbath que "criaram a base para performances ao vivo em grandes estádios e arenas ao redor do globo" .O estilo em si, porém, foi criado por artistas como Journey, Queen, Kansas, Genesis. Estes grupos continuariam a lotar os maiores estádios do mundo durante a maior parte da década de 1970 e mais, ajudaram a popularizar o arena rock nos anos oitenta. Punk rock - As letras do punk rock são tipicamente francas e conflituosas em comparação com outros gêneros musicais populares e freqüentemente abordam questões sociais e políticas. A partir da década de 1980, o punk rock evoluiu para muitos sub-gêneros. O primeiro deles é o movimento underground hardcore punk, nascido na América do Norte. Após isso se fundiu com vários gêneros e sub-gêneros, alguns dos quais experimentaram sucesso comercial, como skate punk, hardcore melódico e metalcore.
  • 11. Década de 70 e 80Década de 70 e 80 Pós-punk – Paralelamente a New Wave, o pós- punk desenvolvia-se como uma conseqüência natural do punk rock. De certa forma, o movimento estava preso ao punk rock. Apesar de alguns virem um intercâmbio com a New Wave, o pós-punk foi tipicamente mais desafiador e artístico. Misturavam o experimentalismo das vanguardas artísticas, sons eletrônicos, e letras amargas e obscuras, com toda aquela atitude e frustração presente no punk rock. A banda mais bem sucedida a emergir da era pós-punk foram os irlandeses do U2, que até o final daquela década se tornariam uma das maiores bandas no mundo, trocando o pós-punk pelo pop rock.
  • 12. Década de 80Década de 80 Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na questão do peso, o Heavy Metal (surgido na década de 70) cresceu muito nesta década, representado por bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Uma Nova Onda do Heavy Metal Britânico ganhar popularidade. O heavy metal se caracteriza tradicionalmente por guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo e bateria denso e vocais vigorosos. Esta década ainda viu Eddie Van Halen realizar inovações musicais com a guitarra, enquanto os vocalistas David Lee Roth (Van Halen) e Freddie Mercury (do Queen, estiveram na linha de frente dos artistas mais performáticos. Ainda nessa geração surgiu o som áspero e agressivo do thrash metal atraiu um grande público underground. Algumas bandas como Metallica e Megadeth caminharam em direção ao sucesso comercial.
  • 13. Década de 80Década de 80 Em 1987, surgiu uma nova geração de artistas do glam metal, entre os quais Winger, Bon Jovi, L.A. Guns, Poison e Faster Pussycat. Formado a partir da fusão de integrantes do L.A. Guns e do Hollywood Rose, os Guns N' Roses emergiram desta cena glam rumo a um grande sucesso comercial, embora eles não sejam categorizado como uma típica banda de glam metal como as demais citadas neste tópico.
  • 14. Iron MaidenIron Maiden
  • 15. Iron MaidenIron Maiden O Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como New Wave of British Heavy Metal. Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada àCalçada da Fama do Rock de Hollywood. Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por "El Dorado". A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos.
  • 16. Iron MaidenIron Maiden O Iron Maiden formou-se no dia de Natal de 1975, logo após o baixista Steve Harris deixar o seu antigo grupo, Smiler. Depois de ter suas composições rejeitadas por várias bandas nas quais participava, por considera- las difíceis e complicadas demais, Steve Harris decidiu criar sua própria banda. Harris atribuiu o nome Iron Maiden inspirado no filme O Homem da Máscara de Ferro (1939) que por sua vez é baseado na obra de Alexandre Dumas, além da óbvia conexão verbal com o instrumento de tortura de mesmo nome. A primeira apresentação da banda aconteceu num lugar chamado St Nicks Hall, em Poplar no dia 1 de maio de 1976. Depois disso, a banda continuou fazendo apresentações em diversos locais da áerea. A formação original da banda juntava Steve Harris a Paul Day (vocal), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarras) e Ron Matthews (bateria). Paul Day foi mais tarde substituído por Dennis Wilcock (grande admirador do Kiss) que usava fogo, maquiagem e sangue falso no palco e que trouxe Dave Murray para a banda, tendo como consequência a saída da primeira dupla de guitarristas. o primeiro álbum da banda foi lançado em 1980 e foi um sucesso comercial e de crítica. A banda abriu os concertos do Kiss na turnê europeia do álbum Unmasked, e também abriu diversos concertos do Judas Priest e tocando ao lado do UFO no Reading Festival que ocorreu naquele mesmo ano na Inglaterra.
  • 17. Iron MaidenIron Maiden Discografia: Iron Maiden (1980) Killers (1981) – Entrada de Adrian Smith The Number of the Beast (1982) – Entrada de Bruce Dickinson Piece of Mind (1983) – Entrada de Nicko McBrain Powerslave (1984) Somewhere in Time (1986) Seventh Son of a Seventh Son (1988) No Prayer for the Dying (1990) – Entrada de Janick Gers Fear of the Dark (1992) The X Factor (1995) – Entrada de Blaze Bayley Virtual XI (1998) Brave New World (2000) – Volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith Dance of Death (2003) A Matter of Life and Death (2006) The Final Frontier (2010) – Ultimo Cd lançado
  • 18. Rock Brasileiro – Década de 70Rock Brasileiro – Década de 70 JOVEM GUARDA O gênero musical Jovem guarda também conhecido na época como iê-iê-iê era a concretização da tendência rock and roll. Não tardou muito e apareceram sucessos como: É proibido fumar e Festa de arromba. Nesse período também se destacam Renato e seus blue caps, os incríveis e golden boys OS MUTANTES Passam em 1970 de uma fase tropicália para rock, nessa transição Rita Lee teria se afastado do grupo. Em 1972 passam a ter uma fase progressiva e psicodélica até completamente progressista em 1974. Raul seixas influenciado por Presley, em 1973 grava Ouro de tolo, Mosca na sopa e Metamorfose ambulante. Novos baianos em 1969 surgem no V Festival de musica popular brasileira da TV Record, cantando De vera, dentre os integrantes Moraes Moreira e Baby Brasil, Paulinho Boca e Pepeu Gomes até 1978.
  • 19. Rock Brasileiro – Década de 70Rock Brasileiro – Década de 70 RITA LEE Depois de sair dos Mutantes teve parcerias insólitas até alcançar vôo na carreira solo em 1975 com a gravação de Ovelha Negra SECOS E MOLHADOS Formado por João Ricardo, Gerson Conrad e Ney Matogrosso incorporou elementos do rock com o folclore brasileiro juntamente da poesia de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. Sucessos como O vira, Fala e Rosa de Hiroshima marcam o inicio promissor do grupo. Em 1975 o grupo se separa e Ney parte para a carreira solo.
  • 20. Rock Brasileiro – Década de 80Rock Brasileiro – Década de 80 Na década de 80 o país enfrentava uma das piores crises políticas com a ditadura e o militarismo “Era preciso melhorar o humor das pessoas, faze-las sair de casa para dançar e esquecer o problema do dia-a-dia” foi nesse contexto que surge o Brock ou Rock Brasil. Nesse advento surgem vários divisões no estilo do rock nacional, dentre os grupos destacam-se: BARÃO VERMELHO (1981) Bete Balanço foi o maior sucesso do grupo. Cazuza foi vocalista até 1985 quando se dedicou a carreira solo. Quem assumiria o vocal do Barão seria o Frejat CAZUZA (1985) após a saida do Barão Vermelho Cazuza logo engata outro sucesso, ao som de Exagerado e Codinome Beija-Flor torna seu trabalho solo reconhecido mundialmente. BLITZ (1982) o compacto Você não soube me amar, leva o guitarrista e vocalista Evandro Mesquita aos topos. Em 1984 Mesquita com o final da banda retorna sua carreira de ator no grupo Asdrúbal Trouxe o Trambone.
  • 21. Rock Brasileiro – Década de 80Rock Brasileiro – Década de 80 KID ABELHA (1982) o primeiro nome era Kid abelha e os abóboras selvagens. Dentre seus sucessos destacaram-se Pintura intima, Fixação, Como eu quero entre outros. Depois de 1985 com a saída do baixista Leoni, o grupo continua com a formação original: Paula Toller no vocal, Bruno Fortunatto na guitarra e George Israel no saxofone, depois de 1991 o nome do grupo passa a ser somente Kid Abelha. PARALAMAS DO SUCESSO (1982) Vocalistas Naldo e Ronel e Herbert na guitarra, Vital era o baterista. Dentre seus sucessos estão Óculos, Meu erro, Mensagem de amor e Romance Ideal BIQUINI CAVADÃO (1986) Timidez, No mundo da lua e Tédio IRA (1985) Vocal feito por Nasi, Edgard Scandurra na guitarra, Ricardo Gaspa no baixo e André Jung na bateria. Vitrine viva e Flores em você ofertou projeção nacional ao grupo.
  • 22. Rock Brasileiro – Década de 80Rock Brasileiro – Década de 80 RPM (Revoluções por minuto) iniciou no inicio dos anos 80 com os amigos Paulo Ricardo e Luiz Schiavon, guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo P.A. O sucesso veio a partir de 1985 com Olhar 43, Radio pirata, louras geladas TITÃS (1982) Arnaldo Antunes e Nando Reis participaram em diversas composições. Com o sucesso em 1984 de Sonifera ilha o grupo ganhou reconhecimento nacional. Outros nomes que merece destaque LEGIÃO URBANA (1985) – Será, Geração Coca-Cola e em 1987 Que país e este?, Faroeste Caboclo, Eu sei. Em 1989 Pais e Filhos, Quando o sol bater na janela do seu quarto... ENGENHEIROS DO HAWAII, NENHUM DE NÓS E OS REPLICANTES REPRESENTARAM O ROCK GAÚCHO DE PORTO ALEGRE.
  • 23. Década de 90Década de 90 Na Califórnia, os rapazes do Red Hot Chilli Pepers começam a estourar em 89, com um som pesado, às vezes misturado com hip hop. Mas o grande movimento da década vinha de Seattle. Garotos que não estavam nem aí para o visual, vestiam jeans rasgado, camisas de flanela quadriculada e faziam um som alternativo, em pequenos clubes e bares da cidade. O que parecia um movimento underground isolado, em pouco tempo, vira o mainstream, quando a pequena gravadora subpop lança, em 89, o primeiro disco de uns garotos que estavam começando. O disco era Bleach, e os garotos eram o Nirvana. O feminismo também passa pelo rock in roll, com as Riot Grrrrrl, garotas que empunham guitarras e soltam o verbo no palco, com um som pauleira mesmo, punk rock. Bons exemplos desse estilo são Bikini Kill, o Hole de Cortney Love, Sleater-Kinney e L7 A década de 90 também abriga o britpop, que vem da Inglaterra e abarca grupos bastante distintos, como o polêmico Oasis, dos irmãos Galangher, o Blur, de Dalman Albarn, o cultuado Radiohead, de Tom York, o Pulp, de Jarvis Cocker, Suede e Muse.
  • 24. Rock Brasileiro – Década de 90Rock Brasileiro – Década de 90 SEPULTURA ANGRA SKANK (1991) RAIMUNDOS (1994) – PUNK Rock estilo Ramones, misturado ao forró e baião de Genival Lacerda;Sucesso no álbum Selim. PLANET HEMP (1995) liderada por rappers Marcelo D2 BNegão, romperam com o rock convencional ao adotarem letras pesadas cheia de palavrões, falando sobre sexo e legalização das drogas
  • 25. Anos 2000Anos 2000 A cada década o Rock sempre conseguiu dar aquela volta por cima quando o assunto era seu possível fim e nos anos 2000, com quase sessenta anos de vitalidade, isso não seria diferente. Seguindo mais uma vez de braços dados com a mídia foi em 2001 que ambos encontraram uma banda de Nova York lançando seu primeiro disco, revivendo e modernizando elementos do Rock oitentista para criar uma espécie de Rock Alternativo Contemporâneo. O advento da Internet foi essencial para moldar o Rock da década com uma heterogeneidade ilimitada. Frente a esta ampla variedade de subgêneros, o fácil acesso às músicas 'com apenas um clique' fez com que o CD começasse a perder seu espaço quando o assunto era a aquisição das mesmas (principalmente as de origem independente) e isto consequentemente começou a implantar uma atmosfera de medo em torno das grandes gravadoras que se viam ameaçadas com a possibilidade de lucros dos selos independentes. A Internet causou uma verdadeira revolução na forma de se ouvir a música na década de 2000, garantindo popularidade a muitos artistas que nunca sequer assinaram contrato com gravadoras.
  • 26. DISCOGRAPHY Showbiz (1999) Origin Of Symmetry (2001) Hullabaloo (2002) Absolution (2003) Black Holes and Revelations (2006) HAARP (2007-2008) The Resistance (2009) The 2nd Law (2012) Formação: Matthew James Bellamy: Piano/Vocal/Guitarra Domenic James Howard: Bateria Christopher Tony Wolstenholme: Baixo/Baking Vocal
  • 27. Trabalho Mais Recente da Banda The 2ND Law
  • 28. Rock Brasileiro – Anos 2000Rock Brasileiro – Anos 2000 Bandas influenciadas pelo punk e hardcore surgiram no final da década de 90. CPM 22 – Sucesso mais reconhecido Chegou a hora de recomeçar (2002) CACHORRO GRANDE (1999) Formada em Porto Alegre
  • 29. ConclusãoConclusão Segundo Chacon (1983) [...] parece dificil negar que Rock around the clock de Bill Haley ande his Comets seja rock. O mesmo se pode dizer de Jailhouse rock com Elvis Presley, Johnny B. Goode de Chuck Berry, Help! Dos Beatles[...] Para entender o rock é necessário não perder isso de vista. Ao contrário da música erudita, que exige o silêncio e o bom comportamento da platéia, o rock pressupõe a troca, ou melhor, a integração do conjunto ou do vocalista com o público, procurando estimulá-lo a sair de sua convencionnal passividade perante os fatos. O rock é muito mais do que um tipo de música: ele se tornou uma maneira de ser, uma ótica da realidade, uma foram de comportamento. O rock se define pelo seu público.
  • 30. ReferênciasReferências KID VINIL. Almanaque do Rock. São Paulo:Ediouro,2008. CHACON P. O que é rock. Coleção primeiros passos. Editora brasiliense. São Paulo, 1983 MUGGIATI . R. Rock: os anos da utopia e os anos da incerteza. Editora brasiliense. São Paulo, 1985 Rock. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock> Acesso em: 10 de junho de 2013 IRON MAIDEN. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Iron_Maiden> Acesso em: 10 de junho de 2013. A HISTÓRIA DO ROCK. Disponível em: <www.paralerepensar.com.br/historia_do_rock.html> Acesso em: 10 de junho de 2013. 100 ANOS DE MÚSICA. Disponível em: <www.anaflavia.com.br/100anosdemusica/anos90.html> Acesso em: 2 de junho de 2013. MUSE. Disponível em: <www.musebr.com/v3/banda/> Acesso em 2 de junho de 2013.
  • 31. OBRIGADO!!!OBRIGADO!!!